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Dicas de Saúde

20 Alimentos para quer proteger a saúde

Alimentação saudável unida á pratica de atividades física regulares, atua no sistema cardiovascular e beneficiam não só o coração mas o corpo inteiro. “A saúde do coração e do aparelho circulatório depende de uma dieta saudável e balanceada, contendo uma grande variedade de alimentos”.

Abacate: a fruta é rica em gorduras do bem (Ômega 3 e 9) que atuam contra o colesterol ruim (LDL), além de ser rico em antioxidantes, como a vitaminas C e a vitamina E. Além disso outro composto muito benéfico á saúde encontrado no abacate é o ácido fólico (vitamina B9), que tem entre suas funções a de proteger o sistema cardiovascular.abacate-abacate

Alho: por conta de uma substância chamada alicina, ele atua como anti-inflamatório e antioxidante, agindo contra efeitos negativos dos radicais livres. “O consumo de alho pode ajudar a combater doenças cardiovasculares diminuindo o colesterol total, o LDL e os triglicerídeos no sangue. Ele também auxilia no tratamento da hipertensão e combate a formação de coágulos, possuindo assim importante papel na prevenção de derrame e infartos”.alho-alho

Azeite: “O azeite de oliva contém vitamina E, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatório, é em sua parte constituído de gorduras monoinsaturadas que reduzem o colesterol ruim”. Além disso, contribui para o bom funcionamento do intestino e atua na melhora imunidade. Porém evite o excesso. Uma colher (sopa) por dia é essencial!

Banana: alguns estudos sugerem que o potássio presente na fruta, além de contribuir para a saúde muscular, pode ajudar a regular a pressão arterial fator indispensável e de todo sistema cardiovascular.

Beterraba: “Rica em antociana, ela possui ação antioxidante e estimulante da imunidade, é excelente para o sistema circulatório, evite problemas cardíacos e inibe a formação de coágulos.

Brócolis: uma fonte vegetal rica em cálcio, ele também contém vitamina do complexo B e vitamina C. ” O brócolis possui substâncias antioxidantes e é rico em fibras, atuando na redução da hipertensão e combatendo a prisão de ventre”.

Chá verde: uma dieta rica em chá verde ajuda a realizar uma verdadeira faxina no organismo. “O consumo de 4 xícaras (chá) ao dia está associado á prevenção de alguns tipo de câncer, melhora do sistema imunológico, aumenta dos níveis de  células de defesa e redução dos riscos de doenças cardiovasculares.

Chocolate amargo: esta versão possui menor quantidade de gorduras e calorias ideal para ser consumida moderadamente. “O chocolate amargo, com 70% de cacau, é rico em antioxidantes, que combatem os efeitos dos radicais livres, prevenido doenças cardiovasculares”.

Espinafre: rico em ácido fólico, magnésio, cálcio e ferro, o espinafre pode ser considerado um superalimento. “Importante fonte de ácido fólico, quando adicionado á alimentos ricos em vitamina C, ou particularmente ao suco de laranja, aumenta-se o valor desta vitamina. Ele protege contra doença cardíacas e contra a hipertensão”.

Farelo de aveia: possui grande quantidade de fibras além de vitaminas do complexo B e proteínas. “A aveia é um cereal de alto valor nutricional e é considerado alimento funcional, já que consumo frequente previne a trata doenças obesidade, diabetes, hipertensão e diminui os níveis de colestrol ruim.

Uva: a fruta é uma grande aliada do sistema circulatório pois atua contra a inflamação dos vaso sanguíneos, facilitando a passagem do sangue. “O consumo da uva está ligado também ao aumento do bom colesterol, que é capaz de absorver cristais de colesterol que são depositados nas artérias”.

Goiaba: rica em fibras, a fruta, além de muito saborosa, também ajuda a diminui o colesterol ruim do organismo. O licopeno atua na prevenção de alguns tipos de câncer. “Devido ao seu alto teor de fibras solúveis, a goiaba ajuda na redução dos níveis colesterol e triglicerídeos sendo uma excelente ajuda na prevenção de doenças cardíacas.goiaba-goiaba

Tomate: o licopeno nutriente que dá a cor vermelha ao alimento, é um poderoso protetor do sistema cardiovascular, já que atua contra o colesterol ruim e protege as células dos efeitos dos radicais livres.”O consumo de tomates está associado a um redução do risco de câncer e doenças cardiovasculares, é um alimento pouco calórico, fone de fibras e vitaminas C”.

Limão: assim como a laranja ele é uma das frutas mais ricas em vitamina C, cujas propriedades são indispensáveis á saúde celular. Os ácidos cítricos e polifenóis presentes no limão, também ajudam  deixar o caminho livre para que o sangue possa percorre pelas artérias, já que a alta atividade antioxidante colabora para evitar a formação de placas de gordura.

Linhaça: por ser rica em ômega 3, auxilia na diminuição dos níveis de colesterol ruim e favorece o aumento do bom. Mas os seus benefícios não param por aí: as fibras tem a capacidade de beneficiar todo o organismo desde o sistema circulatório até o digestivo.

Oleaginosa: aliadas da dieta , elas promovem saciedade e contribuem para o sucesso de emagrecimento. Além disso, as castanhas e nozes também trazem consigo as gorduras essenciais, estudos mostram uma relação entre o consumo e a prevenção de alguns tipos de câncer. As castanhas são fontes de magnésio, fosforo, potássio, zinco e vitaminas do complexo B, entre eles a B1 e a B6.

Laranja: conhecida como uma das principais fontes de vitamina C, ela ganha destaque em relação a saúde do coração. A laranja é rica em fibras, possui cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno, algumas vitaminas do complexo B, entre outros. Estes nutrientes agem como antioxidantes, prevenindo danos nas células do organismo, além de ajudar no controle da glicemia e do colesterol.

Soja: o grão é rico em lipídeos vitaminas, minerais e fibras, sendo, além de antioxidante, um excelente protetor contra o aumento do colesterol ruim no organismo. Algumas pesquisa ainda sugerem que a soja pode prevenir alguns tipo de câncer devido á presença de um composto chamado genisteína, que inibe o crescimento das células cancerígenas.

Frutas vermelhas: as antocianinas substância responsáveis pela cor vermelha das frutas, desempenham um grande ajuda no combate aos radicais livres. Assim, os riscos de desenvolver vários tipos de câncer e doenças envolvendo o coração podem ser evitados.

Peixe de águas frias: os ômegas 3 e 6 são os responsáveis pelos benefícios ao coração. “Já é comprovado cientificamente que os peixes são aliados contra doenças cardíacas. Esses peixes possuem ácidos graxos essenciais que atuam na redução de triglicerídeos, melhoram a função imunológico e são anti-inflamatório”.  Além disso a carne de peixe é considerada uma das mais saudáveis existentes. Por isso, é ideal consumir o alimento de duas a três vezes por semana a fim de aproveita todos ps benefícios e proteger a saúde.

Dicas! Desenvolva o hábitos de ler o rótulo dos alimentos. Veja as calorias por porção, carboidratos, tipos de ingredientes presentes e evite os que tenham gorduras saturada, trans e colesterol, assim como os com alto teor de sódio.

Embutidos 

Mortadela, presunto, salame, linguiça: tudo isso está repleto de gordura saturada justamente o tipo que, quando consumido em excesso, aumenta o LDL e o peso corporal. Além disso, os embutidos contêm alta quantidade de sódio também em excesso, o mineral eleva a pressão arterial representando um problema extra ao coração.

 

 

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