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Doenças e Tratamentos

18 Maneira de Evitar a Fadiga do dia-dia

Seja sincero. Quando você ouvi pela primeira vez a expressão “crise de energia “, você pensou na restrição ao fornecimento de petróleo pelos árabes ou em você mesmo? Se pensou em você mesmo, lutando para dar partida ao motor, de manhã, desesperado para mantê-lo funcionando á tarde, depois do almoço, e ansioso para desligá-lo ao chegar á noite, não se sinta sozinho. Todas as pessoas, em alguma ocasião, sentem-se fatigadas. E quem não gostaria de ter mais energia do que dispões hoje? Infelizmente, ter mais energia é exatamente como ter mais dinheiro, é mais fácil falar do que conseguir. Todavia, é também mais fácil aumentar a energia do que provavelmente se imagina. Naturalmente, a prescrição abrangente dos médicos ainda é a mesma: bastante repouso, comer dieta balanceada, fazer ginástica. Mas aqui os médicos e outras autoridades vão além dessas generalidades e oferecem soluções mais específicas, de alta voltagem.

Aquecimento. “Concedo a você  mesmo mais 15 minutos pela manhã, antes de começar o dia”. “Dessa forma você não ira começá-lo já com pressa e cansado”.fadiga

Os três componentes da dieta. Os três componentes de um bom desjejum são os carboidratos as proteínas e as gorduras. Certamente você  não vai querer acrescentar gordura á mesa de seu café da manhã. Através das proteínas obtemos uma boa parcela de gordura, excelente forma de armazenar energia. Mas mesmo os cereais ( carboidratos complexos) com leite ( fonte de proteína) podem dar uma boa partida ao seu dia. Existem várias opções nesse sentido. Para proteína, por exemplo, talvez você prefira o iogurte com baixo teor de gordura, ou um pedaço de galinha ou peixe pequeno. Para não consumirmos muitos carboidratos no desjejum, cheios de açúcares simples. “Você na realidade pode superativar a insulina, o  açúcar poderá declinar no sangue; o que pode deixá-lo nervoso”. Portanto evite esse tipo de alimento,  entre a casa e o escritório.

Prenda os ladrões de energia.”Se for problema no emprego, ou discussão familiar, você terá de resolver”. Mais se não puder solucionar o problema”, pelo menos tire férias da situação”. Portanto, se estiver tentando controlar um segundo emprego, desista ou tire licença. E se os parentes prolongaram a permanência em sua casa, polidamente sugira que o tornem a visitar daqui a três anos. Desligue para religar. A televisão é excelente para levar as pessoas á letargia. “Procure ler em vez para levar as pessoas á letargia. “Procure ler em vez disso”.

Ginástica. “ A ginástica lhe dá energia”. As pesquisas confirmaram essas palavras. Mais de 200 empregados federais foram colocados num programa de ginástica moderada, regular. Os resultados: 90% disseram que nunca tinham se sentindo melhor. Quase metade afirmava que sentia menos estresse e cerca de um terço dizia que dormia melhor , a ginástica energética, a marcha acelerada é suficiente, três a cinco vezes por semana, de 20 a 30 minutos de cada vez, não depois de 2 horas antes de dormir.

Lembre-se: a honestidade é a melhor política. Por tudo de bom que a ginástica propicia, pode ser adictiva. E a pessoa terá uma overdose se não for honesta com o corpo. “Tenho de trabalhar para dizer a mim mesmo que será bom, que sairei ganhando com um tempo de folga”.

Atacar uma coisa de cada vez.“Faça listas”. “Muitas vezes as pessoas se sentem cansada por acharem que devem fazer coisa que não sabem por onde começar”. Ao estabelecerem prioridades e ao anotarem o progresso de evolução. conseguirão permanecer concentrados e com energia.

Quando cansaço significa doença

A fadiga pode ser apenas um sinal para se começar uma vida melhor, ou indica uma gripe ou resfriado a caminho. Mas pode também ser advertência de doença. ” Todas as afecções crônicas, diabetes, doença pulmonar, anemia, causarão fadiga“. A fadiga também é um sinal de muitas outras enfermidades, inclusive hepatite, mononucleose, doença tireoidiana, câncer. Portanto, se o cansaço persistir, não tente o autodiagnóstico.

