2º Mês de Gestação – Mudanças Corporais e Desenvolvimento Do Bebê que você precisa conhecer. Além do mais,  até agora você pode ter percebido que estar grávida é diferente de qualquer outra experiência que você possa ter tido em sua vida.

Não apenas o corpo muda, mas a mente e o espírito também passam por uma transformação. Então, como é estar grávida de dois meses? Como é o seu bebê no mês 2? Leia mais para saber mais:

2 mes de gestaçao

Sintomas do 2º Mês de Gestação:

Seu corpo sofre muitas mudanças para acomodar um bebê em crescimento, mas nenhum deles é óbvio. De fato, você experimentará todas as mudanças que você experimentou no mês passado junto com algumas novas também. A maioria desses sintomas é normal:

Mal Estar Pela Manhã / Náusea:

Náuseas e vômitos da gravidez (NVP) são sintomas comuns da gravidez e afetam cerca de 85% das mulheres. O termo doença matinal é enganoso, porque os sintomas persistem ao longo do dia. Eles começam em torno da primeira semana e continuam até o segundo ou terceiro mês de gravidez.

Embora a náusea tenha um impacto nulo na sua saúde ou na saúde do bebê durante o 2º Mês de Gestação, a longo prazo isso pode afetar sua vida. Algumas mulheres são incapazes de se concentrar e forçadas a tirar folga do trabalho.

Algumas mulheres sentem-se deprimidas durante o 2º Mês de Gestação, enquanto algumas acham que a condição afeta seu relacionamento com seus parceiros. Mas a condição também está associada a resultados positivos.

Por exemplo, estudos revelam uma associação entre náuseas e vômitos e diminuição de casos de aborto espontâneo.

Fale com o seu médico se a náusea for grave ou se você não estiver com vontade de comer. Geralmente no 2º Mês de Gestação, os sintomas estão relacionados ao seu senso de olfato, portanto evite alimentos e cheiros que façam você se sentir enjoado.

Certifique-se de que você come na hora certa, porque, a fome também faz você querer vomitar. Sniff uma cal ou outra fruta cítrica. O gengibre também evita náuseas e vômitos.

Mudanças de Humor:

Se você está grávida de dois meses e experimentando mudanças de humor, você não está sozinho. Os hormônios da gravidez costumam deixar as mulheres loucas.

Às vezes, você pode estar cheio de zing e entusiasmo, e às vezes, levantar um dedo se torna uma tarefa difícil. Em alguns dias, você é alegre, mas em alguns você é a beldade sombria quintessencial.

Você pode questionar suas habilidades sobre ser pai ou ser sobrecarregado pelas responsabilidades financeiras.

Ninguém sabe ao certo por que as mulheres se comportam da mesma maneira que durante a gravidez, mas muito tem a ver com os hormônios estrogênio e progesterona.

Eles afetam o nível de substâncias químicas cerebrais que regulam o humor. A melhor maneira de administrar um balanço de humor é adormecer. Com bastante descanso e uma dieta adequada, a maioria das mudanças de humor deve estar sob controle.

Mas entre em contato com o médico imediatamente, se seus pensamentos levarem a lesões auto-provocadas ou se durarem mais de duas semanas.

Aumento do Desejo de Fazer Xixi:

Suas visitas ao banheiro agora são mais frequentes do que nunca. Micção freqüente durante o início da gravidez está relacionada aos hormônios. Depois que o embrião se planta no útero, seu corpo produz o hormônio da gonadotrofina coriônica humana (hCG) que desencadeia um aumento na micção.

Infelizmente, a condição vai durar até o final da gravidez (as razões podem variar. É importante manter-se hidratado, por isso não reduza os fluidos. Mas diminua a ingestão de líquidos antes de ir para a cama. Da mesma forma, café, chá e outras bebidas com cafeína aumentam sua vontade de fazer xixi.

Aumento dos Seios:

Não se surpreenda se o seu sutiã de repente parece um pouco apertado demais. Como os hormônios estrogênio e progesterona preparam seu corpo para a maternidade, eles levam a um acúmulo de gordura. Eles também se tornam macios e sensíveis ao toque. Um sutiã de algodão de boa qualidade deve ajudar a aliviar a dor.

Desejos de Comida:

Alterações hormonais combinadas com uma deficiência nutricional podem levar a desejos de comida louca. De cinzas de cigarro a barras deslizantes de tamanho real, a lista de desejos por comida pode ir do bizarro ao ridículo. Contanto que não lhe prejudique, não há problema em entrar neles. E sempre que possível, pense em alternativas saudáveis.

2º Mês de Gestação – Mudanças Corporais:

Os sintomas que você experimentou no mês passado continuarão neste mês também. Não é exagero dizer que os hormônios quase tomaram conta do seu corpo.

Além de progesterona e estrogênio, também produz um hormônio hCG. Juntos, eles garantem que seu bebê sobreviva aos estágios iniciais da gravidez.

Enquanto o estrogênio e a progesterona ajudam a manter a gravidez, o hCG garante que o corpo não trate seu bebê como um intruso. Além das alterações mencionadas anteriormente, seu corpo experimenta alguns novos sintomas como corrimento vaginal e inchaço. Para evitar a constipação, beba muita água e coma alimentos ricos em fibras.

Preocupações Comuns no 2º Mês de Gestação:

Durante os nove meses da sua gravidez, você pode ter vários problemas. Enquanto a maioria deles é inofensiva, alguns podem exigir atenção imediata. Aqui está uma lista de preocupações comuns durante o segundo mês:

Varizes:

Um aumento no volume sanguíneo e níveis elevados de hormônio geralmente incham suas veias durante a gravidez. As veias aumentadas são de cor vermelha ou azul e aparecem torcidas. Eles estão inchados e são visíveis acima da pele.

Você pode ter uma predisposição genética para essa condição se alguém da família tiver veias varicosas. Idealmente, as varizes durante a gravidez duram até três meses após o parto.

Mas o problema piora com gravidezes sucessivas. Varizes são freqüentemente confundidas com veias de aranha. Eles parecem semelhantes, mas na condição posterior, as veias são menores e não estão tão inchadas.

Alguns sintomas comuns de varizes incluem uma dor que piora após ficar sentado ou em pé por um longo tempo, inchaço, escurecimento da pele, etc.

Se você tem varizes, evite ficar em pé ou sentado por longas horas e fazer exercícios regulares. Usar meias de compressão também ajuda a aliviar a dor. Durma lateralmente sempre que possível para tirar a pressão das pernas e permitir o fluxo sanguíneo normal. Informe o médico se nenhuma destas técnicas funcionar – ela pode sugerir tratamento adicional.

Azia e Indigestão no 2º Mês de Gestação:

Azia e indigestão são um problema comum durante a gravidez. Um estômago cheio, gosto ácido na boca ou uma sensação de queimação no peito e na garganta são alguns sintomas. Seus hormônios devem ser culpados por isso também.

Grandes quantidades de progesterona e estrogênio produzidos no corpo fazem com que os tecidos musculares ao redor do trato gastrointestinal (GI) relaxem.

Assim, a comida se move lentamente através do sistema causando indigestão (Azia é um sintoma de indigestão) e inchaço.

Sem dúvida, eles são desconfortáveis, mas são benéficos para o bebê. O movimento lento permite uma melhor absorção de nutrientes na corrente sanguínea, que por sua vez atinge o bebê através da placenta.

A Azia também ocorre quando o anel de músculos que separa o trato gastrointestinal do estômago relaxa, permitindo que os alimentos e os ácidos digestivos retornem do estômago para o esôfago.

Estes ácidos irritam o revestimento esofágico, causando Azia. Certos tipos de comida provocam Azia – comum entre eles, são alimentos condimentados, alimentos fritos e gordurosos, carne processada, chocolate e café.

Para evitar um refluxo ácido, mantenha esses alimentos desencadeantes da sua dieta. Mastigue bem e faça suas refeições lentamente – assim o ar não entra na barriga e seu estômago não precisa trabalhar duro para digerir a comida. Em vez de comer três refeições por dia, divida-as em seis mini-refeições para serem consumidas ao longo do dia.

Mastigue bem e faça suas refeições lentamente – assim o ar não entra na barriga e seu estômago não precisa trabalhar duro para digerir a comida. Em vez de comer três refeições por dia, divida-as em seis mini-refeições para serem consumidas ao longo do dia.

Mastigue bem e faça suas refeições lentamente – assim o ar não entra na barriga e seu estômago não precisa trabalhar duro para digerir a comida. Em vez de comer três refeições por dia, divida-as em seis mini-refeições para serem consumidas ao longo do dia.

Sangramento no 2º Mês de Gestação:

Manchas ou sangramento vaginal podem ocorrer durante a gravidez por várias razões. Sangramento ocorre no início de sua gravidez quando o embrião se implanta na parede do útero. Nos estágios posteriores, estes podem ser causados ​​por hormônios.

As secreções normais são geralmente claras, mas às vezes tingidas de sangue, muco e inodoras.

