Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Rouquidão – o que é, Causas e Tratamentos Naturais

Afonia, ou rouquidão, é a famigerada perda da voz, que pode ser parcial ou total.

Causas:quida

Vários distúrbios do organismo podem se responsabilizar por esta manifestação. A irritação da laringe, onde se localizam as cordas vocais, pode levar á afonia. Faringite, amigdalite e gripe — afecções do aparelho respiratório — podem afetar a laringe, e ocasionar afonia. O vício do fumo e certos tumores do aparelho respiratório, ou mesmo nas cordas vocais, podem levará afonia crônica. Ás vezes, problemas emocionais contribuem para o aparecimento da afonia. Pessoas sempre tensas e ansiosas e pacientes de neurose histérica podem desenvolver tendência á rouquidão.

A afonia pode tornar-se doença profissional, quando é necessário falar continuamente. Esse é o caso do professor, do pregador, do locutor, do apresentador de programas, do vendedor etc.

Causas mais graves para rouquidão são: paralisia das cordas vocais secundária a um tumor no cérebro ou a acidente vascular cerebral(derrame), e o tumor maligno de laringe, o qual pode exigir a laringectomia (extirpação cirúrgica da laringe). O ar poluído é fator de irritação da laringe. Os que têm mucosa respiratória sensível devem evitar ambientes poluídos. Certas manifestações alérgicas podem favorecer o surgimento da afonia. Quem tem alergia á poluição, á poeira e ao mofo podem as vezes responder com afonia ao se exporem aqueles alérgenos.

Os estudiosos do naturismo médico culpam também inflamações do tubo digestivo, provocadas pela má alimentação – particularmente a acidez digestiva. A rouquidão que não passa merece avaliação médica.

Sugestões naturais:roxar

Hortaliças:

Cenouras — Prepara um caldo concentrado do cozimento de cenouras, adoçado com mel, morno. Dose: cozer, em meio litro de água, 250 gramas de cenoura bem picada, até que esta se torne viscosa. Acrescentar leite e adoçar com mel. Tomar 4 xícaras ao dia.

Pepino — O suco de pepino adoçado com mel de abelhas é excelentes para combater as enfermidades da garganta, tais como a afonia, a angina e as inflamação das amídalas. Tomar uma xícara, duas vezes ao dia.

Salsa — Os asmáticos encontrarão grande alívio se, em jejum, tomarem este suco com leite quente e mel. Esta forma é indicada também para os catarros pulmonares e as rouquidões crônicas. Tomar meio copo de suco das folhas e dos talos de salsa com igual quantidade de leite quente, adoçados com mel, em jejum.

Frutas:

Abacaxi –– Fazer gargarejo com suco de abacaxi adoçado com mel, três vezes ao dia.

Maçã — Fazer gargarejo com o suco de maçã morno, e tomar 1 xícara deste suco ao deitar.

Romã — Fazer gargarejo do chá da casca da romã duas vezes ao dia.

Plantas:

Preparar o chá bem forte de alfavaca, e gargarejar várias vezes ao dia. Ao gargarejar, tomar alguns goles. Também pincelar a garganta com o sumo desta planta. Em gargarejos, chá da tanchagem e casca de cebola, bem forte, de duas em duas horas.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: