Dicas de Saúde

20 Dicas para Aliviar a Tensão do Estresse

Uma penosa canseira pensamento angustiantes, desencanto diante da vida, o crânio doído, o corpo moído. Dores enfim que todos nós conhecemos e muitas vezes vêm das lutas travadas cotidianamente com o patrão com a esposa ou esposo, com os filhos. Parece até que entramos num círculos vicioso que não conseguimos romper: da rude canseira de um dia de trabalho num ambiente inamistoso, a volta para casa, onde encontramos um ambiente frio. No dia seguinte, sem energia, retornamos á desoladora monotonia do trabalho, que já nos parece estéril e vazio.

Será o estresse um beco sem saída? Será que só nos cabe a mera sobrevivência, num mundo sem piedade, cheio de infortúnio e desventuras? Não. O estresse não só pode ser superado, como pode ainda ser uma força da qual podemos tirar vantagem. Não é preciso fugir dele. Aliás ninguém tem de recorrer a seminários especiais sobre a “administração” do estresse para superá-lo. As recomendação adiante adotadas por diversos médicos, vão mostra a você como combater o estresse, e como vencê-lo. Para o alívio imediato, quando o mundo já colocou uma corda no seu pescoço.estres

Trabalhe na sua atitude. “Me parece que o ponto mais importante a ser elaborado sobre o estresse é na forma como se reage a ele”. A nossa  reação é determinada pela forma como percebemos um foco de estresse particular. “Basta observar como as pessoas andam numa montanha russa”. “Algumas se sentam bem atrás, olhos fechados, dentes cerrados. Não aguentam esperar pelo fim do ordálio na câmera de tortura e retornar para a terra firme. Na frente vão as pessoas de olhos abertos, que adoram emoções forte e não podem esperar para outra volta no brinquedo, Entre esse dois grupos extremos estão pessoas aparentemente quietas que nada dizem e parecem até chateados”

“Todos estão passando exatamente pela mesma experiência, mas reagem de forma diversas: mau estresse, bom estresse nenhum estresse”. Os médicos recorre á milenar sabedoria chinesa para ressaltar esse ponto. “A palavra chinesa para crise é weiji, dois caracteres que separadamente significam perigo e oportunidade. Todos os problemas que encontramos na vida podem ser vistos dessa forma, como uma oportunidade para que possamos superá-los,

A mensagem desses dois homens: mudar a maneira de pensar incumbência difícil como uma oportunidade de melhora da própria habilidade, pois transformando-se podemos virar a mesa: uma vida de estresse e transtorno passa a ser uma de desafio e excitação.

Pensar noutra coisa. “Algo que o ajude a mudar de perspectiva instantaneamente, quando se está na mira de uma arma” “É preciso se distrair, rompe com os pensamentos que facilitam o estresse. Pensar noutra coisa ajuda”

Pensar positivamente. ” Pensar sobre êxito ou conquista anterior: medida excelente quando nos sentimento incertos ou inseguros em momentos difíceis”. “Você já conseguiu vencer antes, e não há motivo para não conseguir agora”.

Férias mentais. “Tirar férias do pensamentos que o assolam é uma excelente forma de dominar o estresse”. Procure imaginar-se estirado na tépida areia de uma praia distante, sentindo a brisa do mar, ao longe vagarosos barcos deslizando sobre as ondas. É espantoso com uma imagem desse tipo faz relaxar.

Recitar a ladainha antiestresse. O estresse pode atacar a qualquer momento, para não apenas no trabalho, no banheiro antes de sair para o trabalho, no restaurante durante o almoço no carro a caminho de casa. Para ajudá-lo a se livra dos pensamentos desagradáveis, que fazem ficar com os músculos tensos no pescoço que elevam-lhe a tensão, recite a seguinte ladainha, sugerido pelos psiquiatras.

“Não tenho que chegar a tempo em nenhuma lugar neste momento”.

“Não tenho nenhum problema que tenha de resolver exatamente neste momento”.

“Não há nada que eu tenha de fazer a tempo neste momento”.

“O mais importante a vivenciar ou experimentar neste momento é o relaxamento”.

Pensar nessas frases de maneira consciente, porque assim se consegue de forma automática contornar o contexto mental que está gerando o estresse. Se você estiver recitando a ladainha, não pensará naquilo que o incomoda.

Use afirmações. “Você deveria ter uma lista de afirmação que se sentisse estressado”. “Não podem ser complicadas. Limite-se a recitá-las: ‘posso superar essa situação’ ou sei mais sobre isso do que qualquer outra pessoa aqui. Vão afasta-lo do reflexo animal do estresse, a respiração acelerado, as mãos frias e conduzi-lo para a reação sensata, racional, do intelecto, a parte sua que de fato é capaz de superar o problema. E sabe qual o resultado? A tranquilidade. A paz de espírito.

Contar até dez. O simples gesto de se recusar a reagir ao estresse pode imediatamente ajudar a dissipá-lo. É preciso adquirir o hábito de relaxa por alguns segundos antes de reagir a interrupções de rotina. Isso pode fazer uma enorme diferença na sua maneira de perceber o estresse vivenciado. Quando o telefone tocar, por exemplo, respire fundo. Então ao soltar o ar, imagem que é tão frouxo e desengonçado quanto uma velha boneca de trapos.

