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12 Benefícios da Granola para Musculação

O que é granola?  A granola tradicional ou granola light é uma mistura crocante de cereais (aveia, flocos de arroz, flocos de milho, fibra de trigo, cevada), frutas secas (maçã, banana, uva passa, goji berry), sementes e oleaginosas (chia, linhaça, castanha do Brasil, castanha-de-caju e amêndoas) com açúcar mascavo (que também pode ser substituído por açúcar de coco, mel ou adoçantes) e outras variações de acordo com o fabricante.

 Granola: para que serve? Uma boa granola possui diversos benefícios para a saúde, sendo muito mais saudável do que outros cereais matinais. Confira os principais benefícios da granola light ou granola tradicional:

Quais os benefícios da granola? A granola, quando usada com moderação, traz benefícios à saúde. Por ser rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino, e, por ter vitaminas e minerais, é considerada antioxidante, ajudando no retardo do envelhecimento.

Rica em fibras: auxilia na regulação do trânsito gastrointestinal, diminui a absorção de gorduras, controla os níveis de glicemia e promove sensação de saciedade. Também é rica em proteínas, vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Já que sua mistura é rica em carboidratos, fornece mais energia e disposição para exercer as atividades diárias. Inserir esse alimento no café da manhã é uma ótima opção para começar bem o dia. É superversátil, podendo ser consumida pura ou adicionada a diversas preparações.

Saiba mais como consumir granola?  Incluir granolas na alimentação é muito fácil, pois podem ser consumidas no café da manhã e em lanches, acompanhada de leite ou iogurte, ou com frutas, destacando especialmente a famosa combinação de açaí na tigela com granola. Há quem utilize granola no preparo de bolos, tortas, muffins e até como coberturas de bolo!granola-receita

Saiba mais Granola emagrece?  Muitas pessoas acreditam que granola ajuda a emagrecer e quando consumida com moderação pode ser uma grande aliada no processo de perda de peso. Sua composição rica em fibras promove a saciedade, regulando o apetite, além de diminuir a absorção de gorduras. Vale lembrar que quem quer emagrecer deve consumir a granola em quantidades moderadas, já que é saudável, porém calórica. Outra dica é escolher as versões de granola saudável ou granola light que tem menor teor de açúcar ou não contém açúcares refinados e xaropes. Prefira aquelas adoçadas com açúcar mascavo, açúcar demerara, açúcar de coco ou adoçantes naturais.

Saiba mais Dieta com granola: Quer saber como adicionar a granola light ou tradicional na dieta? Por ser um alimento versátil, a granola pode ser consumida pura ou adicionada a diferentes preparações, como iogurtes, leites, frutas variadas (o famoso açaí com granola é apenas uma das opções), além de ser utilizada para o preparo caseiro de barras de cereais (granola bar ou barra de granola). Vale ressaltar que se você busca acrescentar granola em receitas sem glúten, é bom tomar cuidado, já que a maioria pode conter em sua composição cereais como aveia, cevada e trigo, que contêm glúten. No entanto, já existem opções de granola sem glúten, inclusive aqui na Natue! Sempre fique atento aos rótulos! Muita gente consome granola, porém desconhece sua composição e quais benefícios ela tem a oferecer para a saúde. A granola é uma mistura de ingredientes composta por uma grande variedade de grãos e outros elementos, como cereais (cevada, aveia, farelo e gérmen de trigo, flocos de milho, de arroz ou trigo e linhaça), castanhas (castanha de caju, amendoim e castanha-do-pará) e frutas secas (uva, banana e maçã). Como não há uma receita específica que defina a composição da granola, ela pode ser encontrada em diversas versões e sabores. Saudável e saborosa, pode ser consumida pura, com leite, iogurte, com frutas, açaí ou qualquer outro acompanhamento. A grande vantagem da granola é ser composta por um mix de cereais que contêm muita fibra e outros componentes importantes para o equilíbrio do organismo e para a regulação da função intestinal. O resultado disso, é a melhora dos casos de prisão de ventre, redução do colesterol e da incidência de câncer no intestino. Sem contar que o bom funcionamento do intestino dá mais disposição e se reflete na pele, que fica mais bonita. A granola também é uma aliada na luta contra o envelhecimento, já que os minerais presentes, em especial selênio e zinco, são antioxidantes e ajudam a manter as células sempre jovens. Entretanto, apenas o consumo regular da granola não é suficiente para ter bons resultados. Ela deve fazer parte de uma dieta completa e equilibrada e ser uma das opções de alimentos saudáveis de um cardápio variado. Vale lembrar ainda que ao incluir a granola na dieta, é preciso aumentar o consumo de água. É que o processo de digestão das fibras contidas na mistura consome bastante boa quantidade de líquido do organismo e, se o corpo não estiver bem hidratado, o intestino pode ficar preso. O horário indicado para o consumo da granola também tem relação com a hidratação do corpo. O ideal é comer a mistura de cerais pela manhã e na parte da tarde, quando o corpo ainda está em atividade e recebendo água. Evite comer granola à noite, período em que o corpo está se preparando para repousar.

