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18 Alimentos para Controla a Tiroide

A tireoide é uma das glândulas mais importantes e mais subestimadas que temos em nosso corpo. Localizada na parte da frente do pescoço, ela é responsável por secretar hormônios que controlam diversas funções no organismo, incluindo a manutenção do peso, a forma como usamos energia, a metabolização dos alimentos e até a qualidade do nosso sono.

Existem duas condições principais que acometem a tireoide e podem causar uma série de desequilíbrios no organismo: o hipotireoidismo, no qual a tireoide trabalha menos do que deveria, e o hipertireoidismo, caracterizado por uma atividade exagerada da glândula.

Muitas vezes estas condições demoram a serem detectadas, e costumam ser tratadas com medicação ou até cirurgia. No entanto, existem algumas formas naturais de regular o seu funcionamento, através da inclusão de alimentos específicos em nosso dia-a-dia.

Hipotireoidismo
Esta condição é caracterizada por uma diminuição na produção de hormônios da tireoide, e pode causar fadiga, cansaço, sonolência, redução do metabolismo e até ganho de peso. Para combatê-la, é importante manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes.tiroide

Alimentos para regular a tireoide
Peixes
Aposte em peixes como o atum, o salmão e a truta, que são ricos em ômega 3, capazes de reduzir inflamações, aumentar a imunidade e diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Eles também são fonte de selênio, mineral fundamental para o bom funcionamento da tireoide.

Nozes e castanhas
São uma ótima fonte de selênio e um lanche prático para levar com você e comer entre as refeições. As mais recomendadas são macadâmia, avelã e a castanha-do-pará. Fique de olho na porção, pois elas são muito calóricas, por isso um punhado é suficiente para a macadâmia e a avelã e duas unidades são a medida certa para a castanha-do-pará.

Grãos integrais
Um dos sintomas mais comuns do hipotireoidismo é a prisão de ventre. Para combatê-la, aumente a ingestão de grãos integrais, ricos em nutrientes e fibras que melhoram o funcionamento do intestino.

Frutas e vegetais
Para evitar o ganho de peso que pode ser causado pela hipoatividade da tireoide, vale a pena aumentar o consumo de alimentos com alta densidade nutricional, que oferecem muitos nutrientes em poucas calorias. Por isso, tente incluir vegetais e frutas em todas as refeições, já que são riquíssimos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Alga marinha e frutos do mar
O elemento mais importante para o funcionamento da tireoide é o iodo, já que ele é o precursor da produção hormonal feita pela glândula. A alga marinha, também conhecida como nori, é riquíssima em iodo e pode ser usada em pratos japoneses, saladas e sopas. Os frutos do mar são outra opção para obter o iodo, portanto não se esqueça de incluí-los na dieta.

Leguminosas
Leguminosas como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico oferecem proteína, antioxidantes, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. São uma ótima fonte vegetal de energia, muito úteis se o hipotireoidismo provoca cansaço e falta de disposição.

Hipertireoidismo
O hipertireoidismo ocorre quando a tireoide trabalha além do necessário, produzindo mais hormônios do que seria esperado. Ela acelera o metabolismo e pode causar deficiências nutricionais, perda de peso e massa muscular, por isso é necessário manter uma dieta hipercalórica (possivelmente com mais de 3000 calorias) para conseguir manter o peso.

Proteínas magras
As proteínas são importantíssimas para quem sofre de hipertireoidismo, já que são usadas como “blocos de construção” no organismo e ajudam a manter a massa magra. Inclua na dieta opções magras de proteína animal como peixe, frango e ovos, e não se esqueça das fontes vegetais, como nozes e leguminosas.

Soja
A soja é um alimento rico em isoflavonas, incluindo um tipo específico chamado genisteína. Estudos mostram que esta substância pode ser mais eficaz do que muitos medicamentos na tentativa de inibir as funções da tireoide, sendo capaz de reduzir seu nível de atividade.

Laticínios
Da mesma forma que a tireoide hiperativa faz com que o corpo “roube” proteína dos músculos, ela também remove o cálcio do sangue, que é eliminado através da urina. Para lidar com esta situação, o organismo retira cálcio dos ossos, enfraquecendo-os.

Por esse motivo, é importante consumir alimentos ricos em cálcio, como o leite, iogurte e queijo diariamente.

Vegetais crucíferos
Vegetais como a couve, espinafre, brócolis, couve-flor e repolho contêm goitrogênicos, um composto químico que bloqueia a habilidade da tireoide de usar o iodo e, com isso, força a glândula a produzir menos hormônios.

Amêndoas
É recomendado aumentar o consumo de amêndoas, pois elas são ricas em zinco, mineral que é esgotado devido à hiperatividade da tireoide e precisa ser reposto. Outras fontes são o amendoim, nozes e sementes de abóbora.

Gema do ovo – A quantidade de iodo presente no alimento também é importante para a produção de hormônios pela tireoide. Além disso, a gema apresenta carotenoides (responsáveis pela cor amarelo alaranjada), também importante para a glândula.

Morangos – Uma das poucas frutas que contém grande quantidade de iodo. Uma xícara de morangos contém 12,96 mcg de iodo ou 8,6% da RDA

Glúten

Ele é de grande ameaça para a saúde da tireoide, graças a uma proteína chamada gliadina. O que acontece é que tireoide produz uma substância muito parecida com a gliadina. Então, quando consumimos pão, macarrão e outras massas que contêm glúten, nosso corpo vai reagir através do sistema imunológico, destruindo ambas. Não ache que o efeito é imediato. Ele vem depois de anos de consumo do glúten.tiroide-tiroide

Laranja
Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, entretanto, é pequena: uma laranja por dia. “Como essa fruta é altamente calórica, a ingestão deve ser controlada, lembrando que um suco contém pelo menos três unidades de laranja”, lembra o nutrólogo Roberto.

Carne Vermelha
Além de selênio, também conta com a vitamina B6, que atua na produção de hormônios e é estimulante das funções defensivas das células. Consumo Ideal: 1 porção de 120g ao dia.

Castanha-do-pará
Rica em selênio e ômega-3, uma gordura poli-insaturada, a castanha-do-pará fornece nutrientes que servem de matéria-prima para a produção de hormônios pela tireoide. “O ideal é consumir uma ou duas castanhas

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