Doenças e Tratamentos

13 Formas para Aliviar a Dores de Dente

Vai longe o tempo em que para aliviar uma dor em cárie profunda, introduzia-se na cavidade um pouco de cânfora, ou algodão molhado em aguardente canforado, ou creosoto, ou ainda gotas de láudano. Em caso de dor nervosa(sem destruição visível do dente) utilizava-se um cataplasma de linhaça, embebido num cozimento de meimendro-negro e cabeça de dormideiras, aplicado ao lado do rosto. Hoje a dor de dente é vista como um sintoma de causa variada. A polpa do dente ou as gengivas em torno da cúspide latejando podem estar infectadas.Pode haver uma cárie num dos molares. Pode ser uma bicúspide rachada. A dor também pode decorrer apenas de irritação por pedaço de alimento, preso entre os dentes.

Só o dentista pode distingui-las. Até chegar nele, procure aliviar a dor.

Colutórios. O primeiro a ser usado é o mais natural: apenas água. Emprega-la na temperatura do corpo; e bochechar vigorosamente. Quando a dor é causada por alimentos entre os dentes, a lavagem e o bochecho podem desaloja-los.dende

Uso de fio dental. Se não bastar o bochecho de água, procure retirar os fragmentos ou resíduos alimentares com fio dental. Faça a manobra com delicadeza, para não machucar a gengiva.

Para atenuar a dor. Mantenha um gole de uísque sobre o dente dolorido. A gengiva absorverá parte do álcool, o que aliviará a dor. Cuspa o restante

Lavar com água e sal. Após as refeições e ao deitar, misture uma colher de chá de sal em 250 ml de água á temperatura do corpo. Mantenha-o na boca, bocheche com delicadeza e cuspa.

Massagem. Ás vezes, reduz a dor em 50%. Esfregue um cubo de gelo na área em V formada pelo encontro dos ossos do polegar e do indicador. Com delicadeza, faça pressão sobre a área de 5 a 7 minutos. Em pesquisa recente descobriu que a massagem com gelo alivia a dor de 60 a 90% dos casos. Pesquisa revela que o procedimento funciona porque a massagem, através do movimento repetitivo, envia impulsos pelas vias nervosas nas quais a dor normalmente transitaria. Como essas vias só conseguem transportar um sinal ou impulso por vez, o movimento de fricção suplanta a dor(ou os estímulos doloroso).

Óleo de cravo-da-índia. Os norte-americanos usam há anos esse medicamento vendido sem receita médica. Vem em pequenos frascos. Basta pingar uma gotinha no dente ou colocar junto á região dolorida com um pequeno chumaço de algodão.

Evitar a mastigação. Quando a dor de dente é causada por traumatismo contuso sobre o dente, não convém usar o lado atingido durante a alimentação. Se nada foi lesado, o repouso do dente haverá de restaurar-lhe a vitalidade.

Chupar cubos de gelo. Trate o problema como qualquer outra lesão traumática. Use gelo. Coloque-o sobre o dente dolorido ou junto á bochecha contígua durante intervalos de 15 minutos, ao menos três ou quatro vezes por dia.

Mantenha a boca fechada. Sempre que o ar frio for problema. Basta interromper o fluxo.denda

Mantenha a boca aberta. Há dores de dente que decorrem de mastigação ou mordedura incorreta. Nesse caso, evite fechar a boca até o dentista dar uma olhada.

Aspirina. Não coloque aspirina diretamente sobre a gengiva dolorida: pode causar-lhe queimadura química. Para alívio da dor, tome uma aspirina de 4 em 4 ou de 6 em 6 horas.

O calor. Evite o calor sobre a bochecha mesmo quando aliviar a dor. Se for uma infecção, o calor mobilizará o processo para fora do maxilar e poderá agrava-lo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.