 

Qual é a variação mais saudável? É importante que se preste atenção à composição da granola, pois existem muitas variações. As ideais são as com baixa quantidade de açúcar e com teor reduzido de calorias e as que contenham oleaginosas e grãos mais saudáveis (aveia, linhaça) em vez de flocos de milho e pedaços de chocolate, por exemplo. Você encontra diversos tipos de granola na Tudo Saudável, incluindo granolas sem glúten, seguras para celíacos, granolas sem açúcar, orgânicas e com açúcar mascavo,

Granola engorda? Se você exagerar na quantidade, a granola pode engordar, sim. Principalmente se optar por uma versão com açúcar. Uma porção equivalente a meia xícara de chá de granola tem cerca de 160 calorias. Na granola light ou diet, o valor calórico não muda muito. Portanto, o melhor mesmo é consumir com moderação. De qualquer forma, ela é muito bem-vinda na dieta.

Entenda por que granola emagrece: Graças à alta concentração de fibras, a granola pode promover uma grande sensação de saciedade, o que evita a fome mais cedo e ajuda a controlar o apetite. Além disso, os minerais presentes, em especial selênio e zinco, são ricos em substâncias antioxidantes. Isso garante uma desintoxicação do organismo, essencial para que as células funcionem bem, aumentem o metabolismo e auxiliem na queima de gorduras

Fornece Gorduras Benéficas: Granola é uma boa fonte de gorduras saudáveis, que vêm das nozes, sementes e óleos que ela contém. Uma porção de granola dá-lhe cerca de 4 gramas de ácidos graxos monoinsaturados e cerca de 4 gramas de ácidos graxos poliinsaturados. Estas duas formas de gordura podem ajudar a diminuir o colesterol e a pressão arterial e reduzir a inflamação. Entre outras coisas, esses efeitos podem ajudar a prevenir ou controlar a doença cardíaca, diabetes, câncer e doenças inflamatórias. Ácidos graxos ômega-3 são um tipo de ácido graxo poli-insaturado na granola que são essenciais para o bom funcionamento do cérebro.

Fornece Vitaminas: Alimentos de grãos integrais, como a granola, geralmente contêm mais vitaminas e minerais por porção do que cereais refinados. A vitamina E, tiamina e ácido fólico são encontrados em quantidades significativas na granola. Os óleos, nozes e sementes em granola fornecem vitamina E, que atua como um antioxidante em seu corpo para proteger a partir de compostos de radicais livres prejudiciais. Ele também desempenha um papel na manutenção da saúde do seu coração, a pele e o sistema nervoso. Tiamina e ácido fólico são vitaminas do complexo B, que ajuda no metabolismo energético, a função nervosa, o crescimento celular e na prevenção de certos defeitos congênitos do tubo neural.

Uma boa fonte de minerais: Granola contém quase todos os minerais essenciais para a sua saúde. Magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio estão presentes no maior percentual de suas necessidades diárias. O magnésio desempenha um papel em mais de 300 reações enzimáticas no seu corpo, incluindo a produção de energia, uso de cálcio e manutenção de ossos saudáveis. Fósforo auxilia no equilíbrio ácido-base em seu corpo e na produção de algumas proteínas. O selênio, zinco, cobre e manganês, embora necessários apenas em pequenas quantidades por seu corpo, são essenciais para a formação de tecido conjuntivo, células vermelhas do sangue e ossos. Eles também ajudam a manter a função do sistema imunológico, nervoso e cardiovascular saudável; auxiliam na regulação da tireoide e contribuir para uma cura adequada.

Como aproveitar os benefícios da granola, sem engordar: Para aproveitar os benefícios da granola, sem engordar o que se pode fazer é comer 1 colher de sopa de granola no café da manhã, misturada com um copo de iogurte magro ou leite desnatado, por exemplo. Uma outra forma é colocar frutas picadas numa taça e salpicar a granola por cima. Além disso, quem quiser usar granola para emagrecer pode optar também pela granola light que não tem açúcar, o que ainda diminui mais as calorias da granola.granola-granola

Benefícios da granola para quem faz musculação: Os benefícios da granola para quem faz musculação são principalmente dar energia ao corpo para fazer exercício com carboidratos bons para o organismo e diminuir o apetite evitando que se tenha fome durante o treino. Quem pratica musculação pode comer 2 poções de granola de 20 g e adicionar além de iogurte ou leite uma fruta como banana para ter um lanche ou café da manhã completo.

 

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