Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Tuberculose – o que é, Causas e Tratamento Naturais

A tuberculose é uma doença que ataca mais especialmente os pulmões ( tuberculose pulmonar), mas que também pode instalar-se no intestino ( tuberculose mesentérica), nas articulações (tumor branco, coxalgia, mal de pott), e em outras partes do corpo. A tuberculose pulmonar, ou simplesmente tuberculose, era conhecida por tísica pulmonar, ou apenas tísica, e pelas denominação populares — doença ruim, fininha, magra, magrinha, moléstia-magra, mal-de-secar, mal-dos-peitos, queixa-do-peito, seca etc.

Causas:

An X-ray of the chest of a man with tuberculosis. The areas infected with TB bacteria are colored red.

A enfermidade é produzida pelo bacilo de Koch, ou o Mycobacterium tuberculosis, que só pode medrar em indivíduos cuja resistência se acha enfraquecida, mercê da vida desregrada, da alimentação errada, da habitação insalubre, da falta de higiene de modo geral. Não devemos pôr a culpa apenas no microorganismo, cuja coexistência com o homem é, até certo ponto, normal, e só produz a moléstia quando há desequilíbrio orgânico, pelo enfraquecimento das defesas naturais.

Sugestões naturais:

Hortaliças:

Alho — Recomenda-se o suco de alho com limão e própolis: bater no liquidificador 3 dentes grandes de alho, meia xícara  de suco de limão e 30 gotas de própolis. Dividir em 4 doses e tomar durante o dia, uma dose por vez.

A cebola –– Durante séculos, tem sido usado como auxiliar no tratamento da anasarca, da asma, da barriga d’água  (ascite), do diabete melito, da hidropisia, da tuberculose. Incluir liberalmente cebola na alimentação, e tomar-lhe o suco diluído meio a meio com água: 2 ou 3 xícaras, das de chá, por dia.

Agrião — Assegura-se que o suco de agrião tem o poder de melhorar as bronquites crônicas, provocando abundante expectoração mucopurulenta. Misturando-se o suco desse vegetal com mel, obtêm-se um xarope valioso para combater não só a bronquite, mas também a tosse e a tuberculose pulmonar.

Modo de preparar: Lavar o agrião e passar na centrífuga ou na maquina de moer carne, ou socar. Quando convertido em massa, colocar num pano e espremer bem. Para 300 gramas de suco de agrião, acrescentar uns 400 gramas de mel de abelhas e meia clara de ovo caipira batida. Levar ao fogo, mexendo sempre. Começando a ferver, remover a espuma. Deixar ainda ferver e, ao subir, tirar do fogo. Coar, depois de ter esfriado; retirar o xarope e colocar em um frasco de vidro. Tampar bem. Dose: meia xícara, 3 vezes ao dia.

Frutas:tuberculose- tuberculose

Acerola — Tomar um copo de suco de acerola diariamente.

Banana –– A seiva do tronco da bananeira tem sido preconizada para ajudar no tratamento da tuberculose. “Esta seiva”, toma-se na quantidade de uma colherada, três vezes ao dia, com um pouco de leite adoçado com mel.

Limão — Tostar no forno um limão. Espremer e misturar o suco com mel. Tomar uma colher, das de sopa, de 4 em 4 horas.

Mamão — Afirma que as sementes do mamão são excelentes contra o câncer, a tuberculose e as enfermidades do figado. Comer diariamente de 10 a 15 sementes bem mastigadas. Pode-se também picar bem o mamão, misturar com um pouco de mel, e levar ao forno. Cada vez que a tosse se manifestar, tomar o xarope que se forma.

Plantas:

Fazer o chá de eucalipto. Parte usada: folhas, raízes e sementes. Dose: três colheres, das de sopa, da planta picada para um litro de água, de duas a três xícaras ao dia.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: