Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Pressão Alta – o que é, Causas e Tratamentos Naturais

É a elevação anormal da pressão nas artérias, ou “ pressão alta”. Sabe-se que a elevação constante da pressão é um fator de perigo para as doenças do coração e dos vasos. O sangue que se arrasta com força exagerada pelos os vasos provoca, aos poucos, lesões em sua sensível parede, e favorece o acúmulo de substâncias gordurosas e coágulos, com inevitável destruição das artérias e das veias, processo a que  chamamos de aterosclerose. No Brasil, segundo dados do Ministério da saúde, cerca de 15% da população adulta é hipertensa. Isto quer dizer que há quase 15 milhões de brasileiros com algum grau de pressão alta.

Causas:

Sphegmomanometer for blood pressure

Má alimentação, uso exagerado de sal, café, açúcar e gorduras, estresse, vida sedentária, cigarro, pílula anticoncepcional e obesidade são fatores que propiciam o surgimento da pressão alta, ou a agravam. Certos distúrbios renais e hormonais também levam a essa doença.

Sugestões Naturais.

Hortaliças : “Água de alho”. Amassar 2 dentes de alho e deixa-los de molho em um copo de água durante 6 horas. Coar, e tomar 3 vezes ao dia. Ou tomar uma cápsula de óleo de alho, 2 vezes ao dia.

“A cebola”. Tem ocupado um lugar de honra na farmacologia e na terapêutica. Durante séculos, tem sido usada no tratamento da anasarca, da asma, da barriga d’ água(ascite), do diabete melito, da enxaqueca e da hipertensão arterial. Incluir liberalmente cebola na alimentação, e tomar-lhe o suco diluído meio a meio com água. Duas a três xícaras, das de chá, por dia.

Chuchu –– Chá das folhas do chuchuzeiro: quatro colheres, das de sopa, da folha picada para um litro de água. Ferver e filtrar. Tomar ao longo do dia. Incluir o chuchu sem sal, liberalmente, na alimentação.

Espinafre — O espinafre cru como excelente remédio no combate á hipertensão arterial, aos catarros intestinais e ás diarreias. Tomar três xícaras do suco ao dia.

Pepino — Graças ao elevado teor de potássio, o suco de pepino presta valiosos auxílios nos casos de alta ou baixa pressão arterial. Tomar uma xícara de suco de pepino, 2 vezes ao dia. Bater no liquidificador e coar.

Frutas: Melancia e pera —  Substituir uma refeição diária por melancia, exclusivamente, de preferência o desjejum, durante uma semana, na segunda semana, pera. Na terceira semana, repetir o tratamento da primeira semana, e assim sucessivamente.

Melancia (sementes)– Triturar com água as sementes no liquidificador, coar, e tomar 3 ou 4 xícaras por dia.

Plantas:alta

Primeira semana:Chá de sete-sangrias e cavalinha. Dose: quatro colheres, das de sopa, de plantas picadas para um litro de água, de 3 a 4 xícaras ao dia.

Segunda semana: Chá de bardana e broto de Embaúba. Dose: quatro colheres, das de sopa, de plantas picadas para um litro de água, de 3 a 4 xícaras ao dia.

Terceira semana: Chá de camomila, valeriana e alecrim, 2 colheres, das de sopa, das plantas picadas para um litro de água, 2 xícaras ao dia.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: