axila dicas Dicas de Saúde mau cheiro

Acaber com Mau cheiro da Axila em 10 Minutos

Acaber com Mau cheiro da Axila em 10 Minutos
Avalie esta postagem

Mau odor nas axilas é um problema que causa um desconforto enorme para quem o possui (e para quem está perto, convenhamos) e justamente por isso muitas pessoas permanecem caladas e têm vergonha de buscar soluções, seja com profissionais ou amigos. Primeiramente, é preciso fazer uma explicação rápida sobre o suor e as glândulas que o produzem, que são as glândulas sudoríparas. Essas glândulas se dividem em dois tipos, as écrinas e apócrinos. As glândulas écrinas são as mais comuns, estão distribuídas por todo o corpo e tem como função regular temperatura corpórea. Já as glândulas apócrinos estão em partes restritas, como as axilas, virilhas, região ao redor dos mamilos e do ânus. O suor secretado por essas glândulas não tem função de regular a temperatura corpórea, é “oleoso”, não evapora. “As gorduras presentes no suor das glândulas apócrinos são digeridas e transformadas em ácidos voláteis, que apresentam odor forte e desagradável.”, de acordo com o MD Saúde.

O QUE CAUSA O MAU CHEIRO NAS AXILAS? Ao contrário do que muita gente pensa, o suor não tem cheiro. No corpo humano existem bactérias que se alimentam do suor. O mau cheiro que ocasionalmente sentimos nas axilas, também conhecido como bromidrose ou ‘cecé’, é causado por estes microrganismos.

POR QUE TENHO MAU CHEIRO NAS AXILAS? Por ser quente e úmida, a região das axilas acaba atraindo as bactérias. Além de oferecer as condições perfeitas para que estes microrganismos se multipliquem, o local também tende acumular o suor das glândulas apócrinos – que são as mais propensas a liberar odor. A combinação destes dois fatores também pode resultar em manchas de suor nas roupas. Além disso, certos alimentos, como curry, alho, temperos, incluindo o álcool e alguns tipos de medicamentos também podem deixar o suor desagradável.mau-cheiro

Como evitar o mau cheiro nas axilas? 

Higienizar as axilas: quanto mais higienizada a região estiver, menos chances das bactérias se instalarem. Tente tomar pelo menos dois banhos por dia e massageie as axilas com uma esponja vegetal macia.

Depilação em dia: os pelos também podem acentuar a proliferação de bactérias e prejudicar o odor nas axilas, portanto deixe a depilação na região sempre em dia.

Roupas adequadas: tenha muito cuidado ao usar roupas com tecido sintético, pois elas abafam a região e criam um ambiente quente e úmido, favorecendo o mau cheiro. Além disso, evite reutilizar uma roupa usada antes de lavar, pois as bactérias podem se proliferar no tecido.

Dica caseira para combater o mau cheiro nas axilas: Passe metade de um limão nas axilas e espere dez minutos. Depois, tome banho normalmente e lave a região com sabonete.
Melhores Dicas para Acabar com o Mau Cheiro do Suor:

Bicarbonato de Sódio: Como bicarbonato de sódio ajuda a absorver a umidade da pele, o suor e reduzir o mau cheiro. Além disso, ele mata as bactérias e funciona como um desodorante natural.

  • Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e suco de limão.
  • Aplique nas axilas e outras partes do corpo onde você sua em excesso.
  • Deixe por dois minutos e lave com água; não esfregue.
  • Em seguida, tomar um banho.
  • Faça isso uma vez por dia durante algumas semanas.

Como alternativa, misture quantidades iguais de bicarbonato de sódio e amido de milho. Aplique diretamente sobre as axilas secas para evitar a transpiração, bem como mau odor. Use este remédio quando você precisar de proteção durante várias horas.

Tome banho: Tomar banho diariamente e manter-se completamente limpo ao longo do dia é muito importante porque as bactérias e sujeira se acumulam na nossa pele e causam um mau cheiro. Mesmo se você ficar em casa durante todo o dia, não deve deixar de tomar um banho e secar-se adequadamente, isso evitará qualquer umidade.

Suco de limão: O suco de limão é ótimo para o tratamento para o mau cheiro do suor. A propriedade ácida do suco de limão matará as bactérias produtoras do mau cheiro.

  • Corte um limão fresco em duas metades.
  • Esfregue uma metade do limão em suas axilas. Certifique-se de que o suco fique em sua pele.
  • Deixe-o secar por conta própria, e, em seguida, tome o seu banho.
  • Faça este remédio uma vez por dia até que o odor se vá completamente.

Se você tem pele sensível, pode diluir o suco de meio limão em meia xícara de água e aplicá-lo para as axilas usando uma bola de algodão. Deixe-o por 10 minutos e depois lave com água. Faça isso uma vez por dia até que você observe melhora.

