Do hortifrúti ás lojas de secos e molhados, encontre os nutrientes que são verdadeiros tesouros da alimentação saudável.
Ferro – A falta dele é vista como principal desordem nutricional no mundo, uma vez que cerca de um terço da população mundial tem carência em ferro. “É importante para o sangue, formação de hemoglobina. Sua carência leva á anemia microcítica”, destaca o especialista em medicina integrativa, acupuntura e homeopatia.
Fontes:
Trigo em grãos, feijão, nozes, Almeirão, Carnes vermelhas,(prefira cortes magros).
Vitamina E – Protege o organismo contra o estresse oxidativo causado por um organismo com radicais livres em abundância. Também ajuda a blindar o cérebro, contra doenças cardíacas.
Fontes:
Espinafre, óleo de girassol, gérmen de trigo, ovo, fígado.
Vitamina C – Também conhecida como ácido ascórbico, essa vitamina está presente em diversas reações do metabolismo, sendo importante
para a imunidade. Atua também contra o excesso de radicais livres, como função antioxidante.
Fontes:
Acerola, limão, caju, Kiwi, tomate.
Vitamina A – É importante para a saúde dos olhos, uma vez que sua deficiência causa a xeroftalmia, ou cegueira noturna. Atua protegendo a pele de acnes até rugas. Além disso, é fundamental para o desenvolvimento fetal e crescimento infantil.
Fontes:
Cenoura, mamão, manga, abóbora, leite.
Fibras: “Componentes das folhas, verduras e cereais integrais contém vitaminas do complexo B e são importantes para o bom funcionamento do aparelho digestivo”, para garantir os benefícios, não se esqueça de combinar com uma boa ingestão de água.
Cálcio – “Importante mineral para os ossos, 99% do cálcio do corpo se encontra neles, e o 1% restante no sangue e nas células”, por isso, a importância de prevenir a osteoporose pela alimentação.
Fontes:
Tofu, couve, queijos brancos, gergelim, brócolis.
Gorduras – Nem toda gordura é ruim, já que sem elas não seria possível metade das reações metabólicas. “São armazenadas em nosso organismo e quando em excesso levam á obesidade. As gorduras saturadas (presentes em carnes e laticínios) devem ser ingeridas com moderação e as não saturadas (presentes nas oleaginosas, azeites e óleos minerais) trazem benefícios á saúde”.
Fontes:
Azeite de oliva, óleo de coco, abacate, chia, amêndoas.
Zinco – Contribui para o crescimento infantil, o desenvolvimento sexual, a saúde da pele e atua fortalecendo o sistema imunológico.
Fontes:
Iogurte, grão-de-bico, castanha de caju, frango, semente de abóbora.
Selênio – É um mineral que traz inúmeros benefícios aos processos corporais, como a diminuição de radicais livres no corpo. Combinado com alimentos ricos em vitamina E, atuam contra processos inflamatórios.
Fontes:
Castanha-do-pará, frutos do mar, Aveia, arroz integral, atum.
Vitamina D – É conhecida por vitamina, mas tem função de hormônio. Atua na saúde óssea e, quando está em falta, é possível notar fadiga, pressão alta e algumas doenças imunológicas, por exemplo. A principal forma de manter bons níveis da substância é pela exposição solar.
Fontes:
Óleo de fígado de bacalhau, salmão, leite fortificado, sardinha, suco de laranja.
Cobre – O mineral participa no processo de formação de hormônios, enzimas antioxidantes e neurotransmissores; no sistema nervoso e na regulação da expressão dos genes. “É importante para a pele, o cérebro e a imunidade”.
Fontes:
Linhaça, cacau 100% em pó farinha de soja, lentilha, amendoim.
Preciosidade da natureza: A fruta é abastada no quesito nutricional: “A uva é rica em carboidratos, vitaminas do complexo B e vitamina C, minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo. Por ser fonte de antioxidante e flavonoides está associada á diminuição do colesterol, combate aos radicais livres e possui função cardioprotetora”.
Recomendados Para Você: