Os 10 Sinais e Sintomas de Tumores Cerebrais que você verá a partir de agora, são muito importantes,principalmente para pessoas que tem casos familiares de Tumores Cerebrais. Além do que, um tumor cerebral pode soar como uma possibilidade aterrorizante e até devastadora.

Basicamente, um crescimento de células anormais no cérebro, um tumor cerebral pode ser benigno – isto é, sem células cancerígenas ou malignas – com células cancerígenas. A compreensão precoce dos sintomas do tumor cerebral pode significar uma melhor chance de obter um resultado positivo.

Tumores Cerebrais

Mas, para entender os sintomas do tumor cerebral, você também precisa saber a localização do tumor. Um tumor é formado quando as células se dividem anormal e rapidamente. Como os neurônios do seu cérebro não podem ser divididos, você nunca terá um tumor nas células nervosas.

Mas as células das meninges (o revestimento externo do cérebro), as células gliais que cercam os neurônios e as células das glândulas pituitária e pineal. Outra maneira que os Tumores Cerebrais podem se desenvolver é quando os tumores em outras partes do corpo começam a se espalhar e a viajar para o cérebro.

Seu crânio tem espaço limitado porque não pode se expandir. E qualquer tumor, grande ou pequeno, aumentará a pressão dentro do crânio e no cérebro. Os sintomas causados por Tumores Cerebrais são devidos a essa pressão, conhecida clinicamente como pressão intracraniana ou ICP, ou à sua localização.

Como diferentes partes do cérebro controlam diferentes partes do corpo e suas funções, os sintomas do tumor cerebral também diferem amplamente dependendo da localização. Os sintomas comuns dos Tumores Cerebrais são:

Sinais e Sintomas de Tumores Cerebrais

Convulsões

Acredite ou não, as convulsões são o sintoma mais comum do tumor cerebral, com cerca de 60% dos pacientes que o experimentam. Eles ocorrem especialmente quando os Tumores Cerebrais estão localizados na parte central do cérebro e têm uma taxa de crescimento lento e muitas lesões.

Tumor Cerebral

Eles também são comuns em gliomas de lentas (tumores em células da glia), meningiomas convexidade (tumores das meninges), tumores do tronco cerebral e quando o tumor começou a metastizar ou se espalhar para as células vizinhas.

As convulsões ocorrem quando os tumores interferem nos sinais elétricos entre as células nervosas, interrompendo-os ou intensificando-os. Dependendo da localização do tumor, a convulsão pode ser generalizada, afetando todo o corpo, ou parcial, resultando em espasmos em um grupo específico de músculos ou afetando nervos específicos.

Às vezes, uma convulsão pode fazer você se sentir “estranho” de uma forma que você não pode descrever mais tarde. Às vezes, você nem poderá se lembrar dessa fase mais tarde. Eles são ataques focais.

As convulsões parciais são provavelmente mais comuns nos estágios iniciais. Algumas pessoas podem notar um sinal de aviso antes que a crise ocorra, como dor de cabeça, náusea ou tontura.

Dores de Cabeça Inexplicáveis e Resistentes a Medicamentos

Uma nova dor de cabeça persistente é um sinal comum de tumor cerebral, embora não seja o primeiro sinal. Aproximadamente 50% de todos os pacientes com Tumores Cerebrais queixam-se de dores de cabeça, mas geralmente não no início do tumor.

Tumor

O Tumores Cerebrais pressiona o cérebro ou bloqueia a drenagem do líquido cefalorraquidiano e eleva a PIC, causando dores de cabeça. É difícil diferenciar entre uma dor de cabeça relacionada a um tumor e uma normal que você pode ter devido a sinusite, gripe ou enxaqueca.

  • A dor pode estar latejando e parecer uma enxaqueca ou pode até ser como uma dor de cabeça de tensão.
  • Acreditava-se que uma dor de cabeça no tumor é pior de manhã e melhora dentro de algumas horas, mas isso nem sempre pode ser o caso.
  • A dor também é desencadeada quando você faz algo que aumenta a pressão em sua cabeça, como tossir, espirrar ou curvar-se.
  • Medicamentos OTC, descanso ou sono não ajudam.
  • Também pode ser acompanhado de náuseas e vômitos.

Vômito Persistentes e Inexplicáveis

Os vômito persistentes ou náuseas, sem motivo aparente, especialmente de manhã ou quando você muda de posição, podem ser um sinal de tumor cerebral. O vômito é frequentemente o resultado de alta pressão dentro do crânio, e é por isso que o movimento o desencadeia. Em um estudo com 111 pacientes com Tumores Cerebrais com tumores primários e metastáticos, 40% se queixaram de vômitos e náuseas.

Isso significa que o vômito é um sinal comum nos vários estágios do tumor cerebral. Geralmente, acredita-se que seja um sintoma de um tumor no cerebelo. No entanto, se ocorrer sem outros sintomas, muitas vezes erroneamente diagnosticamos o vômito como um sintoma de um problema no sistema digestivo.

Perda de Visão ou Visão Dupla

Visão embaçada, perda de visão que aparece e desaparece, ou ver formas flutuantes, como pequenos pontos ou filamentos finos na frente dos olhos, podem indicar um Tumores Cerebrais. Um tumor no lobo occipital pode significar a perda de visão em um olho ou às vezes em ambos os olhos.

Tumor no cerebro

Um tumor no tronco cerebral pode causar visão dupla. Tumores ou adenomas da glândula pituitária que afetam o nervo óptico podem causar perda do campo de visão, o que significa que sua visão periférica pode ser afetada.

Em palavras simples, se você está olhando para frente, pode ver apenas o que está diretamente à sua frente e não do lado, quase como se estivesse olhando através de um túnel. Essa é a razão pela qual esse tipo de perda de visão também é conhecida como visão de túnel. Às vezes, os olhos que piscam ou se movem também podem ser um sinal de Tumores Cerebrais.

Depressão ou Agressividade

Dependendo da localização e da taxa de crescimento do tumor, seus traços de personalidade podem mudar de maneira perceptível ou sutil. Os Tumores Cerebrais de crescimento rápido no lobo frontal pode causar mudanças súbitas de personalidade, fazendo com que você se sinta facilmente irritado, deprimido e confuso.

Ele pode até se tornar agressivo, embora possa não ter tido um histórico de comportamento agressivo. Pode também comportar-se culturalmente ou socialmente inadequado. Isso ocorre porque o lobo frontal é responsável por seus traços de personalidade.

Se os Tumores Cerebrais afeta a qualidade dos sinais nervosos nesta área do cérebro, você perderia o controle sobre suas emoções e impulsos e não seria capaz de ajustar seu comportamento de acordo com seu ambiente.

Câncer no Cérebro

Dificuldade em Falar

Uma perda repentina de habilidades de comunicação pode indicar um tumor cerebral. Você pode caluniar, gaguejar, falar com dificuldade, procurar palavras apropriadas, confundir palavras, esquecer nomes de objetos comuns e não conseguir encadear uma frase significativa.

Às vezes, você pode falar fluentemente, mas seu discurso pode ser preenchido com “palavras sem sentido”. Você pode escrever, mas não ler em voz alta o que escreveu. Esses sintomas também podem indicar um derrame ou um ataque de enxaqueca. Todos os três são condições médicas sérias e precisam de atenção.

Como um tumor afeta sua linguagem? Seu cérebro tem dois centros de fala principais e um tumor em qualquer um desses lobos pode dificultar as conversas.

Área de Wernicke perto do lobo temporal que o ajuda a entender a linguagem e decifrar a fala dos outros. A área de Broca perto do lobo frontal ajuda na produção da fala para que você fale de maneira significativa e fluente. Essa dificuldade em usar e compreender a linguagem é conhecida como disfasia ou afasia.

Você também pode ter dificuldade em repetir depois dos outros se o tumor está no lobo parietal e está afetando o lobo parietal inferior, outra área associada à produção e repetição da fala. No entanto, se você não consegue entender as palavras de outra pessoa, e também pode ter a ver com a perda auditiva associada a tumores do tronco cerebral.

