Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Sinusite – o que é, Causas e Tratamentos Naturais

A sinusite é uma infecção aguda ou crônica dos seios nasais ou de qualquer das cavidades cranianas que têm comunicação com o nariz.

Causas:

A inflamação ocorre, assim chamados, podendo também ser provocada por abscessos na raiz dos dentes, diretamente abaixo da parede do seio maxilar. Alimentos formadores de muco, como laticínios  e açúcar, precisarão ser cortados. No caso dos laticínios, estes só poderão ser devolvidos á dieta na forma de coalhada, aos poucos, depois de certo tempo.

Sugestões naturais:

Hortaliças:nutas

Alho — O alho, misturado com própolis, limão e mel, é excelente no combate á sinusite. Modo de preparar: maceram-se três dentes de alho em uma xícara de água. Coa-se mistura-se uma colherinha de mel, um limão e 60 gotas de própolis. Tomar uma colher das de chá, dessa solução a cada hora, ou pingar algumas gotas diretamente na garganta, ao longo de todo o dia. Fazer novo preparo a cada dia.

Tomar um copo de suco de cenoura e salsão, diariamente, uma hora antes do almoço, e o um copo de suco de cenoura no período da tarde.

Frutas:sinuta

Maçã, mamão, laranja, uva –– Substituir uma refeição diária por maçã, exclusivamente, de preferência o desjejum, durante uma semana; na segunda semana, mamão; na terceira semana, laranja, e na quarta semana, uva. Na quinta, repete-se o tratamento da primeira, e assim sucessivamente, por mais um mês.

Limão — “Cura de limão”. Começar com um limão: 1 no primeiro dia, 2 no segundo dia, 3 no terceiro dia, e assim por diante, até 10 limões. Depois, diminuir a dose pela mesma escala até um limão. Assim, em 20 dias, faz-se a chamada “cura de limão”. Diluir os limões em água, e tomar ao longo do dia.

Plantas:

Alecrim e outras plantas — Uma mistura de plantas tradicionalmente muito indicada contra a sinusite é alecrim-de-jardim, eucalipto, sálvia, malva, poejo. Usar essa mistura em infusão (água fervendo sobre as plantas). Dose: quatro colheres, das de sopa, de plantas picadas para um litro de água, de 3 a 4 xícaras por dia. Tomar o chá sempre com própolis: 10 gotas a 30% cada vez que tomar chá. Fazer também, na fase aguda, inalações com as mesmas plantas, duas vezes ao dia.

Alfafa, tanchagem e poejo — Chá de alfafa com tanchagem e poejo. Dose: quatro colheres, das de sopa, de plantas picadas para um litro de água, de 3 a 4 xícaras por dia, por pelo menos 10 dias.

Buchinha-do-norte — Para drenar secreções acumuladas, ferver 1/4 de buchinha-do-norte em meio litro de soro fisiológico por cinco minutos. Deixar esfriar, e conservar em vidro limpo e bem fechado. Aplicar algumas gotas por narina, uma ou duas vezes ao dia. Atenção: esse procedimento provoca grande irritação e descarga de muco, que envolve enorme desconforto para certas pessoas, devendo, portanto, ser evitado por elas.

Clorofila –– Recurso simples que vem ajudando os pacientes de sinusite de modo notável. Compra-se em casas de produtos naturais. Diluir o suficiente para não arder ao contato com a mucosa. Pingar uma ou duas gotas em cada narina antes de dormir.

Equinácea –– Poderoso reforço imunitário, é muito indicado na sinusite. Á venda em boas casas de produtos naturais.

Eucalipto –– Inalação com folhas verdes de eucalipto, pelo menos uma ou duas ao dia, na fase aguda.

Como aliviar rapidamente a dor de cabeça, massagear as têmporas com óleo de hortelã, disponível em boas casas de produtos naturais.

Aplicar compressas úmidas, quentes, na região dos seios nasais, á noite, ou quando necessário. Não se expor ao frio em seguida. Esse procedimento alivia a dor de cabeça.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: