Scroll Top

Dicas de Saúde

Temperos do Bem que pode Cura e Aliado Saúde

Alecrim. Essa erva é uma ótima pedida para acompanhar vários tipos de carne, mas, muito além de dar um sabor especial á culinária, o alecrim também possui propriedades medicinais. Ele reduz a formação de gases, alivia as cólicas menstruais, protege o fígado e combate problemas respiratórios, como a bronquite, asma  e a tosse. A erva também é usada para amenizar dores reumáticas.

Dica: para uma porção de 15g de alecrim, use um litro de água. O consumo  ideal é de 2 a 3 xícaras (chá) por  dia.  Tanto folhas  secas, como verdes podem ser ingeridas.

Quem não pode: mulheres que estão amamentado, diabéticos, grávidas, epiléticos e pessoas com problemas de pele e distúrbios da próstata.

Livres das cólicas

Ingredientes: 1 colher (sopa) de ramos frescos de alecrim 1/2 litro de água

Modo de preparo: leve os  ingredientes para ferver durante 5 minutos. Desligue o fogo, tampe o recipiente e aguarde 10 minutos. Coe e tome 2 xícaras (chá) por dia, durante o período de cólicas.

Gengibre. Além de dar aquele gostinho picante nos alimentos, ele também é um importante aliado á saúde. Dentre seus benefícios, estão  : ajuda no tratamento de bronquite, asma, inflamação na garganta e na faringe, combate a tosse, náuseas e vômitos, reduz o mau colesterol, age como anti-inflamatório, antisséptico e antialérgico, e protege contra bactérias e fungos. Por ser um termogênico,  ou seja, possui a capacidade de aumentar a temperatura corporal, o gengibre também ajuda no emagrecimento, pois, facilitar a queima de calorias.alecrim

Quem não pode: pessoas com pedras na vesícula, com úlceras, com distúrbios de coagulação, com gastrite ou sudorese excessiva, grávidas ou quem fazem uso de medicamentos anticoagulantes.

Respire melhor

Ingredientes: 1 litro de água 2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado 1/2 colher (sopa) de raspas de cascas de laranja 1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo: leve a água ao fogo até começar a ferver. Desligue o fogo , misture o gengibre, as cascas de laranja e deixe abafado por 5 minutos. Coe, junte o mel e beba pela manhã, em jejum.

Limão. Rica em minerais e vitaminas, essa fruta ajuda a eliminar o colesterol ruim e possui ação antioxidante- o que protege as células, as veias e as artérias. O limão também contribui para o processo de cicatrização, já que auxilia na estruturação da pele. Ajudar na digestão do alimentos, eliminar as toxinas do organismo, combater a inflamação nos rins e cálculos renais, regular o intestino, promover o bom funcionamento do fígado e aliviar os sintomas de gripe e resfriado são outras das  inúmeras vantagens que essa fruta traz ao organismo.

Dica: o consumo de um limão por dia já é o suficiente para aproveitar as propriedades dele.

Atenção: caso beba limonada com frequência, use um canudo, pois o limão possui substâncias que podem irritar o esmalte dos dentes. Após manuseá-lo, não se esqueça  de lavar bem as partes do seu corpo que tiveram contato com ele e evite se expor ao sol para não sofrer queimaduras na pele.

Acabe com a azia

Ingredientes: suco puro de 1 limão 1 copo (200ml) de água filtrada

Modo de preparo: misture bem o limão e a água e beba 1 copo (200ml) quando estiver com os sintomas de azia e queimação.

Alho. Com o consumo dele, você pode prevenir problemas de circulação sanguínea e o mau colesterol, já que ele elimina toxinas e contém substâncias capazes de evitar que as gorduras se instalem nas artérias. Por ser diurético, o alho também ajuda a diminuir a retenção de líquidos, reduzindo o inchaço. Mas os benefícios dele não param por ai. Esse tempero atua, ainda, como anticoagulante e ajuda a prevenir o câncer. Na forma fresca, o alho é capaz de inibir o crescimento de vários tipos de bactérias, fungos e vírus, e possui uma grande quantidade de vitamina C, isso explica o porquê dele ser indicado para combater gripes e resfriados.tempo

Dica: para aproveitar melhor as propriedades dele e liberar alguns compostos, amasse ou corte o dente de alho.

Quem não pode:crianças, gestantes, pessoas no período pré e pós-operatório, com úlcera gástrica e lactantes.

Contra gripe

Ingredientes: 1 copo (200ml) de água 1 limão cortado ao meio 2 dentes de alho mel a gosto

Modo de preparo: em uma panela, ferva a água, o limão e os dentes de alho descascados. Coe, adoce com mel a gosto e tome 1/2 copo morno, duas vezes ao dia.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: