Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Úlcera Gastroduodenal – o que é, causas Tratamentos Naturais

É uma ferida que surge no interior do estômago ou do duodeno, provocada por alterações no suco gástrico (que fica mais ácido) e/ou na mucosa do órgão. O excesso de acidez corrói a mucosa e provoca a úlcera, cujos sintomas principais são: dor ( que ocorre toda vez que há fome, melhorando com a ingestão de alimento), azia e desconforto digestivo logo após a refeição.

Causas:ulcra

As causas da úlcera são várias: hereditariedade, má alimentação, estresse, ansiedade, uso e abuso de medicamentos, fumo, álcool etc. Diversamente do que se divulgava décadas atrás, quando o leite era a base da dietoterapia da úlcera, o consumo exagerado de laticínios é hoje considerado como agravante. Certos medicamentos podem conduzir á úlcera. Entre eles, anti-inflamatória não esteroidais, determinados sedativos e antidepressivos. O chocolate é um dos piores inimigos da digestão. Evitar açúcar, guloseimas, frituras, carnes, pimenta, vinagre, molhos, queijos, café, guaraná, bebidas gasosas, alimentos ácidos e acidificantes, e combinações impróprias.

Cremes, maioneses, molhos e temperos podem favorecer a manifestação da azia; evita-los. Abster-se de lanches ligeiros. Não abusar do sal. O leite pode dar sensação de bem-estar logo ao ser ingerido, mas sua proteína, sua gordura e seu cálcio acabam aumentando a secreção de ácido. Alimentos ou bebidas muito quentes, como chimarrão, ou muitos frios, como sorvetes, são contra-indicados. Em síntese, todo alimento que favoreça a produção de ácido e as fermentações tende a diminuir a resistência orgânica, pois sobrecarrega o metabolismo. Precisa ser evitado. Misturas impróprias podem ocasionar fermentação e acidez.

Sugestões naturais:

Batata –– Foi descoberta que o sumo da batata é excelente remédio contra a azia e as úlceras do estômago. Depois de uma cura de quatro semanas,durante a qual o doente recebe três vezes ao dia sumo fresco, sentem-se melhoras notáveis. Esse resultado deve-se ao fato de o sumo de batata reduzir a secreção do ácido clorídrico no estômago. Para preparar o suco, escolhem-se umas quatro batatas de bom tamanho, lavam-se cuidadosamente e passam-se num  ralador comum de cozinha. A massa assim obtida é coada através de um pano, e bebe-se o suco imediatamente. A dose normal é uma xícara, das de chá , três vezes ao dia. Tomar meia hora antes das refeições.

Cenoura — Para favorecer a cura da úlcera gastroduodenal recomenda-se o suco de cenoura simples, ou misturado com suco de espinafre, beterraba, pepino, alface ou aipo. Tomar, em jejum, meio copo duplo de suco de cenoura.

Couve — Tomar, em jejum, meio copo duplo de suco de couve.

Frutas:ulcera- ulcera

Mamão — Para todas as enfermidades do estômago e do intestino, o mamão é sem rival, graças ao seu conteúdo em papaína, uma enzima muito ativa, que, na minha opinião, é muito superior á pepsina animal. Em casos severos de ingestão e gastrite, onde a assimilação de alimentos causava grande angustia, eu prescrevia uma dieta constante, exclusiva, de mamão, por vários dias, e verifiquei que era bastante para restaurar a saúde ao paciente. Pode-se também substituir uma refeição diária por mamão, exclusivamente, de preferência o desjejum, durante um mês. Comer diariamente, após cada refeição, de 10 a 15 sementes, bem mastigadas.

Plantas:

Primeira semana — Chá de cavalinha e espinheira-santa misturadas. Dose: três colheres das de sopa, de plantas picadas para um litro de água, de 2 a 3 xícaras ao dia.

Segunda semana — Chá de hortelã e mil-em-roma misturadas. Dose: três colheres das de sopa, de plantas picadas para um litro de água, de 2 a 3 xícaras ao dia.

Terceira semana — Chá de camomila e tanchagem misturadas. Dose: três colheres das de sopa, de plantas picadas para um litro de água, de 2 a 3 xícaras ao dia.

Quarta semana –– Repetir o tratamento da primeira semana, e assim alternar sucessivamente por 2 meses.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: