Scroll Top

Dicas de Saúde

21 Remédios Caseiros para Gripe

Você se sente como  um caminhão tivesse passando por cima de você repetidas vezes? Está tão mal que tem medo de morrer? Ou ainda está tão doente que tem medo de não morrer? Se a sua cabeça lateja, os músculos doem, e a testa está pegando fogo, você provavelmente foi atacado pelo vírus enjoado da gripe. Que continuará no ataque até que esteja bom e pronto para parar. Este vírus da gripe, insidioso, seria melhor chamado de besta de um milhão de faces. Embora só existam três tipos principais, o da influenza A, B e C,eles têm uma capacidade ilimitada de mutar em  diferentes formas. Assim, embora um surto com uma cepa lhe confira imunidade para aquele vírus particular, sua prole mutante poderá lhe atacar no próximo ano, ou quem sabe na próxima estação. Não há,  escapatória? Depende. Há algumas precauções que você pode tomar, para reduzir a suscetibilidade futura ( ver seja mais espero que o vírus. p. 253). Mas não quando ela lhe pegou : ai não há qualquer escapatória. E se esperava contar com o auxílio dos antibióticos para aliviá-lo, não está com sorte. Porque a gripe é uma infecção viral, e os antibióticos simplesmente não matam vírus. O melhor a fazer é aliviar o sofrimento.

Ficar em casa. A gripe é uma afecção altamente contagiosa que se dissemina como fogo em mato seco.gripes Portanto, não seja um apegado ao seu ambiente de trabalho e tampouco um mártir. Fique em casa, longe do trabalho, e em qualquer outro lugar, até pelo menos um dia depois de sua temperatura ter retornado ao normal. E mantenha os filhos em casa, longe da escola, até que se recuperem plenamente.

Repouso. Você não terá muito problema em seguir este conselho,  já que provavelmente estará doente para trabalhar. O repouso é essencial. Por permitir que o corpo use de toda a energia para combater a virose. A atividade, quando ainda se está doente, debilita as defesas e deixa-o exposto a possíveis complicações.

Líquidos em abundância. Os líquidos são particularmente importantes se você tiver febre, porque poderá ocorrer desidratação. Além disso, pode propiciar os nutrientes necessários quando você está muito doente para comer. As sopas ralas são boas,assim como os sucos, de frutas e legume, é a favor dos sucos de beterrabas e cenoura, ricos em vitaminas e sais minerais. Que se dilua o suco de frutas em igual volume de água.” Um pouco  de açúcar proporciona a glicose necessária, que em demasia pode causar diarreia quando se está gripado”.” Dilua também o ginger-ale e , outros refrigerantes adoçados com açúcar. Faça perderem o gás antes de beber, porque as bolhas podem criar gás no estômago e torná-lo mais nauseado”.

Para o alívio da dor. A aspirina, o acetaminofen, o ibuprofeno são três analgésicos capazes de reduzir a febre, a cefaléia, e as dores pelo corpo que muitas vezes acompanham a gripe . Tome dois comprimidos a intervalos de 4 horas. Como os sintomas são muitas vezes mais pronunciados á tarde e á noite, diz ele, tome a medicação regularmente, durante esse período.

Não dê aspirina a crianças. Certifique-se de não dar aspirina ou medicamentos que a contenham para pessoa com menos de 21 anos que esteja . As pesquisas demonstraram que a aspirina aumenta o risco da criança desenvolver a síndrome de Reye, uma enfermidade neurológica com risco de vida. Ministre acetaminofen á criança conforme determinado pelo médico.

Cuidado com outros medicamentos. Os medicamentos vendidos sem receita médica contra a gripe podem propiciar algum alívio temporário. Os anti-histamínicos, por exemplo, podem secar o corrimento nasal. Mas cautela, esses medicamentos podem suprimir os sintomas e você terá uma falsa sensação de recuperação. Ao reassumir prematuramente as atividades normais, você poderá trazer a recidiva ou desencadear sérias complicações.

Gargarejo com água e sal. A garganta irritada ou inflamada é capaz de acompanhar  a gripe. Obtenha alívio, e remova todas  secreções que se acumulam na garganta, gargarejando uma solução de água e sal. Dissolva uma colher de sal (de chá) em meio litro de água morna. Essa concentração aproxima-se da concentração do pH dos tecidos do corpo,é atenuante. Use o quanto for necessário, mas procure não deglutir o líquido, por seu alto teor de sódio.

Pastilhas. Chupe balas ou partilhas para manter úmida a garganta. Assim você se sentirá melhor. Além disso, esses produtos contêm calorias que o organismo pode emprega num momento em que você provavelmente não estará se alimentando bem.

Umidificar o ar. Aumentando a umidade do seu quarto você de estará ajudando a reduz o desconforto de uma tosse, uma dor de garganta, ou do ressecamento das vias nasais. ” Um  umidificador ou vaporizador pode ser de grande utilidade, se houver congestão no peito ou entupimento nasal”.s

Lubrificar o nariz. Se você vem assoando muito o nariz, ele encontra-se provavelmente bastante inflamado. Portanto, lubrifique os orifícios narinários com frequência para reduzir a irritação. Dê preferência a produtos  como o VicK Vaporub,  ressecam menos que a vaselina.

Uso de bolsa de água. Uma das características da gripe é o cansaço ou fadiga muscular.Aqueça os músculos e alivie a dor com uma bolsa de água quente ou almofada térmica.

Aqueça os pés. Mergulhe os pés  em água quente, pois pode aliviar a cefaléia e a congestão nasal.

Respire ar fresco. Assegure a renovação do ar de seu quarto o tempo todo. Mas evite as correntes de ar. E evite os calafrios, usando bons cobertores e mantendo o aquecimento da cama.

Fricção. Uma fricção nas costas pode ajudar a ativar o sistema imunológico para combater a gripe.

Saiba alimentar-se. Durante a pior fase da gripe, você provavelmente ficará sem apetite. No entanto, quando estiver pronto para fazer a transição dos líquidos para alimentos mais sódios, insista nos alimentos brandos, nos amiláceos. “Torradas, bananas, queijo tipo cottage, arroz, pudim de arroz, cereais cozidos, e batatas cozidas, poderão ser cobertas com iogurte”. Para uma sobremesa refrescante, descasque e congele banana em fatias, e faça um purê no liquidificador.

Não subestime a gripe

A influenza, ou gripe, pode ainda ser tão mortal quanto o foi em 1918, quando a gripe espanhola matou mais de 20 milhões de pessoas pelo mundo inteiro. Portanto, procure um médico se : A sua voz fica rouca. Você apresentar dor no tórax. Sentir falta de ar. Começar a expelir expectoração amarelada ou esverdeada. Cuidado também com o vômito prolongado: pode levar á desidratação, que é particularmente grave nas pessoas muito jovens e nas muito idosas. E a dor abdominal pode ser sinal de outro problema, como apendicite. Se a dor ou o vômito não cederem depois de um dia. procure o médico.gripe-gripe

Alguns fatos sobre a gripe

Como distinguir uma gripe de um resfriado? Não é um enigma. Ou talvez seja. Embora semelhanças entre as duas enfermidades e seu tratamento, suas causas são por organismos inteiramente diferentes. A pior parte de um resfriado poderia durar mais tempo, mas a gripe em geral causa mais desconforto. Está uma comparação dos sintomas comuns e das diferenças entre eles, dependendo se causados por resfriado ou por gripe. Febre. Na gripe, é característica e surge de repente; no resfriado, é rara.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.