Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Reumatismo – o que é, causas e Tratamentos Naturais

Reumatismo é um nome impreciso que serve para designar vários afecções que se fazem acompanhar de inflamações dolorosas que afetam os músculos ou as articulações.

Causas:reuma

Segundo os naturopatas, este grupo de doenças muitas vezes revela a existência de impurezas no sangue, provenientes de regimes alimentares á base de produtos animais, com excesso de proteína. Carnes, peixes, mariscos, ovos, leites, queijo, bebidas fermentadas etc. Deixam no corpo abundantes produtos de degradação, especialmente ácido úrico, que se depositam nos músculos e, mais comumente, nas articulações, produzindo mal-estar, dores locais e febre precedida de calafrios.

Sugestões naturais:

Agrião –– O agrião é indicado para combater reumatismo, gota, artritismo. Tomar uma ou duas xícaras pequenas ao dia. Usar 1/3 ou 1/4 de suco de agrião para 2/3 ou 3/4 de água, a principio.

Água de alho”. Amassar 2 dentes de alho e deixa-los de molho em um copo de água durante 6 horas. Coar, e tomar 3 vezes ao dia. Ou tomar uma cápsula  de óleo de alho, 2 vezes ao dia.

Alface — Tomar suco de talo da alface antes de deitar. Bater no liquidificador com um pouco de água e coar. Dose: meio copo pequeno.

Pepino — O pepino é reconhecido como muito útil aos gotosos, reumáticos e artríticos. Tomar o suco de pepino com cenoura e beterraba misturadas. Tomar um copo pequeno, em jejum.

Tomate — “O tomate cru é essencialmente alcalinizador do sangue, sendo, por conseguinte, recomendado aos que têm o sangue excessivamente ácido. É, pois, excelente para os que sofrem de reumatismo, artrite, gota, eczema, erupções cutâneas etc.”Tomar 3/4 de suco de salsa. Usar 4 vezes por semana.

Frutas:reumas

Melancia — Substituir uma refeição diária por melancia, exclusivamente, de preferencia o desjejum, durante um mês; no segundo mês; maças, e no terceiro, laranjas.

Limão — “Cura de limão”. Começar com um limão: um no primeiro dia, 2 no segundo dia, 3 no terceiro dia,e assim por diante, até 10 limões. Depois, diminuir a dose pela mesma escala até um limão. Assim, em 20 dias, faz-se a chamada “cura de limão”. Diluir os limões em água e tomar ao longo do dia.

Plantas:

Chá de cavalinha, salsaparrilha, dente-de-leão e chapéu-de-couro misturados. Dose: 3 colheres, das de sopa, das plantas picadas para um litro de água, 3 xícaras ao dia.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: