Dicas de Saúde

12 Maneiras de Combater a Sinusite

Durante o dia, sua cabeça está com tanta pressão que mais parece um balão inflável. Depois, ao tentar dormir, é como você, subitamente, começasse a ter um vazamento lento. A noite inteira, sente o constante gotejar das secreções nasais na garganta abaixo, o que o faz ter espasmos de tosse. Sua esposa parece não estar se divertindo. Bem-vindo ao pesadelo da sinusite, a infecção dos seios paranasais que se localiza em torno do nariz e dos olhos, causando pressão, dor e grumos de muco amarelo ou esverdeado. De que modo se desenvolve isso em você e em mais 30 ou 50 milhões de pessoa?

Para compreender isso, precisa compreender o que fazem os seios nasais quando funcionam normalmente. Para os cientistas, funcionam como pequenos centros de controle de qualidade do ar. Sua função é aquecer, umidificar, purificar e de um modo geral condicionar o ar respirando antes de chegar aos pulmões. As bactérias que entram são aprisionadas e filtradas pela secreção mucosa e por diminutos pêlos nasais chamados cílios. Esse pequeno sistema de fluxo de ar pode ficar obstruído, se alguma coisa impedir os cílios em sua atividade, se um resfriado trancar uma abertura sinusal, ou se algum alérgeno intumescer o revestimento mucoso. O ar vai ficar estagnado e medram as bactérias. Estabelece-se a infecção e você terá um típico caso de sinusite. Se isso ocorrer com frequência, você poderá acabar com um espessamento permanente das membranas sinusais e uma sinusite crônica. Mas antes de chegar a esse ponto, veja o que dizem os médicos para desobstruir os seios nasais, reduzir a dor e a pressão e fazer com que o ar flua livremente.sinusi

Vapor. A umidade é o segredo para manter os cílios funcionando, o muco fluindo e os seios drenando. Duas vezes por dia, ligue o chuveiro no nível mais quente, o suficiente para embaçar o espelho, e fique respirando a névoa quente. Ou faça uma tenda: Com a cabeça encoberta por uma poalha, aspire o vapor de uma panela com água quente. Inale-o profundamente.

Em caso de congestão. Se a congestão o atingir durante o dia, no trabalho ou em qualquer lugar, pegue uma xícara de café, chá ou sopa bem quente, cubra-lhe as bordas com as mãos em concha e aspire. Não funciona tanto quanto o banho de vapor, mas alivia.

Umidificar o ambiente da casa. Os vaporizadores e umidificadores são recomendados. Devem ficar do lado da cama para impedir o ressecamento das vias nasais e sinusais. Mas trate de limpar o aparelho uma vez por semana, para evitar nele o crescimento de fungos.

Lavar o nariz diariamente. Para lavar as vias nasais, use uma mistura de 1 colher de chá de sal em 2 xícaras de água morna e uma pitada de bicarbonato de sódio. Coloque-a numa seringa, incline a cabeça para trás, feche uma das narinas com o polegar e aspire a solução com a outra. Em seguida, assoe com delicadeza o nariz. Repita a manobra do outro lado.

Líquidos com abundância. Beba bastante líquido, quente ou frio,durante o dia. Os líquidos afinam o muco e o mantem fluindo. Beberique durante o dia chá de feno-grego, funcho, anis ou salva para ajudar ainda mais a movimentar as mucosidades.

Assoe uma narina de cada vez. Isso evita que aumente a pressão nos ouvidos, o que pode empurrar bactérias ainda mais para dentro das cavidades sinusais.

Esqueça as boas maneiras. Vá em frente e espirre. O espirro é também uma boa maneira de drenar os seios e eliminar secreções estagnadas garganta abaixo.

Uso de descongestionantes. Os melhores são os comprimidos de ação unica, que só contenha descongestionantes. Causam vasoconstrição, fazem o ar passar pelo nariz e alivia a pressão. Deve-se evitar os produtos que contenham anti-histamínicos em caso de infecção, pois ressecam as secreções nasais e podem obstruir as passagens ainda mais.sinusa

Uso moderado de sprays nasais. Os descongestionantes tópicos, quando usados com frequência, podem agravar a condição. O que os especialistas chamam de efeito rebote. O que acontece é que inicialmente o spray retrai o revestimento nasal. Depois a mucosa reage através do edema, ficando mais tumefeita do que antes e criando um ciclo vicioso de uso. Pode levar semanas para desaparecer o edema, após o uso abusivo de descongestionantes.

Caminhar. A ginástica pode propiciar algum alívio porque libera adrenalina que causa vasoconstrição, possibilitando a redução do edema sinusal.

Compressão sinusal. A compressão, com o movimento dos seios inflamados, renova o suprimento de sangue local e dá algum alívio. Comprima firme com os polegares os dois lados do nariz e mantenha a pressão 15 a 30 segundos. Repita a manobra.

Livre-se da dor. Aplique compressas úmidas sobre as cavidades doloridas. A dor melhora. Umedeça um esfregão de banho com água morna e coloque-o sobre os olhos e bochechas e deixe-o até a dor desaparece. Leva alguns minutos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.