Scroll Top

tratamento

Varizes no Intestino Causa e o Tratamento

Um dos problemas que mais preocupam as mulheres, especialmente a nível estético, são as varizes (veias varicosas). As varizes são veias dilatadas e torcidas, por vezes mesmo dolorosas, que surgem geralmente nas pernas. As varizes surgem devido à acumulação anormal de sangue, causado por problemas de má circulação.

As varizes têm a tendência de piorar com o tempo, sendo por isso natural que a maioria das pessoas afetadas por esta doença esteja já na meia-idade ou com idades mais avançadas, e preferencialmente nas mulheres. No entanto, as varizes podem surgir bem mais cedo.

Existem muitos tipos de varizes consoante a sua localização, mas neste artigo iremos abordar apenas as veias varicosas (varizes nas pernas), as várias causas para este problema, os sintomas, como diagnosticar, e ainda, que tratamento fazer para minimizar o desconforto e a natureza inestética das varizes.intestino

Causas das varizes

Ao contrário das artérias, onde o sangue circula impulsionado pelo batimento do coração, já nas veias o processo é diferente. O coração irá sugar o sangue das veias, sendo um processo onde este líquido tem menor velocidade e pressão. Por isso, as veias necessitam de ter válvulas que se fechem depois do sangue passar, de forma que este não retorne.

No caso das varizes, estamos a falar de veias cujas válvulas não funcionam corretamente, o que provoca que o sangue se acumule nestas. Essa acumulação irá originar que a veia se alargue, de forma a poder conter uma maior quantidade de sangue. Apesar de poder ocorrer em todo o corpo, é mais comum acontecer nas pernas, devido ao facto de serem os membros mais longe do coração, e nos quais o sangue necessita de ir em sentido contrário ao da força da gravidade.

Existem diversas causas para o aparecimento e desenvolvimento das varizes: a gravidez, a menopausa, uso de anticoncepcionais, a hereditariedade, envelhecimento, tromboflebite e válvulas defeituosas congênitas.

Além disso, há outros fatores de risco, como a obesidade(aumento da pressão na zona abdominal), malformações arteriovenosas, e estar longos períodos em pé, que podem aumentar as chances de ocorrer varizes, ou então, agravar uma condição já existente.

As varizes podem também ser causadas por níveis elevados de homocisteína no organismo, que degradam e inibem a formação dos três principais componentes estruturais das artérias, o colágeno (colagênio), a elastina e as proteoglicanas. Simplificando, a homocisteína é um “corrosivo” das proteínas de vida longa, ou seja, do colágeno, elastina e febrilina (essencial na formação de fibras elásticas do tecido conjuntivo).

Sintomas das varizes

Apesar de o principal sintoma estar relacionado com a parte mais visível deste problema, as veias dilatadas e retorcidas, existem também outros sinais provocados pelo desenvolvimento das varizes. De seguida deixamos o quadro completo de sintomas provocados pelo aparecimento das varizes.

– Veias dilatadas e retorcidas;
– Pernas inchadas;
– Aumento de peso nas pernas;
– Dores nas pernas;
– Algum inchaço nos tornozelos;
– Descoloração nos tornozelos;
– Feridas na pele circundante ao tornozelo (em casos mais avançados e graves).

Tratamento

O tratamento para as varizes pode ser dividido em dois grupos. No primeiro grupo, temos diversas medidas de prevenção, que tanto podem prevenir o aparecimento de novas varizes, como minimizar e aliviar o desconforto provocado pelas varizes já existentes.

Aqui incluímos as meias de descanso ou meias de compressão, para serem usadas durante a gravidez ou em períodos em que a pessoa tenha de ficar muito tempo em pé; elevar as pernas durante os períodos de descanso, e ainda; ter uma dieta rica em Alimentos que Ajudem a Melhorar a Circulação Sanguínea.

No segundo grupo temos os tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos, que têm como objetivo reduzir o número de varizes nas pernas. Geralmente, estes tratamentos são usados em pacientes que têm feridas ou úlceras nas pernas, causadas por uma circulação de sangue deficiente, dores frequentes e sensação de peso ou de cansaço constante nas pernas, e em pacientes cujas pernas tenham demasiadas varizes. Os vários tratamentos possíveis são:intestino-intestino

– Cirurgia vascular (tratamento cirúrgico de remoção de varizes);
– Escleroterapia;
– Ablação endovenosa por radiofrequência;
– Ablação a laser.

Deverá dirigir-se a um médico quando:
– Sentir dor nas varizes;
– Quando os sintomas das varizes não aliviarem após algum tempo a realizar o tratamento indicado no primeiro grupo;
– Aparecimento súbito de inchado, dores ou úlceras nas pernas.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: