Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Pelo Encravado 10 Dicas para fazer uma barba

Os pelos encravados, sobretudo os fios de barba encravados, podem infeccionar. E mesmo quando se consegue remove-los, costumam retornar. Veja o que dizem os dermatologistas para se livrar de uma vez por todas de fios encravados.

Para remove-lo. Se você conseguir localiza-lo debaixo da pele, aplique primeiro uma compressa úmida e morna durante alguns minutos, para amaciar a pele. Em seguida, esterilize uma agulha e tire-o para fora. Prossiga com alguma solução antisséptica como água oxigenada ou álcool doméstico.pelo encravado

Traga-o para a superfície. Se não conseguir vê-lo, não saia a catá-lo. Pode inclusive não ser um pelo encravado. Aplique uma compressa até conseguir vê-lo. Então, utilize uma agulha esterilizada, e aplique solução antisséptica.

Pense em deixar crescer a barba. Quanto mais encaracolado for o seu cabelo, maior probabilidade de se conseguir um fio de barba encravado. Se isso for um problema para você, pense seriamente em deixar cresce-la. Uma opção legítima. Se os barbudos não são bem-vistos no emprego, peça ao médico para informar ao patrão que a barba é uma necessidade médica para você.

Preparando os fios de barba para o corte. Se não houver maneira de deixar cresce-la, prepare devidamente os fios para o corte. “Lave o rosto completamente, com sabonete e água durante 2 minutos”, pois amacia os pelos. “Enxague bem, aplique o creme de barbear, e deixe por 2 minutos para amolecer ainda mais o pelo”.

Deixe sempre o rosto sombreado. Procure manter sempre uma sombra das cinco horas da tarde. Não se barbeie-se rente a pele. A melhor forma de conseguir o efeito é com um barbeador elétrico.

Evitar as lâminas duplas. A primeira corta e afina o pelo, a segunda corta abaixo do nível da pele. O resultado: o fio afinado se enrola em espiral, se recurva e cresce para dentro da pele. Use gillete comum e não faça a barba rente a pele.

Treinando os fios de barba. Sua barba cresce em mais de cem diferentes direções? É preciso treinar os fios de barba para que cresçam retilíneos. Faça isso barbeando-se em duas direções. No rosto, para baixo; no pescoço, para cima (para prevenir pequenos cortes). Não se barbeie em todas as direções diferentes ou para frente e para trás. “Você não conseguirá um bom barbear, a princípio”. Mas se continuar com os dois movimentos, sua barba vai nascer retilínea em questão de meses”.

Loção após barba especial. “Um boa ideia é aplicar uma toalha úmida no rosto durante alguns minutos após a barba”. Amolece os fios, e torna mais difícil sua penetração na pele. “Use loção cremosa após a barba, não a solução alcoólica típica. “É calmante e mantém o pelo umidificado”.pelo-encravado

Combata as infecções. Se, apesar de seus esforços, o fio continuar enterrado na pele, você poderá reduzir o numero de bactérias que traz consigo. A solução de peróxido de benzoíla a 10% tem algum efeito antibiótico e provavelmente ajuda quando empregada após o barbear. As loções após barba típicas contém bastante álcool e podem ajudar a diminuir a carga bacteriana.

Depilação em mulheres. “As mulheres normalmente depilam as pernas do tornozelo para o joelho”. Isso é contra o sentido da fibra e pode causar pelos encravados. Devem depilar para baixo, do joelho para o tornozelo.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: