alimentos saudáveis

Alimentos Saudáveis que Hidratam os Cabelos

  • A alimentação saudável é determinante para prevenir a queda de cabelos, pois uma dieta rica em legumes, frutas e verduras, como rúcula, cereja ou feijão, fortalecem a raiz do cabelo, diminuindo assim as suas chances de queda. Porém, quando a queda de cabelo é muito acentuada é recomendado consultar um clínico geral para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento mais adequado. No entanto, uma alimentação adequada deve ser mantida para ajudar a complementar o tratamento médico.

Confira quais são os alimentos que previnem a queda de cabelo:

  • Alimentos ricos em vitamina A, como bife de fígado, gema do ovo, leite e seus derivados;
  • Alimentos ricos em vitamina B, como cereais, carnes magras e nozes;
  • Alimentos ricos em zinco, como ostras, fígado e gérmen de trigo;
  • Alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, rúcula e agrião;
  • Alimentos ricos em proteínas, como peixe, frango, queijo, feijão, leite de soja e tofu;
  • Alimentos ricos em ferro, como uva passas, suco de cereja e couve.

Para prevenir e tratar a queda de cabelo é importante o consumo regular destes alimentos, pois eles complementam-se entre si conferindo resultados favoráveis em relação à queda de cabelo.

Cardápio para prevenir a queda de cabelo

Este cardápio é apenas uma exemplo de como fazer uma alimentação rica em alimentos que previnem a queda de cabelo.

Café da manhã – leite desnatado com cereais integrais e morangos.

Almoço – filé de frango grelhado com batata e couve cozida temperada com azeite e vinagre. Para sobremesa laranja.hidra

Lanche – vitamina de cereja com leite de soja e nozes

Jantar – ovo mexido com arroz integral e salada de tomate, cenoura e rúcula. Uma maçã para sobremesa.

Quando se trata de calvície, o fator hereditário é importante, mas outros elementos também influenciam. Uma alimentação pobre em nutrientes, a ausência de vitaminas, a falta de irrigação sanguínea adequada na zona do couro cabeludo, a tensão e o estresse excessivos, as mudanças hormonais, entre outros, podem acabar detonando esta condição.

Além disso, lembramos que manter uma boa alimentação é imprescindível para que o nosso cabelo esteja saudável, forte e crescendo constantemente.

Mas além de comer bem, há algumas vitaminas específicas que podem ajudar a reduzir a queda de cabelo e fortalecer os seus fios, para lutar contra a calvície de forma ativa. A vitamina A é uma das responsáveis por estimular o crescimento do cabelo, sendo imprescindível para um cabelo saudável. Você pode encontrá-la em alimentos como o fígado, o leite, a cenoura, os brócolis ou o espinafre, ou então optar pelos suplementos no caso do seu médico recomendar.

No nosso artigo Alimentos ricos em vitamina A poderá encontrar diferentes opções para incorporar à sua dieta.

  • A vitamina B5 é também fundamental para evitar a queda de cabelo, pois cumpre uma função importante regenerando a pele e também o cabelo. A sua ausência traduz-se em um cabelo pouco saudável e fraco pelo que ela não deve faltar na sua alimentação. Você pode encontrá-la em ovos, no frango e nos lacticínios, além disso, está presente em muitos suplementos do complexo de vitamina B à venda no mercado.
  • A vitamina B3 é também essencial, pois graças a ela a circulação do sangue no couro cabeludo é favorecida, o que é importante para evitar a queda de cabelo e estimular o seu crescimento, além de nutrir cada fio. Os melhores alimentos para consumi-la são o fígado, o atum, os legumes, os cereais integrais e os frutos secos.
  • A vitamina C, um dos antioxidantes naturais mais poderosos, favorece a saúde do cabelo, fortalecendo-o e sendo vital para o crescimento e a reparação dos tecidos, inclusive do cabelo. Este nutriente pode ser encontrado em frutas cítricas como a laranja, o limão, o morango, o kiwi e em diversos vegetais como os brócolis. No nosso artigo alimentos ricos em vitamina C poderá encontrar diversas alternativas com este nutriente.
  • E todos sabemos que a vitamina E é necessária para a pele e o cabelo, garantindo a sua beleza e saúde, deixando-o mais forte e prevenindo a sua queda, por isso você não pode deixá-la de lado em sua alimentação. A soja, os brócolis, o gérmen de trigo e a gema de ovo são ricos neste nutriente
  • Além da alimentação, pode aplicar alguns remédios caseiros para a queda de cabelo diretamente sobre o couro cabeludo com o objetivo de melhorar a hidratação e nutrição. Uma excelente alternativa é o aloe vera, que fortalecerá o folículo capilar de forma notável.
  • O artigo Mostra como fazer um creme de aloe vera para a queda de cabelo explicamos-lhe o modo de fazer esta máscara.hidratam
  • Algumas plantas medicinais são as aliadas ideais para evitar a perda de cabelo. Entre elas destacamos o alecrim, a cavalinha e a urtiga. Para fazer este remédio caseiro deverá fazer um litro de água e adicionar 7 colheres de sopa da planta que tiver escolhido, deixe ferver por 20 minutos e depois apague o fogo.
  • Coe e deixe esfriar, de seguida deverá aplicar este líquido no final do banho, mesmo antes de sair do banho, massageando o couro cabeludo durante pelo menos 1 minutos. Aplique 2 vezes por semana.
  • Existem mais alternativas para evitar a queda de cabelo naturalmente, por isso convidamos você a consultar o nosso artigo com remédios caseiros para a queda de cabelo, onde lhe oferecemos soluções simples que lhe podem ajudar a combater este problema.
  • Se deseja ler mais artigo parecidos a Como evitar a queda de cabelo naturalmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.