Alimentos Para Controlar o Estresse

Controlar o Estresse

Os Alimentos Para Controlar o Estresse são fundamentais para nosso organismo, pois além de Controlar o Estresse, esses alimentos são ricos em muitos nutrientes.

É tempo de desacelerar e fazer um balanço do ano que passou. Que tal incluir nessa avaliação a sua alimentação? Alimentar-se bem traz uma série de benefícios, como Controlar o Estresse.

Alimentos Para Controlar o Estresse

De acordo com a International Stress Managemant Association (ISMA Brasil), 70% dos brasileiros sofrem com isso. Nós separamos uma lista de alimentos que ajudam a acalmar o corpo e a mente e fornecem vitaminas e minerais importantes para a saúde mental.

Aveia

Devido ao teor de fibra, a aveia diminui a concentração de açúcar no sangue, e acaba minimizar a produção do hormônio do Estresse e da Insulina. Além de ser rica em vitaminas do complexo B, a aveia protege o organismo contra danos causados nos neurônios.

Durante momentos emocionais conturbados, o corpo usa nosso estoque de zinco, e a aveia é uma ótima fonte. Seu carboidrato complexo promove energia de prazer ao cérebro, diminuindo a ansiedade.

Iogurte Natural

O iogurte natural contém triptofano, ingrediente que forma o hormônio do prazer e do bem-estar, e cromo, que diminui a vontade de comer doces. Além disso, é fonte de fósforo, que auxilia na produção de energia pelas células, aumentando a disposição e diminuindo o cansaço.

Os conhecidos pró-bióticos, as bactérias do bem, ajudam o intestino a absorver melhor os nutrientes da alimentação, melhorando a imunidade e acelerando a produção do hormônio do bem-estar e da felicidade: Serotonina.

 

Abacate

A gordura do abacate é componente positivo para o organismo e, junto com sua função antioxidante, é responsável por promover a saúde do coração.

É importante atentar para o bom funcionamento cardíaco, pois o Estresse em alto grau prejudica a funcionalidade do coração e do sistema cardiovascular, desregulando os batimentos. Além de tudo isso, o abacate ainda diminui a produção de Cortisol.

Coco

O TCM, uma das gorduras boas do coco, é responsável por diminuir a ansiedade através do controle hormonal. Já o potássio e o magnésio fazem a comunicação entre os neurônios responsáveis pelo pensamento e pelos movimentos, assim o corpo fica mais ágil em atividades, diminuindo a fadiga e o cansaço.

Ovo

Ovos são ricos em enxofre e vitaminas do complexo B, que são consumidas pelo organismo durante os momentos de Estresse e ansiedade. Além de ser rico em 95% dos nutrientes necessários para o ser humano, os ovos contam com proteínas que diminuem a compulsão por doces, a ansiedade e a vontade exagerada de petiscar.

Salmão

Graças ao ômega 3, ao selênio e à vitamina D, o salmão ajuda a Controlar o Estresse através da produção de hormônios anti-inflamatórios e desintoxicantes. A combinação de Ômega 3 e Vitamina B12 produz ainda uma camada protetora no cérebro que diminui a irritabilidade.

Como Controlar o Estresse

Açafrão da Terra

Anti-inflamatório, a cúrcuma ganha papel indispensável nos organismos mais estressados. O ingrediente é também fonte de ferro, potássio e vitamina B6. A curcumina, seu composto ativo, tem propriedades terapêuticas e, se consumida com pimenta preta, é melhor aproveitada pelo organismo.

Chocolate 70% Cacau

Chocolate não é proibido para quem deseja Controlar o Estresse, mas só vale comer o tipo amargo, com pelo menos 70% cacau.

A nutricionista afirma que seu potencial benéfico está no fato de esse doce ser antioxidante, nivelar a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea. Mesmo assim, a moderação é a chave. O ideal é consumir em pequena quantidade uma vez por semana.

Alho

Esse tempero tem muitas utilidades e efeitos benéficos à saúde e um deles é Controlar o Estresse. Isso porque possui vitaminas do complexo B, C e aminoácidos, além de outros nutrientes que limpam as toxinas que impulsionam o Estresse.

Carnes Magras

As carnes de frango e peru são boas por carregarem boa quantidade de triptofano, de acordo com Cassia, além de apresentarem proteína magra, vitaminas e aminoácidos. Já os peixes, como salmão e atum, apresentam outra vantagem: a riqueza em ômega 3. Esses alimentos são importantes para melhorar o controle das emoções e do humor, reduzindo a ansiedade.

 

Banana

Assim como as leguminosas, a banana é rica em triptofano, que ajuda na sensação de bem-estar, mas não é só isso. Ela também possui um tipo de proteína que é convertida em serotonina, no corpo, além de vitaminas do completo B e outros nutrientes, como o potássio.