Contacte o médico se tiver hemorragias graves (com ou sem cólicas abdominais) ou se a descarga for espessa e apresentar um odor estranho. Estes sinais podem indicar uma infecção ou servir um aviso para um problema sério como um aborto espontâneo ou gravidez ectópica.

O Bebê Durante O 2º Mês de Gestação:

Seu bebê é agora do tamanho de um mirtilo e, provavelmente, parece um alienígena. Na verdade, ele parece um tubo enrolado – com uma ponta do tubo se tornando a cabeça e a outra a parte de baixo. Entre estas duas extremidades encontra-se a medula espinhal que está começando a se formar. E a placenta também. Acredite ou não, ele cresceu 10.000 vezes mais do que era na concepção. Sua cabeça é bastante grande e com uma testa proeminente.

Orelhas, nariz, olhos e pálpebras (permanecem fechados) começam a se formar. Os tecidos que formam o coração começarão a bater e podem ser ouvidos durante o exame de ultrassonografia da 6ª semana. Os membros começam a se formar, embora pareçam mais como remos. Os genitais também se formam, embora não possam ser vistos. Na verdade, até o final do mês 2, ele cresce para cerca de 2 polegadas e todos os principais órgãos começaram a se desenvolver.

Dieta:

Você precisa consumir uma dieta balanceada com nutrientes suficientes para permitir um desenvolvimento fetal saudável. Eles também ajudam a lidar com as mudanças em seu corpo. Ao contrário do que se acreditava, você não precisa comer por dois. Lotes de legumes e frutas, muitos líquidos, uma quantidade adequada de cereais e um pouco de carne magra é o que você precisa.

Vitaminas essenciais durante a gravidez incluem o ácido fólico, cálcio, vitamina D, zinco, ferro e iodo. O ácido fólico reduz os defeitos de nascimento e é particularmente importante durante as primeiras semanas de gravidez. Brócolis, vegetais de folhas verdes, frutas cítricas (laranjas especialmente) são ricas fontes de ácido fólico. O cálcio ajuda a construir os ossos e dentes do bebê.

O leite e outros produtos lácteos são as melhores fontes de cálcio. Embora o médico prescreva suplementos vitamínicos pré-natais, eles não podem ser um substituto para uma dieta saudável.

Na Sua Mente:

Agora que você está no seu segundo mês de gravidez, você pode apenas esperar que as coisas se acalmassem. Mas esse não é o caso das mulheres grávidas. Seu humor pode alternar entre emoção e sentimento otimista para se tornar sobrecarregado e ansioso sobre como lidar com a paternidade. Eles são provavelmente por causa das mudanças hormonais súbitas.

Uma certa dose de preocupação e ansiedade sobre a paternidade iminente e as súbitas exigências financeiras é normal e até útil. Aqui estão alguns pensamentos comuns que provavelmente incomodarão você no início da gravidez.

É Seguro Fazer Sexo Durante A Gravidez Precoce?

Sim, se você estiver com disposição para isso! Com toda a fadiga, náusea e outros sintomas da gravidez, o sexo provavelmente será a última coisa em sua mente. Mas algumas mulheres acham que fazer amor é agradável porque não precisam se preocupar com pílulas ou preservativos.

Da mesma forma, seu parceiro pode ou não estar de bom humor. Se ele não é, é provavelmente porque ele está petrificado por prejudicar o bebê. Seu bebê está protegido e está confortável – o aborto espontâneo nesta fase é em grande parte devido a anomalias cromossômicas e não tem nada a ver com o que você faz ou não faz.

No Consultório:

Se é o seu primeiro exame, provavelmente durará algumas horas. Você fará um exame físico completo, e coletará amostras de sangue para uma série de testes (determinando o tipo sanguíneo, fator RH, deficiência de ferro, doenças sexualmente transmissíveis, defeitos genéticos etc.).

A enfermeira também precisará de suas amostras de urina. procure diabetes, contagem de glóbulos vermelhos e leucócitos e bactérias. Você será solicitado a preencher um longo questionário com detalhes sobre o histórico de saúde da sua família e sobre questões relacionadas ao vício em substâncias, se houver (o passado e o presente).

E se esta for sua segunda visita, provavelmente será curta. O médico pode, no entanto, verificar seu peso e pressão sanguínea, coletar amostras de urina (para proteína, açúcar, etc.), procurar por sinais de edema e discutir coisas para fazer este mês.

2º Mês de Gestação – Mudanças Corporais e Desenvolvimento Do Bebê
Avalie Este Post!