“Um dos efeitos que essa pausa lhe proporciona é dar-lhe uma sensação de controle”, Estar no controle da situação é menos estressante. Crie o hábito de relaxamento rápido, antes de responder ao telefone. Pode torna-se um tranquilizantes instantâneo. Espantoso! Contar até dez funciona.

Olhar ao longe. “Se você olhar pela janela uma vista distante durante um momento longe do problema que está gerando o estresse, seus olhos relaxam e a tendência é você também relaxa. “Tire uma panela do fogo e ela deixa de ferve”.

Levante-se e saia. “Deixe o cenário pode ter o mesmo efeito que á distancia”.

Respire fundo várias vezes. Algumas pessoas chama de respiração abdominal. Um truque antigo e muito útil para derrotar e ansiedade e o nervosismo.

A ideia básica é ser calma, agir com calma, “no estresse o pulso se acelere e você começa a respira depressa.

Obrigando-se a respira lentamente, você convence o corpo de que o estresse se foi, tenha ou não desaparecido”. A forma correta de respira? Com abdome sentido o estômago expandir ao inspirar, e colapsar ao expirar.

Gritar ou chora. Nem sempre é possivel num escritório comum mas em alguma situação no seu escritório particular ou no carro, por exemplo, um rompante puramente emocional é aceitável. O grito ou choro pode facilitar a liberação das emoções que geram o estresse.

Alongamento. “Essencialmente, tudo o que sentimos tem uma manifestação física”. Muitos reagem ao estresse através da tensão muscular. A forma ideal seria eliminar a causa do estresse reduz a tensão, os músculos relaxam, e nos sentimos menos tensos. Já que muitas vezes não podemos atuar sobre a fonte de estresse, isso é importante. Para muitos, basta isso.

Massageie músculos-alvo. “Nos em grande maioria temos determinados músculos específicos em resposta ao estresse”. Uma espécie de círculo vicioso: o estresse produz adrenalina, e assim por diante. Uma boa maneira de romper o círculo é descobrir quais os músculos-alvo os que ficam tensos sob pressão, em geral os da nuca e da região superior das costas; massageie-os durante algum tempo sempre que se sentir tenso.

Pressione as têmporas. Essa aplicação da acupressão, sistema oriental que utiliza pontos de pressão para aliviar a dor e para trata um sem número de males, funciona indiretamente. A massagem dos nervos nas têmporas faz relaxar os músculos em todos os lugares, sobretudo no pescoço.

Deixe cair o queixo. E movimente-o de um lado para outro. “As pessoas sob tensão costumam cerra os dentes. Ao deixar cair o queixo e movimentá-lo consegue-se relaxa esses músculos e reduzir a sensação de tensão”.

Alongue a musculatura torácica para respirar melhor.  A musculatura tensa de uma pessoa sob estresse pode torna difícil a respiração, e a respiração difícil pode agravar a ansiedade que você já sente. Para relaxar a respiração, movimento os ombros para frente e para trás e relaxe. Na primeira vez, inspire profundamente ao se mover para trás, e expire ao relaxa. Repita mais quatro ou cinco vezes, e inspire de novo bem fundo. Repita toda a sequencia quatro vezes.

Relaxe completamente. Mais fácil falar do que fazer? Não se você souber como. Uma técnica simples chamada relaxamento progressivo pode promover reduções imediatas na sensação de estresse pela redução de tensão física.

Comece em cima ou embaixo, contraia um grupo de músculo do corpo de cada vez, mantenha a tensão por alguns segundos e relaxe. Trabalhe todas as partes mais importantes do corpo, pés, pernas, tórax, bracos cabeças e pescoço, e desfrute da sensação de liberação proporcionada.

Banho de água quente. A água quente combate o estresse. Quando tensos e ansiosos, reduzem o fluxo de sangue para as extremidades. A água quente restaura a circulação, convencendo o corpo de que está em segurança e pode relaxar. A água fria é contra-indicada, pela reação oposto. Simula a reação ao estresse, tirando o sangue das extremidades. Resultado a tensão aumenta. No escritório, uma alternativa é derramar água quente nas mãos até sentir a tensão começar a dissipar-se.

Movimentos. A ginástica regular gera energia capaz de ajudar qualquer pessoa a combater o estresse. Até mesmo algo casual cono uma caminhada ao redor do quarteirão pode ajudar a eliminar uma parcela da tensão de um encontro de negócios complicado ou de uma discussão familiar. “O exercicio é o instintivamente o corpo quer fazer durante o estresse corre ou lutar”, “E funciona. Em primeira lugar queima parte das substancia químicas que a tensão produz. Em segundo lugar, um músculo cansado é um músculo relaxado”Nobody thought of bringing a headache pill to the party?

Outras técnicas de relaxamento. O relaxamento é oposto da tensão, o antídoto do estresse. E as fitas pré-gravadas de relaxamento e outros produtos são eficazes.

“Boas fitas de relaxamento são úteis, facilitam a resposta do relaxamento. E não são caras”

Há fitas com vozes, outras com vozes e música ou com sons da natureza, do vento nas árvores, das ondas na areia. Basta um gravador e um fone de ouvido, para evitar distrações e a pertubação de outras pessoas.

Música “As fitas de relaxamento não são a única opção. A música é também um excelente antídoto contra o estresse. Você pode empregá-lo de duas maneiras básicas para o relaxamento ou para a inspiração. O estilo nova-era é muito relaxante”.

 

 

 

 

 

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