Aspargo: Para que Serve, Benefícios, Receitas e Como Fazer!

Aspargo: Para que Serve, Benefícios, Receitas e Como Fazer de forma simples e funcional. Além disso, Aspargo, o vegetariano da primavera com mais de 300 variedades são encontrados em todo o mundo.

aspargo para que serve

Há muito tempo os Benefícios do Aspargo são conhecido e comprovados. Seja verde brilhante, roxo ou branco, a planta versátil vem embalada com toneladas de nutrientes essenciais e oferece benefícios de saúde incríveis.

Valor Nutricional do Aspargo:

O Aspargo é repleto de vitaminas e minerais, como vitaminas A, vitamina C, vitamina E, vitamina K e vitamina B6, além de ácido fólico, ferro, cobre, cálcio, proteína e fibra. Graças a todos esses nutrientes, o Aspargo oferece algumas vantagens graves para a saúde.

Benefícios Aspargo Para a Saúde:

1. Cuida da Saúde Digestiva:

Quando se trata de cuidar do nosso sistema gastrointestinal de uma forma absolutamente natural, o Aspargo ajuda muito. Ele contém pré-bióticos (certos carboidratos complexos) como a “inulina”, que permanecem não digeridos em nosso intestino delgado.

Quando atingido o intestino grosso, esses prebióticos estimulam o equilíbrio saudável dos Lactobacilli (boas bactérias) ou ‘probióticos’ e melhoram nossa absorção de nutrientes.

O Aspargo também é cheio de fibras dietéticas (solúveis e insolúveis) que facilitam o movimento do intestino e mantêm a constipação longe de suas incríveis propriedades laxativas.

Além disso, pode curar vários problemas digestivos como gases abdominais , inchaço, dispepsia, disenteria, diarreia, etc. e promover a saúde digestiva geral.

2. Promove a Perda de Peso Saudável:

Há muito poucos itens alimentares que suportam a perda de peso e Aspargos é um deles. É significativamente baixa em gordura e uma porção do veggie contém apenas cerca de 32 calorias. Em outras palavras, pode ser lanchado a qualquer hora, em qualquer lugar, sem culpa.

Uma xícara de Aspargo também cumpre quase 10,9% de nossas necessidades diárias de fibra e esse alto teor de fibra alimentar nos mantém cheios e satisfeitos por muito tempo. Além disso, é carregado com potássio, o que é ótimo para manter a gordura da barriga sob controle.

3. Mantém o Trato Urinário Saudável:

Estudos descobriram que o Aspargo é um diurético natural, que melhora a micção (volume e frequência) e mantém o trato urinário saudável. O vegetal é rico em antioxidantes, vitaminas (C e E) e um certo aminoácido chamado asparagina, que contribuem cumulativamente para suas incríveis propriedades anti-urolitíticas.

Incluí-lo na dieta diária pode realmente ajudar a desintoxicar o corpo, liberando as toxinas do mesmo, evitando assim infecções dolorosas do trato urinário.

4. Fortalece o Sistema Imunológico:

Como dito anteriormente, o Aspargo é uma grande fonte natural da vitamina E essencial, que também é um poderoso antioxidante. Esta vitamina desempenha um papel vital em tornar o sistema imunológico mais forte para que o corpo humano não seja facilmente afetado por radicais livres nocivos.

Além desta propriedade preventiva, o Aspargo é capaz de aumentar os níveis de glutationa no corpo também. Sendo outro potente antioxidante, a glutationa também tem um forte impacto em nossa imunidade.

5. Alivia a Deficiência de Ferro:

Pessoas que sofrem de deficiência de ferro devem considerar Aspargos como um grampo na sua dieta. É extremamente rico em minerais e pode servir até 15,9% de sua ingestão diária recomendada.

O consumo regular do vegetariano pode aumentar a quantidade de hemoglobina na corrente sanguínea e melhorar a saúde geral.

6. Previne Cardiopatias:

Aspargo é imensamente benéfico para o coração, pois é cheio de vitaminas B essenciais (principalmente B6, B9 e B12). Segundo os cientistas, quando o aminoácido “metionina” se rompe e libera homocisteína na corrente sanguínea, a vitamina B converte-a com sucesso em cisteína. Isso evita que os níveis de homocisteína aumentem drasticamente e mantém sob controle a trombose venosa, a aterosclerose etc.

O vegetariano também possui um flavonóide anti-inflamatório chamado rutina. Isso ajuda a manter a saúde cardiovascular, tratando hemorróidas, fortalecendo os vasos sanguíneos e aliviar a hipertensão.

Além disso, as fibras alimentares presentes reduzem os níveis de colesterol no sangue, o que reduz os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares fatais.