Faça uma coisa por dia. Se se sente culpado por omitir refeições, pela dieta ou por não comer propriamente. Tome um suplemento de vitaminas e sais minerais por dia. É uma boa idéia. “A falta de boa nutrição pode causar fadiga, e um suplemento ajudará a compor os nutrientes necessários. Mas não espere que uma vitamina propicie energia instantaneamente”. “É uma falácia dizer-se que, quando cansado, vitaminas bastam para sentir-se melhor”, afirma. Só a boa alimentação resolve.

Ensine o corpo a ver as horas. Os ritmos circadianos agem como nossos relógios internos, elevando e baixando a pressão arterial e a temperatura do corpo, em diferentes momentos do dia. Essa atividade bioquímica causa oscilações, da sensação de alerta á de grande cansaço e fraqueza. Por que alguns o auge da atividade metabólica se dá em horas tão inconvenientes, como no meio da noite? Acho que as pessoas, até mesmo sem saber, desenvolvem o seu próprio ciclo temporal”. Propõe a mudança desse horário, da forma mais prática possível, para complementar o ciclo circadiano. Para tanto, basta simplesmente levantar um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde, 15 minutos, por exemplo, até que  a pessoa se sinta confortável com o novo horário. Mantenha-o até atingir o horário desejado.

Renunciar ao fumo. Os médicos sempre aconselham a deixar de fumar, mas acrescentam uma outra razão á lista: fumar interfere adversamente sobre o aporte de oxigênio nos tecidos. O resultado é a fadiga. Quando deixar pela primeira vez, entretanto, não espere um crescimento energético imediato. A nicotina age como estimulante e a supressão pode causar algum cansaço temporário.

Fazer da ginástica uma atividade diária. Se trabalha cedo, no almoço ou á noite não poupe a sua ginástica para um só período de tempo. “Levante-se e movimente-se pelo menos de 2 em 2 horas”. As opções são ilimitadas: o executivo que pedala em bicicletista estacionária no próprio  escritórios, o residente de medicina que corre nas escadas do hospital.

Aprenda a dizer não. ” Aprenda a delegar”. Se muitos compromissos ou responsabilidades lhe pesam sobre os ombros, aprenda a dizer ” Não participarei daquela comissão”.

Perder peso. ” Se for uma pessoa obesa, se precisar de um declínio de 20% de seu peso ( ou mais), perder peso ajudará muito”. Naturalmente, certifique-se de seguir uma dieta adequada, em combinação com a ginástica. Não convém perder peso rapidamente, pois o desgastará ainda mais.

Não dormir demais. Você pode obter muito de uma boa noite de sono. ” Mas se dormir demais, passará o dia inteiro tonto”. ” Em geral bastam 6 a 8 horas de sono, para a maioria das pessoas”.

Não dormir de menos. Se não for para a cama até ás 2:00 e levantar ás 5:00, por exemplo, ficará esgotado no dia seguinte. Nunca engane o sono.fadiga-fadiga

Tirar um cochilo. Os cochilos não servem para qualquer um, mas podem ajudar as pessoas mais velhas a recarregarem as baterias. Os mais jovens, com horários caóticos e breves noites de sono, podem também considerar essas possibilidade. Se optar por ela, procure fazê-lo á mesma hora,todos os dias, e por não mais de uma hora.

Respirar profundamente. Uma das melhores formas de relaxar e energizar ao mesmo tempo.

Transforme o almoço na sua principal refeição. Se a sopa e a salada com pedaço de fruta não o satisfizerem.Que o almoço passe a ser a mais importante refeição do dia e depois dele que se caminhe durante 20 minutos. Com a maior parte das calorias no início do dia e teremos combustível suficiente   para continuarmos funcionando. Mas é preciso ser seletivo no tipo de rápido metabolismo. As gorduras, por outro lado, queimam mais lentamente, o que significa que o deixarão mais lento.

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