10 Alimentos que Ajudam a Evitar a Retenção de Líquidos

10 Alimentos que Ajudam a Evitar a Retenção de Líquidos

Trouxemos 10 Alimentos que Ajudam a Evitar a Retenção de Líquidos. A retenção (ou ” edema “) é a acumulação de fluido em excesso no corpo. Comumente ocorrendo em cavidades e tecidos, essa água extra geralmente produz efeitos visíveis, incluindo inchaço dos tornozelos, pés, pernas e mãos.

Embora o inchaço possa parecer estranhamente anormal, a maioria dos casos de retenção de líquidos não é uma ameaça à saúde . Estas são algumas das razões mais comuns para reter a água:

10 Alimentos que Ajudam a Evitar a Retenção de Líquidos

  • Inflamação crônica
  • Falta de atividade física (por exemplo, quando você está na cama devido a doença)
  • Gravidez
  • Menopausa
  • Intolerância alimentar
  • Ingestão excessiva de sal
  • Dieta pobre
  • Exposição a toxinas ambientais

Tenha em mente que a retenção de líquidos também pode ser um sintoma de condições médicas graves, como insuficiência renal. Por esse motivo, se você estiver retendo fluidos com sintomas mais graves, é aconselhável procurar o conselho de seu cuidador principal. Existem dez alimentos que podem ajudar a reduzir e eliminar a retenção de líquidos:

Trigo Intestinal

Farinha de trigo integral é uma excelente fonte de magnésio em cerca de 160 miligramas por xícara. O magnésio é um nutriente vital para a saúde e participa de mais de 300 reações bioquímicas dentro do corpo.

Quanto à retenção de água, o magnésio interage com outros eletrólitos, incluindo sódio, para normalizar a quantidade de água dentro do corpo, ou “balanço hídrico”.

Bananas

As bananas são carregados com o potássio, mas também a vitamina B6 (piridoxina) . Um estudo publicado no Journal of Caring Sciences descobriu que a vitamina B6 ” teve a maior eficiência na melhora da síndrome pré-menstrual “. Um dos sintomas mais frequentes da síndrome pré-menstrual é o inchaço, que é causado pelo aumento do armazenamento de água no corpo durante esse período.

Abacate

Um abacate médio contém mais potássio do que qualquer outro alimento, registrando mais de 1.050 miligramas, ou aproximadamente 30% do valor diário recomendado (CDR). O potássio trabalha para reduzir a retenção de água, diminuindo os níveis de sódio no corpo e aumentando a produção de urina.

Canela

A canela pode ajudar a reequilibrar os níveis de água, aumentando a temperatura central do nosso corpo, um processo conhecido como termogênese. Este processo efetivamente acelera nossa taxa metabólica em repouso, resultando em maior perda de gordura (e água).

A canela também pode diminuir a resistência à insulina, ajudando assim o corpo a manter níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue.

Cenoura

O alimento de Bug Bunny é carregado com fitoquímicos – compostos ativos de plantas – que promovem a diurese, ou a produção de urina. O corpo produz esta urina da água e sal dentro do sistema.As cenouras também contêm antioxidantes importantes e vitaminas que ajudam a desintoxicar o corpo.

Gengibre

O gengibre é uma especiaria milagrosa que ajuda o corpo de muitas maneiras, desde o alívio da dor para curar a perda de apetite. Não é surpresa, portanto, que o gengibre ajude a expelir a água do corpo. Isso é feito aumentando a produção de urina e eliminando as toxinas prejudiciais.

Salsa

Em um estudo notável publicado pelo National Institutes of Health, os ratos que beberam uma forma líquida de extrato de salsa eliminaram ” um volume significativamente maior de urina ” em comparação com a ingestão de água por si só. Os pesquisadores observam que os efeitos diuréticos do extrato de salsa são devidos à eliminação oportuna de potássio e sódio do organismo.

Mirtilo

Não podemos falar de diuréticos sem mencionar o sumptuoso mirtilo. Os mirtilo são excelentes para enxaguar os subprodutos de resíduos, além de excesso de água. Mirtilo também são carregados com antioxidantes e vitamina C, protegendo o corpo de toxinas nocivas e radicais livres, estimulando o sistema imunológico.

Alho

Falando de alimentos milagrosos, você pode adicionar alho a essa lista com confiança. O uso generalizado do alho como tratamento natural (especialmente para o resfriado comum) é devido às suas propriedades mineral-densas. O alho contém antioxidantes (incluindo alicina potente), vitaminas B6 e C, e manganês e selênio , os quais desempenham pelo menos um pequeno papel na promoção de um equilíbrio hídrico saudável e da saúde geral.

Ervas

Por uma questão de brevidade, não poderíamos incluir todas as ervas que ajudam a eliminar a retenção de água. Estudos mostram que as ervas de dente de leão, cavalinha e hibisco podem estar entre os mais potentes diuréticos naturais em termos de remédios naturais. Aqui estão algumas coisas para manter em mente que podem ajudar se você estiver segurando muita água:

Tente reduzir o sal: Reduza seu consumo de alimentos processados ​​substituindo alimentos saudáveis ​​e orgânicos de tempos em tempos. Além disso, fique longe de fast food e refeições no microondas. Tome alimentos nutritivos: Comer alimentos ricos em magnésio, potássio e vitamina B6 é uma necessidade, se você está tentando eliminar o excesso de água.

Eliminar carboidratos refinados: Pão branco, arroz branco e qualquer outra forma de açúcar ou amido devem ser removidos, exceto os açúcares naturais dos alimentos. O consumo de carboidratos refinados e a retenção de líquidos apenas exacerbam a condição. Consulte um médico: Se os seus sintomas não melhorarem, é melhor ter cuidado e procurar aconselhamento de um médico autorizado ou de um profissional de saúde da sua escolha.

10 Alimentos que Ajudam a Evitar a Retenção de Líquidos
4.7 (94.74%) 776 votes

Recomendados Para Você:

Leave a Reply