Tenha uma boa alimentação: Às vezes, os alimentos que consumimos podem estar contribuindo para a transpiração excessiva. Fibra ajuda a desintoxicar o corpo e mantém uma boa digestão. Consumir salada de vegetais como cenouras, pepinos, espinafres limpa o organismo. Frutas cítricas nas suas refeições também podem desintoxicar seu corpo liberando as toxinas que podem estar causando o mau cheiro do suor. No entanto, comer muito couve-flor, repolho e brócolis podem causar mau cheiro corporal, devido ao enxofre.

Sálvia: Essa erva deliciosamente perfumada, a sálvia, pode ser usada para combater o mau cheiro do suor. Reduz a atividade das glândulas sudoríparas e é um agente antibacteriano que impede que as bactérias proliferem em sua pele. Você pode fazer um desodorante natural com cinco gotas de cada óleo: de sálvia essencial, óleo essencial de coentro, e óleo essencial de lavanda, juntamente com dois copos de hamamélis destilada.

  • Misture-os e coloque a solução em um frasco de spray para usar como um desodorante diário.
  • Como alternativa, adicione duas colheres de sopa de sálvia seca a quatro xícaras de água quente e deixe em infusão
  • por 10 minutos. Quando a solução esfriar, use-o para lavar as axilas. Faça isso duas vezes por dia até obter resultados
  • positivos. Você também pode beber o chá de sálvia. Coloque uma colher de chá de sálvia seca em um copo de água
  • quente por 10 minutos. Coe as folhas e desfrute do seu chá. Não beba mais do que duas xícaras de chá de sálvia em um dia.

Nota: Não deve ser utilizado por uma mãe grávida ou amamentando.

Vinagre de maçã: O vinagre de maçã é um poderoso ingrediente no combate às bactérias equilibrando o nível do pH da sua pele.

  • Mergulhe uma bola de algodão no vinagre de maçã e esfregue-o em suas axilas.
  • Espere dois a três minutos e, em seguida, tome o seu banho.
  • Faça este remédio duas vezes por dia, uma de manhã e outra vez antes de ir para a cama, até notar melhora.
  • Como alternativa, adicione uma xícara de vinagre de maçã à água do banho morno.

Você também pode adicionar duas colheres de chá de vinagre de maçã, juntamente com um pouco de mel para um copo de água morna. Beba-o três vezes ao dia antes de comer suas refeições.

Devido á acidez, algumas pessoas mergulham seus pés em uma solução diluída de vinagre para tratar o fungo do pé.

 Óleo da árvore do chá: Óleo da árvore do chá tem propriedades antibacterianas, bem como propriedades antissépticas para matar as bactérias presentes na pele e eliminar o odor corporal. Também pelo fato de ser um adstringente, controla o suor.

  • Adicione duas gotas de óleo da árvore do chá a duas colheres de sopa de água.
  • Despeje a solução em um borrifador e utilize como um desodorante.

Nota: Aqueles que têm pele muito sensível devem evitar o uso de óleo da árvore do chá porque causa irritação.

Depile as axilas: Depilar as axilas não vai fazer você suar menos, mas pode ajudá-lo a evitar um mau cheiro. O cabelo é poroso e, consequentemente, absorve o mau cheiro que é causado pela transpiração. Muito cabelo cria uma área úmida que pode resultar em crescimento bacteriano, que é o motivo do mau cheiro do suor. Lave as axilas depois de qualquer atividade física e mude de roupa.

Tomates: Os tomates podem matar bactérias que causam o mau cheiro no corpo. Eles também ajudam a diminuir os poros e reduzem a transpiração.

  • Esmague sete a oito tomates. Extraia o suco.
  • Adicione este suco extraído fresco a um balde cheio de água.
  • Use-o para tomar seu banho.
  • Faça este remédio uma vez por dia para controlar o odor corporal.
  • Você também pode beber um ou dois copos de suco de tomate por dia para reduzir o mau cheiro do suor.

Suco de grama de trigo: Grama de trigo contém uma grande quantidade de clorofila que tem um efeito desodorizante e que ajuda a eliminar toxinas.

  • Misture uma ou duas colheres de sopa de suco de grama de trigo em um copo de água.
  • Beba com o estômago vazio na parte da manhã.
  • Siga esta rotina diária até que o odor corporal se vá.

Observação: Como grama de trigo tem um sabor muito forte, ele pode ser enjoativo para algumas pessoas. Junto com estes remédios, é preciso manter a higiene adequada e seguir uma dieta bem equilibrada para se livrar do mau cheiro devido ao suor. O odor corporal pode ser tratado também com medicamentos.cheiro

 Nabos: Nabos têm propriedades antibacterianas, como vitamina C, que ajudam a matar as bactérias causadoras do mau cheiro.

  • Corte dois ou três nabos em pedaços pequenos e coloque-os em um liquidificador.
  • Coloque a massa em uma peneira e pressione-o com uma colher para extrair o suco.
  • Aplique este suco nas axilas e virilha.
  • Deixe-o secar por conta própria, e, em seguida, enxágue com água morna.
  • Use este remédio diariamente para manter-se livre de odor corporal durante pelo menos 10 horas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.