7. Combate o Diabetes Tipo 2:

As propriedades anti-inflamatórias dos Aspargo podem melhorar a secreção do hormônio insulina e, assim, controlar os níveis de açúcar no sangue. Estudos descobriram que seu conteúdo de vitamina B também estimula o metabolismo do amido no corpo.

Devido a isso, mantém níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue e prevenção de diabetes tipo 2. O efeito antidiabético dos Aspargo também é atribuído ao cromo mineral, que é encontrado no vegetal em abundância.

8. Suporta a Saúde Óssea:

O vegetal de folhas verdes é uma potente fonte natural de vitamina K e, portanto, pode manter os ossos saudáveis ​​e fortes. Ajuda o organismo a absorver o cálcio dos alimentos, o que é crucial tanto para a formação de novos ossos como para a reparação de ossos danificados. Em outras palavras, ajuda a manter distúrbios ósseos como osteoporose e osteoartrite na baía.

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9. Reduz Inflamação nas Articulações:

Além de manter a saúde dos ossos, o Aspargo também é bastante eficaz na redução da inflamação nas articulações. É preenchido com vitamina B9 ou folato e funciona como um ótimo agente anti-inflamatório natural, que trata a inflamação articular crônica como a artrite reumatoide de forma eficiente. A ingestão regular do vegetal é conhecida por aliviar a dor associada à condição em grande medida.

10. Cura Doenças Neurodegenerativas:

Várias pesquisas confirmaram que os Aspargos contêm cargas de fitoestrógenos, que têm efeitos neuroprotetores notáveis ​​no corpo humano. Portanto, tornando-se uma parte da refeição regular pode afastar uma série de doenças neurodegenerativas, incluindo a doença de Alzheimer, doença de Parkinson, doenças de Huntington, etc.

11. Lutas Contra o Câncer:

Aspargo selvagens contém “saponinas”, um grupo de fitonutrientes, que têm efeitos anti-carcinogênicos em humanos. Além disso, as antocianinas presentes nos Aspargos roxos são poderosos antioxidantes e podem lutar contra os radicais livres nocivos para proteger uma pessoa contra o câncer.

12. Trata os Sintomas da Epilepsia:

A raiz dos Aspargos é conhecida há muito tempo pelos seus efeitos anti-epilépticos. Ela ajuda a curar os sintomas da epilepsia, como convulsões repetidas, convulsões, etc., proibindo os danos aos tecidos cerebrais, o que impede que o cérebro transmita sinais anormais.

13. Facilita Ciclos Menstruais:

Seja amenizando o inchaço menstrual ou reduzindo cólicas menstruais, o Aspargo é uma solução perfeita para todos os problemas relacionados ao ciclo menstrual. É cheio de nutrientes essenciais, que fazem as mulheres se sentirem bem durante os períodos combatendo a fadiga e a depressão.

Também regula a perda de sangue e ajuda a manter um equilíbrio hormonal perfeito durante os dias da menstruação.

No entanto, o consumo excessivo de Aspargo pode levar ao excesso de gases abdominais, pedras nos rins e reações alérgicas.

aspargosPortanto, consuma-o com moderação e faça questão de não cozinhá-lo ou cozinhá-lo demais para aproveitar os benefícios ideais.

14. Aumenta o Seu Humor:

Os Aspargos estão cheios de folato, uma vitamina B que pode elevar o ânimo e ajudar a afastar a irritabilidade. Os pesquisadores descobriram uma ligação entre os baixos níveis de folato e vitamina B12 em pessoas que sofrem de depressão, levando alguns médicos a prescrever doses diárias de ambas as vitaminas para pacientes com depressão.

Aspargos também contém altos níveis de triptofano, um aminoácido que tem sido similarmente ligado ao humor melhorado.

15. Está Cheio de Vitamina K:

Juntamente com outros, vegetais de folhas verdes, Aspargos é uma boa fonte de vitamina K . A vitamina é crucial para a coagulação (que ajuda o corpo a parar o sangramento após um corte), bem como a saúde dos ossos.

“A maioria das pessoas pensa em cálcio para ossos saudáveis, mas a vitamina K também é importante”, diz Gans. “Isso pode realmente ajudar o seu corpo a absorver o cálcio.”

16. É uma Rica Fonte de Ácido Fólico:

Quatro Aspargos contêm 22% da dose diária recomendada de ácido fólico. “O ácido fólico é essencial para as mulheres que estão planejando engravidar, uma vez que pode ajudar a proteger contra o defeito do tubo neural”, diz Gans.

beneficios do aspargoUm estudo de 2009 publicado na revista PLoS Medicine descobriu que os suplementos de ácido fólico ajudam a reduzir o risco de parto prematuro em 50% quando tomados por pelo menos um ano antes da concepção, em comparação com mulheres que não tomaram ácido fólico adicional.

17. Combate o Inchaço:

Quando se trata de combater o inchaço, o Aspargo é um soco . O veggie ajuda a promover a saúde digestiva geral (outro benefício de toda a fibra solúvel e insolúvel!). E graças aos prebióticos – carboidratos que não podem ser digeridos e ajudam a estimular um equilíbrio saudável de boas bactérias, ou probióticos, em seu rastro digestivo – também pode reduzir o consumo de gás.

Além disso, como um diurético natural, os Aspargo ajudam a lavar o excesso de líquido, combatendo o bojo da barriga.

18. Pode Aliviar uma Ressaca:

Se você almeja um café da manhã gorduroso na manhã depois de muitas bebidas, a pesquisa sugere que um lado do Aspargo pode ser a melhor escolha. Um estudo de 2009 publicado no Journal of Food Science conduzido em células cultivadas em laboratório sugeriu que os minerais e aminoácidos no extrato de Aspargos podem ajudar a aliviar a ressaca e proteger as células do fígado das toxinas do álcool.

19. Ele Contém Vitamina E:

Aspargo também é uma fonte de vitamina E, outro importante antioxidante. Esta vitamina ajuda a fortalecer o sistema imunológico e protege as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. Para preencher seus benefícios, assar Aspargos com um pouco de azeite:

“Nosso corpo absorve vitamina E melhor se for comido junto com alguma gordura”, diz Gans. “E quando você cozinhar com azeite, você está recebendo gordura saudável e vitamina E.”

20. Está Cheio de Antioxidantes:

Os Aspargo Aspargos roxos em particular – estão cheios de antocianinas, que dão às frutas e vegetais seus tons vermelhos, azuis e roxos e têm efeitos antioxidantes que podem ajudar seu corpo a combater os radicais livres nocivos. Ao preparar Aspargos, tente não cozinhar demais ou undercook-lo.

Embora o cozimento do veggie ajude a ativar seu potencial de combate ao câncer, deixá-lo ferver por muito tempo pode anular alguns benefícios nutricionais. “Aspargo Overcooking poderia causar as vitaminas para sanguessuga para a água”, diz Gans.

Outros Benefícios do Aspargo Para Saúde:

  • Ajudar a combater problemas de vesículas e rins, por ter ação diurética;
  • Desinchar o corpo, também devido a ser diurético;
  • Prevenir o câncer, pois tem antioxidantes como vitamina A e vitamina E;
  • Ajudar a combater a artrite reumatoide porque é anti-inflamatório;
  • Combater a diabetes por facilitar a ação do hormônio insulina;
  • Prevenir doenças cardiovasculares por ajudar a diminuir os níveis de homocisteína;
  • Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em zinco e selênio.

Como Fazer Aspargos:

receita com aspargos

Receita Aspargos:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de amêndoas lascadas
  • 1 kg de Aspargo lavados e aparados
  • Meia colher de chá de raspa de laranja
  • 1 colher de sopa de suco de laranja
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

  • Pré-aquecer o forno a 190 ºC.
  • Torrar as amêndoas num tabuleiro antes de ir ao forno por 4 a 5 minutos ou até ficarem douradas.
  • Cozer os Aspargos até ficarem estaladiços e tenros, cerca de 4 a 5 minutos.
  • Transferir os Aspargos quentes para uma taça ou assadeira.
  • Misturar a raspa de laranja, o suco de laranja, o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta colocando essa mistura por cima dos Aspargos e por fim colocar as amêndoas.

Como Limpar Aspargos:

1. Para escorrer, desamarre os maços e coloque sobre um pano de pratos limpo (ou papel toalha).

2. Quando são novos e tenros, basta aparar as extremidades dos talos. No entanto, os maiores, com as pontas enrijecidas, necessitam de mais cuidados.

3. Corte as extremidades duras. Deixe todos os Aspargos com o mesmo tamanho. Se preferir, tire a pele.

Estenda o Aspargo, segurando-o perto da ponta. Com um descascador de legumes, raspe a pele, trabalhando no sentido do comprimento, descendo até a base do talo. Vá virando o Aspargo para remover a pele em toda a volta.

Efeitos Colaterais do Aspargo:

Conforme recomendação dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, sigla em inglês), dos Estados Unidos, o Aspargo não deve ser consumido por pessoas que sofrem com ácido úrico e cálculo renal (pedras nos rins).

Pessoas com diabetes ou níveis alterados de taxas de açúcar no sangue também deve ter cuidado, pois o alimento pode afetar os índices de glicose no sangue. O ideal é consultar o médico para saber se deve ou não inserir o alimento na dieta.

Quem possui alergia a cebolas, alho, cebolinha e outros componentes da família do lírio, deve ficar atento pois possui tendência a alergia ao Aspargo.

Por conta da presença do ácido asparagúsico na composição do Aspargo, o alimento pode fazer com que a urina emita um cheiro desagradável. Entretanto, o fato de produzir ou sentir o odor não traz efeitos prejudiciais.

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