Scroll Top

alimentos saudáveis dicas Dicas de Saúde vitamina vitamina B1

8 Benefícios da Vitamina B1 Para Depressão

A vitamina B1, também chamada de tiamina, foi a primeira vitamina do complexo B a ser descoberta. Em virtude dos benefícios da vitamina B1 para o metabolismo, é importante para a saúde obter diariamente os níveis adequados dessa vitamina, que por ser hidrossolúvel não pode ser armazenada pelo corpo. Além disso, bons níveis de vitamina B1 zelam pela saúde e pela eficiência do sistema nervoso, contribuindo ainda indiretamente para a perda de peso e para o ganho de massa muscular.

Por Que É Importante A Vitamina B1? Ingestão adequada de vitaminas é vital para a saúde geral e funcionamento do nosso corpo. A vitamina B1, também conhecida como tiamina ou tiamina é um tal de vitamina B que é necessário para o fornecimento de energia natural e boa saúde. Esta vitamina ajuda na manutenção de funções celulares e várias outras funções de órgãos. A manutenção do sistema nervoso central repousa sobre esta vitamina. Assim, a vitamina B1, que é outra forma ignoradas, tem um papel importante a desempenhar na sua boa saúde.

O Que Pode Causar Deficiência De Vitamina B1? Deficiência de vitamina B1 pode causar fraqueza ou falta de energia. Ela pode até mesmo levar à degeneração do corpo inteiro, em particular sistema nervoso e circulatório. Os sintomas de deficiência de vitamina B1 incluem fadiga severa e degeneração dos sistemas muscular, nervoso e gastrointestinaltiamina

Sintomas da falta de vitamina B1: A falta de vitamina B1 no organismo pode provocar sintomas como cansaço, perda de apetite, irritabilidade, formigamento, prisão de ventre ou inchaço, por exemplo. Além disso, a falta de tiamina pode levar ao desenvolvimento de doenças do sistema nervoso como Beribéri, que se caracteriza por problemas na sensibilidade, diminuição da força muscular, paralisias ou insuficiência cardíaca, assim como, a síndrome de Wernicke-Korsakoff, que se caracteriza por depressão, problemas de memória e demência. A suplementação com tiamina deve ser aconselhada por um profissional de saúde como o nutricionista por exemplo, porém a toma excessiva de Vitamina B1, é eliminada do organismo por ser uma vitamina hidrossolúvel, não sendo por isso tóxica se tomada em excesso.

Benefícios da vitamina B1

Energia: Um dos principais benefícios da vitamina B1 é o seu envolvimento na ativação do sistema de enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar, a principal fonte de energia para o corpo humano. Através da ativação dessas enzimas, o corpo obtém maiores quantidades de energia, de modo que bons níveis de vitamina B1 fornecem uma sensação de bem-estar e vitalidade. Para esse mesmo efeito, trabalha a vitamina B1 através de seu papel na síntese dos glóbulos vermelhos, garantindo o fornecimento adequado de oxigênio para as células, outra função necessária para a obtenção de energia.

Saúde Nervosa: As funções da vitamina B1 beneficiam também a saúde nervosa. Isso é feito sobretudo através do auxílio da vitamina B1 à mielinização dos neurônios, que não funcionam corretamente sem o revestimento adequado de mielina. Na verdade, uma falha nesse ponto pode até mesmo causar danos neurais, com a morte de células nervosas. O efeito, porém, não é apenas de proteção. Bons níveis de vitamina B1 estimulam uma boa memória, além de capacidades ampliadas de concentração e raciocínio. Acredita-se, ainda, que a vitamina B1 seja capaz de prevenir o Mal de Alzheimer, mas esta é uma propriedade que ainda está em estudo.

Saúde do Coração: Entre os benefícios da vitamina B1 está o estímulo e produção do neurotransmissor acetilcolina, que é responsável pela transmissão de mensagens dos neurônios aos músculos, incluso o coração. Nesse sentido, a vitamina B1 protege a regularidade das funções do coração, ao proteger a comunicação entre esse músculo e o sistema nervoso.

Saúde Ocular: Os benefícios da vitamina B1 para a visão se deixam notar através da relação negativa entre os níveis dessa vitamina e a catarata. De fato, há menor ocorrência dessa doença entre as pessoas que possuem quantidades adequadas de vitamina B1, o que aponta para a capacidade dessa vitamina de ao menos retardar o desenvolvimento da doença.

Ação Antioxidante: Em virtude de sua ação antioxidante, a vitamina B1 é capaz de proteger o corpo dos radicais livres, substâncias nocivas produzidas por diversas reações químicas no interior do organismo. No caso da vitamina B1, essa proteção se dá sobretudo contra os efeitos do envelhecimento, de forma a proteger os órgãos da degeneração e a pele dos sinais indesejáveis como as rugas.

Melhor Digestão: Através do estímulo à secreção de ácido clorídrico para que serve a vitamina B1, a digestão se torna claramente mais eficiente. A quantidade adequada de ácido clorídrico promove uma melhor absorção dos nutrientes, bem como menos problemas de indigestão.

Perda de Peso: A ajuda da vitamina B1 para a perda de peso não é direta, apesar da extensa propaganda feita através de promessas milagrosas. Na verdade, o efeito se dá indiretamente através do papel dessa vitamina em manter uma nutrição equilibrada através do bom funcionamento do sistema digestório. Através da ativação de enzimas e do estímulo à secreção de ácido clorídrico, a vitamina B1 ajuda o corpo a conseguir todos os nutrientes de que precisa, bloqueando duas reações típicas do corpo quando há carência de nutrientes essenciais: o acúmulo de gordura e a fome intensificada. Dessa forma, a vitamina B1 certamente auxilia o emagrecimento, que deve porém ser promovido pelo balanço calórico negativo.

Ganho de Massa Muscular: A síntese dos glóbulos vermelhos para que serve a vitamina B1 garante que os músculos tenham o aporte necessário de oxigênio. A influência disso sobre o ganho de massa muscular é indireta, uma vez que provoca uma melhor performance durante o treino de resistência. Outro benefício indireto se dá sobre a conexão entre o sistema nervoso e os músculos. Uma vez que a vitamina B1 melhora a comunicação do sistema nervoso com os músculos, os movimentos de contração muscular são melhor executados, beneficiando ainda mais o treino e seus efeitos.

Efeitos da Falta de Vitamina B1: Os efeitos iniciais de uma deficiência de vitamina B1 se mostram através da letargia, da irritabilidade e de perdas de memória, além de tendências à depressão, à insônia e à diminuição do apetite. Os problemas gástricos podem conduzir à perda patológica de peso, além de causarem indigestão e constipação. A forma severa da falta de vitamina B1 é o beribéri. Trata-se de uma doença perigosa, cujos sintomas variam de pessoa para pessoa. Os sintomas incluem sobretudo anormalidades nervosas e musculares, como batimentos cardíacos excessivamente rápidos ou câimbras e atrofia muscular nas pernas. Além disso, é possível que se verifique uma retenção de líquidos nas pernas, além de um formigamento nos dedos dos pés. A pressão arterial pode se abaixar, e há chances de desenvolvimento de edema pulmonar. O beribéri é especialmente perigoso para recém-nascidos, que sofrem com a falta de vitamina B1 caso a mãe seja deficiente na vitamina. Na gravidez e na amamentação, bons níveis de vitamina B1 são essenciais. Para os alcoólatras, a deficiência de vitamina B1 pode provocar a Síndrome de Wernicke-Korsakoff, que provoca perda de memória, incoerência, dificuldade em se locomover, paralisia e movimentos involuntários dos olhos.

