Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Pneumonia – o que é, Causas e Tratamentos Naturais

A pneumonia é ainda hoje importante causa de morte. É chamada pelos médicos pneumonia lobar, pois costuma atacar um ou mais lobos dos pulmões, que funcionam de modo relativamente autônomo. Para esclarecer melhor, temos dois lobos no pulmão direito e três no esquerdo. A pneumonia pode atacar apenas um ou dois lobos, deixando os outros intactos.

Causas:pneumo

Trata-se de infecção provocada por bactérias ou por vírus. As bactérias são as principais culpadas, e entre elas destaca-se o Diplococcus  pneumoniae, responsável por até 90% das pneumonias. Mas há também vilões entre estafilococos e estreptococos. O bacilo de Friedlander e o próprio Hemophylus  influenzae podem ocasionar pneumonia. Muito frequentemente, a pneumonia é causada por vários tipos de bactérias, mesmo por aquelas que convivem normalmente com o homem. Por isso, afirma-se que o grande culpado da pneumonia não é o micróbio, mas a queda de resistência do organismo. Em muitos casos, pode sobrepor-se a uma gripe ou a outra virose “mal curada”. Entre os fatores que fazem a resistência cair, estão estresse, esgotamento nervoso, má alimentação, alcoolismo, tabagismo, variações bruscas de temperatura, frio intenso e doenças como as referidas viroses. A Aids, que abate as defesas, favorece o aparecimento de pneumonia graves.

O fator contágio é por alguns autores mencionado. Pode-se pegar a doença através de gotículas de saliva. Mas o que realmente pesa é a resistência natural do organismo. Por isso, são raras as epidemias de pneumonia, e o doente não requer isolamento. Pessoas debilitadas e predispostas, porém, devem evitar o contato com doentes.

Sugestões Naturas:

Hortaliças: Agrião –– Tomar um copo de suco de agrião adoçado com mel, e 20 gotas de própolis.

Alcachofra –– A alcachofra ligeiramente fervida é igualmente um tônico purificador dos pulmões, bom para as enfermidades deste órgão, como seja a pneumonia e a tosse com inflamação. Tomar uma xícaras do caldo morno da alcachofra cozida.

Alho –– Recomenda-se o suco de alho com limão e própolis. Bater no liquidificador 3 dentes grandes de alho, meia xícara de suco de limão e 20 gotas de própolis. Dividir em 4 doses. Tomar uma dose por vez durante o dia.

Frutas:

Abacaxi –– O xarope de abacaxi é um dos melhores remédios para bronquite. Cortar em fatias, pôr numa panela, acrescentar mel, tampar bem e cozinhar em fogo brando. Depois de esfriar, retirar o xarope e colocar num frasco de vidro. Tampar bem. Dose: meia xícara, 4 vezes ao dia.

Banana — A banana ligeiramente assada como-se quente para combater a pneumonias.

Laranja — Tomar um copo de suco de laranja morno com 20 gotas de própolis.

Limão — Aquecer um pouco de água. Espremer um limão. Pingar 20 gotas de própolis. Adoçar com uma colher, das de sopa, de mel puro de eucalipto (ou outra qualidade de mel, se este não for disponível). Tomar, morno, duas ou três vezes ao dia.

Maçã — É recomendada a maçã assada para fortalecer o cérebro, bem como para combater a bronquite, as tosses rebeldes e a pneumonia.

Plantas:mania

Alfa vacão — Um excelente chá contra a pneumonia prepara-se com alfa vacão, pé-de-galinha e eucalipto. Pôr para ferver 3 colheres, das de sopa, da mistura dessas plantas picadas. Tomar de três a quatro xícaras ao dia, aos goles, do chá morno.

Assa-peixe –– Se houver tosse, catarro e falta de ar, usar o chá de assa-peixe em combinação com outros (como prímula, cambará, limão, própolis). Usar duas colheres, das de sopa, da planta seca para meio litro de água. Preparar na forma de de cocção ou de cozimento. Tomar de duas a três xícaras ao dia.

Cambará –– Excelente auxiliar no tratamento de doenças pulmonares produtivas (em que há produção de catarro). Derramar um litro de água fervente sobre 5 colheres, das de sopa, de folhas picadas. Tomar aos goles, um ou dois copos, ao longo do dia.

Prímula –– Empregada há tempo contra a pneumonia. Tomar três ou quatro xícaras do chá, morno, ao dia. Ferver em um litro de água três colheres, das de sopa, da planta picada.

Outras sugestões naturais:

Linhaça –– Com a linhaça prepara-se um remédio natural muito útil como expectorante: moer as sementes de linhaça e misturar com mel. Seis colheres, das de sopa, ao dia.

Outros procedimentos:

É preciso umidificar o ar para que o catarro do pulmão se fluidifique e possa ser mais facilmente eliminado. Vaporizações ambientais são indicadas. Serão úteis inalações diárias com vapor de eucalipto. Compressas aquecedoras ao tórax, ou compressas quentes, podem aliviar eventuais congestões pulmonares.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: