O que é granola?  A granola tradicional ou granola light é uma mistura crocante de cereais (aveia, flocos de arroz, flocos de milho, fibra de trigo, cevada), frutas secas (maçã, banana, uva passa, goji berry), sementes e oleaginosas (chia, linhaça, castanha do Brasil, castanha-de-caju e amêndoas) com açúcar mascavo (que também pode ser substituído por açúcar de coco, mel ou adoçantes) e outras variações de acordo com o fabricante.

 Granola: para que serve? Uma boa granola possui diversos benefícios para a saúde, sendo muito mais saudável do que outros cereais matinais. Confira os principais benefícios da granola light ou granola tradicional:

Quais os benefícios da granola? A granola, quando usada com moderação, traz benefícios à saúde. Por ser rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino, e, por ter vitaminas e minerais, é considerada antioxidante, ajudando no retardo do envelhecimento.

Rica em fibras: auxilia na regulação do trânsito gastrointestinal, diminui a absorção de gorduras, controla os níveis de glicemia e promove sensação de saciedade. Também é rica em proteínas, vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Já que sua mistura é rica em carboidratos, fornece mais energia e disposição para exercer as atividades diárias. Inserir esse alimento no café da manhã é uma ótima opção para começar bem o dia. É superversátil, podendo ser consumida pura ou adicionada a diversas preparações.

Saiba mais como consumir granola?  Incluir granolas na alimentação é muito fácil, pois podem ser consumidas no café da manhã e em lanches, acompanhada de leite ou iogurte, ou com frutas, destacando especialmente a famosa combinação de açaí na tigela com granola. Há quem utilize granola no preparo de bolos, tortas, muffins e até como coberturas de bolo!granola-receita

Saiba mais Granola emagrece?  Muitas pessoas acreditam que granola ajuda a emagrecer e quando consumida com moderação pode ser uma grande aliada no processo de perda de peso. Sua composição rica em fibras promove a saciedade, regulando o apetite, além de diminuir a absorção de gorduras. Vale lembrar que quem quer emagrecer deve consumir a granola em quantidades moderadas, já que é saudável, porém calórica. Outra dica é escolher as versões de granola saudável ou granola light que tem menor teor de açúcar ou não contém açúcares refinados e xaropes. Prefira aquelas adoçadas com açúcar mascavo, açúcar demerara, açúcar de coco ou adoçantes naturais.

Saiba mais Dieta com granola: Quer saber como adicionar a granola light ou tradicional na dieta? Por ser um alimento versátil, a granola pode ser consumida pura ou adicionada a diferentes preparações, como iogurtes, leites, frutas variadas (o famoso açaí com granola é apenas uma das opções), além de ser utilizada para o preparo caseiro de barras de cereais (granola bar ou barra de granola). Vale ressaltar que se você busca acrescentar granola em receitas sem glúten, é bom tomar cuidado, já que a maioria pode conter em sua composição cereais como aveia, cevada e trigo, que contêm glúten. No entanto, já existem opções de granola sem glúten, inclusive aqui na Natue! Sempre fique atento aos rótulos! Muita gente consome granola, porém desconhece sua composição e quais benefícios ela tem a oferecer para a saúde. A granola é uma mistura de ingredientes composta por uma grande variedade de grãos e outros elementos, como cereais (cevada, aveia, farelo e gérmen de trigo, flocos de milho, de arroz ou trigo e linhaça), castanhas (castanha de caju, amendoim e castanha-do-pará) e frutas secas (uva, banana e maçã). Como não há uma receita específica que defina a composição da granola, ela pode ser encontrada em diversas versões e sabores. Saudável e saborosa, pode ser consumida pura, com leite, iogurte, com frutas, açaí ou qualquer outro acompanhamento. A grande vantagem da granola é ser composta por um mix de cereais que contêm muita fibra e outros componentes importantes para o equilíbrio do organismo e para a regulação da função intestinal. O resultado disso, é a melhora dos casos de prisão de ventre, redução do colesterol e da incidência de câncer no intestino. Sem contar que o bom funcionamento do intestino dá mais disposição e se reflete na pele, que fica mais bonita. A granola também é uma aliada na luta contra o envelhecimento, já que os minerais presentes, em especial selênio e zinco, são antioxidantes e ajudam a manter as células sempre jovens. Entretanto, apenas o consumo regular da granola não é suficiente para ter bons resultados. Ela deve fazer parte de uma dieta completa e equilibrada e ser uma das opções de alimentos saudáveis de um cardápio variado. Vale lembrar ainda que ao incluir a granola na dieta, é preciso aumentar o consumo de água. É que o processo de digestão das fibras contidas na mistura consome bastante boa quantidade de líquido do organismo e, se o corpo não estiver bem hidratado, o intestino pode ficar preso. O horário indicado para o consumo da granola também tem relação com a hidratação do corpo. O ideal é comer a mistura de cerais pela manhã e na parte da tarde, quando o corpo ainda está em atividade e recebendo água. Evite comer granola à noite, período em que o corpo está se preparando para repousar.

 

Qual é a variação mais saudável? É importante que se preste atenção à composição da granola, pois existem muitas variações. As ideais são as com baixa quantidade de açúcar e com teor reduzido de calorias e as que contenham oleaginosas e grãos mais saudáveis (aveia, linhaça) em vez de flocos de milho e pedaços de chocolate, por exemplo. Você encontra diversos tipos de granola na Tudo Saudável, incluindo granolas sem glúten, seguras para celíacos, granolas sem açúcar, orgânicas e com açúcar mascavo,

Granola engorda? Se você exagerar na quantidade, a granola pode engordar, sim. Principalmente se optar por uma versão com açúcar. Uma porção equivalente a meia xícara de chá de granola tem cerca de 160 calorias. Na granola light ou diet, o valor calórico não muda muito. Portanto, o melhor mesmo é consumir com moderação. De qualquer forma, ela é muito bem-vinda na dieta.

Entenda por que granola emagrece: Graças à alta concentração de fibras, a granola pode promover uma grande sensação de saciedade, o que evita a fome mais cedo e ajuda a controlar o apetite. Além disso, os minerais presentes, em especial selênio e zinco, são ricos em substâncias antioxidantes. Isso garante uma desintoxicação do organismo, essencial para que as células funcionem bem, aumentem o metabolismo e auxiliem na queima de gorduras

Fornece Gorduras Benéficas: Granola é uma boa fonte de gorduras saudáveis, que vêm das nozes, sementes e óleos que ela contém. Uma porção de granola dá-lhe cerca de 4 gramas de ácidos graxos monoinsaturados e cerca de 4 gramas de ácidos graxos poliinsaturados. Estas duas formas de gordura podem ajudar a diminuir o colesterol e a pressão arterial e reduzir a inflamação. Entre outras coisas, esses efeitos podem ajudar a prevenir ou controlar a doença cardíaca, diabetes, câncer e doenças inflamatórias. Ácidos graxos ômega-3 são um tipo de ácido graxo poli-insaturado na granola que são essenciais para o bom funcionamento do cérebro.


Fornece Vitaminas: Alimentos de grãos integrais, como a granola, geralmente contêm mais vitaminas e minerais por porção do que cereais refinados. A vitamina E, tiamina e ácido fólico são encontrados em quantidades significativas na granola. Os óleos, nozes e sementes em granola fornecem vitamina E, que atua como um antioxidante em seu corpo para proteger a partir de compostos de radicais livres prejudiciais. Ele também desempenha um papel na manutenção da saúde do seu coração, a pele e o sistema nervoso. Tiamina e ácido fólico são vitaminas do complexo B, que ajuda no metabolismo energético, a função nervosa, o crescimento celular e na prevenção de certos defeitos congênitos do tubo neural.

Uma boa fonte de minerais: Granola contém quase todos os minerais essenciais para a sua saúde. Magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio estão presentes no maior percentual de suas necessidades diárias. O magnésio desempenha um papel em mais de 300 reações enzimáticas no seu corpo, incluindo a produção de energia, uso de cálcio e manutenção de ossos saudáveis. Fósforo auxilia no equilíbrio ácido-base em seu corpo e na produção de algumas proteínas. O selênio, zinco, cobre e manganês, embora necessários apenas em pequenas quantidades por seu corpo, são essenciais para a formação de tecido conjuntivo, células vermelhas do sangue e ossos. Eles também ajudam a manter a função do sistema imunológico, nervoso e cardiovascular saudável; auxiliam na regulação da tireoide e contribuir para uma cura adequada.

Como aproveitar os benefícios da granola, sem engordar: Para aproveitar os benefícios da granola, sem engordar o que se pode fazer é comer 1 colher de sopa de granola no café da manhã, misturada com um copo de iogurte magro ou leite desnatado, por exemplo. Uma outra forma é colocar frutas picadas numa taça e salpicar a granola por cima. Além disso, quem quiser usar granola para emagrecer pode optar também pela granola light que não tem açúcar, o que ainda diminui mais as calorias da granola.granola-granola

Benefícios da granola para quem faz musculação: Os benefícios da granola para quem faz musculação são principalmente dar energia ao corpo para fazer exercício com carboidratos bons para o organismo e diminuir o apetite evitando que se tenha fome durante o treino. Quem pratica musculação pode comer 2 poções de granola de 20 g e adicionar além de iogurte ou leite uma fruta como banana para ter um lanche ou café da manhã completo.

 

12 Benefícios da Granola Para Musculação
Avalie Este Post!

Recomendados Para Você: