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15 Alimentos que Hidratam a Pele Seca

Sua pele é a que você come”. Essa frase não poderia ser mais verdadeira, pois nada reflete melhor a qualidade de nossa alimentação do que nossa pele. Manter uma pele hidratada e bonita sem depender do auxílio de cosméticos e de milagres estéticos não é nenhuma missão impossível. Isso porque não só a ingestão de líquidos e o uso de cremes e loções hidratantes contribuem para manter uma pele nutrida e saudável. Alimentos como frutas, legumes, verduras, cereais e óleos também possuem seus poderes embelezadores. Você pode conquistar uma pele digna de muitos elogios se souber incluir esses itens em sua dieta. Vale ressaltar que é essencial aliar a boa alimentação a um estilo de vida saudável e não esquecer de beber os sagrados dois litros mínimos de água por dia.

Alimentos para pele seca: Os alimentos para pele seca são rabanete, tomate, melancia e melão porque são alimentos ricos em água que vai ajudar a hidratar a pele. As amêndoas, avelãs, sementes de girassol, amendoim, castanha-do-pará são também alimentos importantes para a pele seca porque são ricos em vitamina E, que ajuda a reparar a pele. Para a pele se manter hidratada é essencial beber água ou chá ao longo do dia, sem açúcar.pele-hidrata

Alimentos para pele flácida: Os alimentos para pele flácida são laranja, limão, kiwi, tangerina entre outras frutas cítricas porque são ricas em colágeno, que ajuda a manter a firmeza da pele. Chá verde, frutos vermelhos e outros alimentos antioxidantes são também importantes para evitar a flacidez da pele porque estas substâncias combatem o envelhecimento precoce. Nutrientes como os ômegas 3, 6 e 9, o selênio, a coenzima Q10, o silício e o magnésio ajudam a manter a hidratação da pele nos níveis ideais. Pele hidratada e cheia de vida. Confira:

Frutas: Algumas frutas possuem grande porcentagem de água em suas composições, o que ajuda na manutenção de uma pele bem hidratada. Anote: Framboesa, abacaxi, kiwi, abacate, melancia, melão e pêssego médio são frutas que possuem alto conteúdo de líquido, ou seja, têm poderosas funções que auxiliam na hidratação da pele. Para os que estão em guerra com a balança, a melancia, o melão, o pêssego e a framboesa são frutas com baixíssimo valor calórico, ou seja, abuse delas sem culpa.

Pepino: O pepino é um dos vegetais mais ricos em água (cerca de 95% dele é água), razão pela qual é bastante utilizado em máscaras hidratantes para o rosto, na redução das olheiras e olhos inchados. Apresenta também níveis elevados de potássio, substância que beneficia a elasticidade da pele, ajudando no seu rejuvenescimento e aspeto saudável. Consuma pepino em sucos detox e saladas, mantendo uma parte da casca, e não deixe de preparar máscaras hidratantes com ele.

Melancia: Há pessoas que não apreciam a melancia porque defendem que ela é somente água, quando isso, na verdade, é um grande benefício! Com baixo teor calórico, esta fruta não só ajuda no controlo do peso como nos refresca e hidrata de dentro para fora, sendo imprescindível nos dias mais quentes. Vale a ela referir que além de apresentar elevada percentagem de água, a melancia inclui vitamina B e sais minerais essenciais para o nosso organismo, tais como ferro, cálcio e fósforo. Consuma a melancia antes das refeições para diminuir o apetite, como sobremesa, ao lanche e em saladas de fruta.

Tomate: Outro alimento simples do qual pode tirar partido para hidratar sua pele é o tomate, que apresenta níveis de água cima de 90%. Entre os vários benefícios do tomate, podemos destacar a elevada quantidade de antioxidantes que ajudam a manter as células jovens e a sua propriedade diurética que ajuda a eliminar as toxinas do corpo e a combater o aspeto cansado da pele. O tomate é uma fruta bastante versátil, pelo que você pode consumi-lo sob forma de suco, geleia, sopa, em saladas, etc!

Nabo: Uma planta sobretudo apreciada no Oriente para preparo de diversos pratos, o nabo integra a lista dos alimentos mais potentes na hidratação da pele! Neste caso tanto a raiz como as folhas são benéficas e podem ser consumidas, apresentando elevado teor de cálcio, vitamina A, B, C e agentes antioxidantes. Consuma o nabo em sopas, como substituto ou complemento da batata, cortados em rodelas e grelhados, refogados, assados e ralados crus para adicionar em saladas.

Grandes aliados: Tomate e Couve manteiga crua também são grandes aliados na conquista de uma pele hidratada. Isso porque tanto a fruta quanto a folha possuem mais de 90% de água em sua composição. A inclusão desses dois alimentos em sua dieta auxilia sem dúvida na conquista de uma pele bem nutrida. Além de fibras, a couve possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, niacina e vitamina C e a folha também tem o poder de desintoxicar o organismo. Já o tomate oferece nutrientes como potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C e é rico em licopeno, poderoso antioxidante.

Alface: Amantes de saladas adorarão saber que a alface é um dos alimentos ricos em água e que, por essa razão, pode beneficiar em muito nossa pele! Bastante nutritiva e reunindo um vasto conjunto de substâncias positivas para o nosso organismo (vitaminas A, B, C, K, fibras, betacaroteno, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, ácido fólico, etc), a alface combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele. Não deixe que este vegetal falte em sua casa! Beneficie das propriedades da alface preparando saladas com ela, sopas, lasanhas vegetarianas, etc.

Ovo: Você sabia que a clara de ovo é composta por 75% de água? Esta é mais uma razão para consumir ovos, caso não o faça já. Além disso, é um dos alimentos que apresenta uma maior diversidade de vitaminas e minerais, o que se reflete no seu poder de melhorar nosso sistema imunológico e a conseguir uma pele saudável. Consuma até 3 ovos por semana, sejam cozidos, recheados, benedictela ou utilizados como máscara para o rosto.

Goiaba: Esta fruta exótica e tropical não poderia ficar excluída da listagem dos alimentos mais hidratantes para a pele, dado que apresenta cerca de 86% de água na sua composição. Tal como os outros alimentos apresentados neste artigo, a goiaba também é rica em agentes antioxidantes, que previnem o envelhecimento da pele, e vitamina C, ajudando a fortalecer o sistema imunitário. Usufrua das propriedades da goiaba preparando suco com ela, mousse, geleia ou consumindo-a crua.

Abacaxi: O abacaxi é uma fruta incluída em várias dietas depurativas, ou seja, que têm como finalidade “limpar” o corpo, eliminando as toxinas. Isto acontece porque, além de conter um elevado teor de água, o abacaxi apresenta ainda propriedades diuréticas, grandes quantidades de vitamina C e agentes antioxidantes. Estas são qualidades que beneficiam o aspeto da pele! Consuma o abacaxi cru antes, durante ou após as refeições, acrescente-o em saladas, pizzas, sobremesas e sucos.

Couve-flor: Uma hortaliça de aspeto peculiar e semelhante ao brócolis, a couve-flor é um também um dos alimentos mais ricos em água que podemos encontrar. Além de ajudar na produção de colagênio, substância que beneficia a elasticidade da pele, este tipo de couve evita a retenção de líquidos e é um poderoso aliado na prevenção de resfriados. Saiba como cozinhar couve-flor e beneficie de todas as propriedades deste legume saudável!

Pimentão: Também chamado de pimentão, este legume apresenta várias propriedades benéficas para o organismo, entre as quais destacamos o elevado índice de água, vitamina C, fibra, licopeno, betacaroteno e flavonoides, três poderosos antioxidantes que ajudam na manutenção da pele. Pessoas com problemas digestivos podem também beneficiar este alimento. É preferível que consuma pimentão cru, estado no qual os seus nutrientes não foram alterados, mas também pode usá-lo em salteados de legumes, recheado no forno, etc Se deseja ler mais artigo parecidos a Quais os alimentos que hidratam a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Fundamentais: Incluir na alimentação legumes de cor verde e grãos e cereais integrais é fundamental para a hidratação da pele. Óleos de peixe, de nozes ou vegetais também não podem ficar de fora de sua dieta. Os legumes, de preferência os de cor verde, são ricas fontes de silício e magnésio, elementos que mantêm as propriedades da pele em níveis ideais. Mais do que fundamentais, os grãos e cereais integrais, como o arroz, a aveia e a cevada, são alimentos antioxidantes, pois são ricos em selênio. Já os óleos, seja de peixe, de nozes ou vegetais, são fontes de ômegas 3, 6 e 9 e ajudam no combate dos radicais livres, que degradam as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele.

Abobrinha: A abobrinha apresenta uma grande quantidade de água em sua composição, além de ser rica em vitamina B3, que auxilia na manutenção dos níveis de colesterol. Cozinhar a abobrinha antes de comer acaba retirando boa parte da água. Como a intenção é de se hidratar, prefira consumi-la crua, ralada ou fatiada na salada.alimento-pele

Chá de cavalinha: Este é outro poderoso aliado na busca de uma pele saudável e hidratada. O chá da erva é medicinal, pois é bem eficaz como diurético, antiinflamatório, adstringente, além de ser revitalizante. Para o cuidado com a pele, funciona de maneira excelente. Isso porque a planta tem ácido sílico na sua composição, elemento benéfico para a hidratação da pele.

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 100 g de chá cavalinha
  • 100 g de casca de abacaxi

Preparo: Em uma chaleira, ferva a água. Desligue o fogo e coloque a erva e a casca de abacaxi em infusão por aproximadamente 10 minutos. Sirva quente.

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