Alimentos Ricos Em Vitamina B1: A melhor maneira de obter a sua ingestão recomendada de vitamina B1 e prevenir ou curar a deficiência desta vitamina é incorporar alimentos ricos em vitamina B1 em sua dieta. Os itens alimentares dadas abaixo são algumas das melhores fontes de vitamina B1 e, portanto, deve ser incluído em sua dieta

NozesNozes de macadâmia são a melhor fonte de vitamina B1 com 100 gramas servindo proporcionando 0,71 mg ou 47% do valor diário (DV) desta vitamina. Outros porcas que são boas fontes de vitamina B1 incluem pistácios (13% DV), castanha do Brasil (12% DV), nozes (9% DV) e caju (7% DV). Por isso, é hora de desistir lanches processados insalubres e começar comendo nozes para um impulso de nutrição.

Peixes: Os peixes são conhecidos por sua alta concentração de ácidos graxos ômega-3. A maioria dos peixes são boas fontes de vitamina B1 bem. Atum de barbatana amarela contém os mais altos níveis de vitamina B1, contribuindo mais que 35% da necessidade diária. Para além disto, truta peixe fornece 0,43 mg ou 28% DV de vitamina B1 em 100 gramas servindo. Outras variedades incluem salmão (19% DV), o sável (10% DV) e cavala (9% DV). Portanto, se você é um fã de frutos do mar, você pode considerar ter qualquer destes peixes no seu prato refeição para obter a quantidade necessária de vitamina B1.

Carne De Porco Magra: Carne de porco magra é outra fonte não-vegetarianos de vitamina B1. Ele fornece 1,12 mg ou 74% DV de vitamina B1 em 100 gramas servindo. Outros cortes de carne de porco que contêm quantidades significativas de vitamina B1 incluem lombo de porco magra (58% DV), lombo de porco magra (57% DV) e costeletas de porco magras (51% DV).

 Ervilhas: Mesmo se você é um vegetariano, você não precisa se preocupar com a sua ingestão de vitamina B1, porque há certos vegetais que são boas fontes de vitamina presente. Ervilhas verdes são um exemplo, que fornece 0,28 mg ou 19% DV de vitamina B1 em 100 gramas servindo. Ervilhas verdes frescas são uma excelente fonte que contribui de 28% DV em um copo que serve enquanto uma quantidade igual de congelados milho doce contribui 19% DV de vitamina B1.

Abóbora: Abóbora é a melhor fonte de fornecimento de 0,17 mg ou 11% DV de vitamina B1 em 100 gramas servindo. Outras variedades incluem butternut cozido e Hubbard Squash cada um contribuindo com 10% DV de vitamina B1 em um copo de servir.

 Feijão: Todas as variedades de feijão, incluindo feijão branco, feijão preto e feijão contêm altos níveis de vitamina B1, bem como proteínas saudáveis para o coração. Os feijões de marinha são as melhores fontes que fornecem 0,24 mg ou 16% DV de vitamina B1 em 100 gramas servindo. Outros grãos que são boas fontes de vitamina B1 incluem o feijão-de-rosa (29% DV), feijão preto (28% DV) e feijão mungo (22%).

Pão: O pão feito a partir de farinha de trigo também contém quantidades significativas de vitamina B1. Uma única fatia deste pão fornece 0,14 mg ou 9% DV de vitamina B1. Outras variedades de pão que são boas fontes de vitamina B1 incluem cenoura trigo (26% DV), trigo Inglês mufino (16% DV) e pão de centeio (9% DV).alimento-b1

Sua carência provoca os seguintes problemas:

  • Perda de memória
  • Fraqueza muscular
  • Perda de apetite
  • Inflamação nos nervos
  • Paralisia de membro
  • Depressão
  • Perda de energia
  • Avitaminose (beribéri), etc.

Fontes de vitamina B1

  • Amendoim
  • Arroz integral
  • Beterraba
  • Carne de porco
  • Cereal integral
  • Ervilha
  • Feijão
  • Fiambra
  • Fígado
  • Gema de ovo
  • Jaca
  • Laranja
  • Legume
  • Linguiça
  • Linhaça
  • Macarrão integral.
  • Noz
  • Pão integral
  • Peixe
  • Rim
  • Verduras amargas

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.