Cereais

Cereais como aveia e arroz integral também devem compor o cardápio de quem quer e precisa Controlar o Estresse. Segundo a nutricionista, o benefício existe porque esses são “alimentos ricos em proteína magra, vitamina do complexo B, aminoácidos e vitaminas essenciais”.

Amêndoas

Amêndoas são sementes comestíveis, crocantes, de cor marrom e dourada, da amendoeira. Amêndoas são cheias de vitamina B2, vitamina E, Magnésio e zinco, e por isso também são Alimentos Para Controlar o Estresse e a ansiedade. Magnésio e vitamina B, como mencionado antes, ajudam a aumentar a serotonina.

O zinco ajuda a combater os efeitos negativos do Estresse e a vitamina E age como um antioxidante que destrói radicais livres relacionados ao Estresse e doenças cardíacas. Entretanto, deve-se comer somente um pequeno punhado por vez, por serem muito calóricas.

Mariscos

Mariscos são bivalves marinhos comestíveis que incluem as ostras, mexilhões e vieiras. Você pode comê-los crus com um toque de limão ou em massas e sopas. Além disso, mariscos devem ser ingeridos em quantidades limitadas, já que podem aumentar o colesterol de alguém que já tem problemas desse tipo.

Estresse

Mariscos são alimentos para combater a ansiedade e o Estresse por serem ricos em vitamina B, que ajuda a Controlar o Estresse instantaneamente, e também são ricos em cromo, que ajuda a melhorar os reflexos.

Pepino

Esse vegetal verde e rasteiro, com seu sabor suave e sensação refrescante, simplesmente deixa sua marca em você. Ele possui um sabor que lembra levemente limão aguado. Pode-se apreciar o pepino em forma de suco, ou simplesmente cortado em cubos com uma pitada de sal para comer assim mesmo.

Pode ser feito como salada, com salsão, cenoura e tomates, todos são exemplos de Alimentos Para Controlar o Estresse. O pepino é uma bomba de todos os nutrientes que o corpo precisa. São ricos em carboidratos e possuem zero ácido graxos, que significa energia instantânea sem gordura nenhuma.

Batata Doce

Batata doce é uma leve e adocicada raiz tuberosa. Ela é muito rica em todos os tipos de vitaminas e minerais, como a vitamina C, vitamina D, vitamina B6, ferro e magnésio. Ela é um dos excelentes Alimentos Para Controlar o Estresse e a ansiedade.

Ajuda a construir o sistema imunológico e é responsável por aumentar os níveis de energia, melhorar o humor e a ter ossos, pele e nervos saudáveis. Também colabora para manter o coração saudável ao reduzir a homocisteína no corpo.

O magnésio e ferro agem como elementos anti-Estresse, melhorando tanto seu sistema digestivo quanto o imunológico. A batata doce te mantém ativo e revitaliza seu corpo todos os dias.

Espinafre

Essa variedade de vegetal folhoso é um dos poderosos Alimentos Para Controlar o Estresse e a ansiedade. O espinafre é rico em magnésio, que constitui uma parte essencial de uma dieta saudável.

Uma deficiência de magnésio pode causar enxaquecas e fadiga. Pelo menos uma xícara de espinafre é necessária em sua dieta, já que contém 40% da sua necessidade diária de magnésio.

O Estresse esgota o magnésio em seu corpo, que resulta na simulação da produção de GABA (Ácido gama-aminobutírico) e ajuda a produzir dopamina. Outros alimentos que contribuem para aumentar a quantidade de magnésio em seu corpo são amaranto, sementes de girassol, tofu e arroz selvagem.

Maracujá

Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim suas folhas. As folhas contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central (SNC), o conjunto do cérebro com a medula espinal, responsável pela sensibilidade e pela consciência. Por isso, elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares.

Controlar o Estresse

Castanha-do-pará

Melhora sintomas de depressão, ajudando a Controlar o Estresse. Também é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada de 350mg.

Laranja

Promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular, ajuda a Controlar o Estresse e prevenir a fadiga. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao Estresse no corpo.

Peixes e Frutos do Mar

Diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro. Cereais integrais e chocolate (com moderação) também são ótimas fontes de zinco. O selênio também pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru.

Alface

Substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais.

Dicas Gerais Para Controlar o Estresse?

Além da alimentação, outras mudanças de hábito podem ajudar a Controlar o Estresse:

  • Tentar controlar a ansiedade;
  • Praticar exercícios físicos: movimentar-se é muito importante, pois estimula a liberação de substâncias que aumentam a sensação de bem-estar. Vale fazer qualquer tipo de exercício, como caminhada, natação, yoga, ginástica, entre outros.
  • Diminua o uso de celular, tablete e computador. Desconectar-se as vezes faz bem;
  • Permita-se viver o momento de folga: desprenda-se um pouco da rotina de trabalho, nem que seja apenas aos finais de semana.
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