Câncer

Perda de Memória

Os Tumores Cerebrais, especialmente nos lobos frontal e temporal, pode afetar sua memória de objetos, pessoas, lugares ou eventos em sua vida. A incapacidade de lembrar qualquer informação que você sabia antes de ter o tumor cerebral é chamada de amnésia retrógrada.

Talvez você não consiga lembrar de nada sobre o que aconteceu desde o desenvolvimento dos Tumores Cerebrais. Essa incapacidade de processar novas informações é conhecida como amnésia anterógrada . Infelizmente, a perda de memória também pode ser um efeito de tratamento.

Fadiga

Você pode experimentar fadiga corporal extrema. Pode ser devido a convulsões, dor de cabeça ou náusea ou porque seu corpo está usando a maior parte de sua energia para combater o tumor. Além disso, como o tumor torna as tarefas simples do dia-a-dia um desafio, a quantidade extra de concentração e esforço que você precisa colocar em tudo pode cansar você.

Essa sensação de fadiga geralmente não é curada pelo sono ou pelo repouso, embora, à medida que os Tumores Cerebrais cresce, você possa estar dormindo mais do que o habitual ou adormecendo durante o dia. Fadiga é muitas vezes acompanhada de apatia, irritabilidade, depressão ou sentimentos negativos em relação a você e aos outros.

Perda de Equilíbrio e Coordenação

Se você achar difícil manter o equilíbrio durante a caminhada ou tiver dificuldades em coordenar as mãos e as pernas, isso pode ser um sintoma de um Tumores Cerebrais. Isso pode ser causado por um tumor no cerebelo, no córtex motor primário ou no lobo parietal, os quais são responsáveis por diferentes maneiras de coordenar os movimentos. Um tumor no tronco cerebral que afeta a audição também pode contribuir para a perda de equilíbrio.

Sintomas de Tumores Cerebrais

Se a sua falta de jeito pode ser atribuída a dormência ou fraqueza em um lado do corpo, isso poderia ser causado por um tumor no lobo parietal. Como o tronco cerebral e o lobo frontal controlam os movimentos musculares relacionados à deglutição e à fala, respectivamente, os pacientes também têm problemas com essas atividades se desenvolverem tumores nessas áreas.

Alterações Fisiológicas Anormais

Um tumor na glândula pituitária pode causar períodos irregulares, produção excessiva de leite materno, desenvolvimento dos seios nos homens e excesso de pelos no corpo. Também pode levar a aumento de mãos e pés, obesidade e alterações na pressão arterial. Uma pálpebra caída ou uma boca caída pode indicar a presença de Tumores Cerebrais.

Quem tem mais Chaces de ter Tumores Cerebrais?

A maioria dos tumores cerebrais se desenvolve em pessoas com mais de 50 anos. Se você tem uma história familiar de Tumores Cerebrais ou se seu cérebro foi exposto à radiação, por exemplo, durante a radioterapia, você pode estar em maior risco.

doenças genéticas tais como neurofibromatose, síndrome de Turcot, esclerose tuberosa, síndrome de von Hippel-Lindau, cancro de Li-Fraumeni e síndrome de Gorlin associado com tumores cerebrais tendem a desenvolver no início da idade adulta ou na infância.

Os Tumores Cerebrais malignos geralmente parecem se desenvolver quando o câncer de alguma outra parte do corpo se espalha para o cérebro. E, às vezes, tumores cerebrais benignos também podem se tornar malignos.

tumor na Cabeça

Tratamentos Para Tumores Cerebrais

Tenha em mente que muitos dos sintomas mencionados aqui também podem ser causados por várias outras condições e, às vezes, até mesmo devido a deficiências. Então não há motivo para pânico. No entanto, é sempre bom verificar se você tem sintomas persistentes que podem indicar um Tumores Cerebrais.

O médico pode realizar um exame neurológico e testes, como uma tomografia computadorizada, uma ressonância magnética ou uma biópsia. O tratamento de Tumores Cerebrais pode incluir quimioterapia, radioterapia, cirurgia, terapia direcionada (em que substâncias que visam as células cancerígenas e deixam as células normais ilesas) ou uma combinação destas são usadas para tratamento.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.