Benefícios da Alfafa que muitos de nos desconhecemos, um grande Benefício da Alfafa esta em Cientificamente conhecida como medicago sativa, a Alfafa é uma planta que traz inúmeros benefícios à saúde. E além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico e ser um forte aliado no combate à inúmeras doenças, ela contribui para o emagrecimento.

beneficio da alfafaPara potencializar o efeito de emagrecimento, busque consumir Alfafa aliado com uma dieta leve a prática diária de exercícios físicos.

Valor Nutricional da Alfafa:

A Alfafa é uma fonte rica de nutrientes como as vitaminas A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K e vitamina do complexo B, que ajudam a aumentar a resistência do sistema imunológico, protegendo o organismo contra o contágio de diversas doenças, e ainda elimina o cansaço.

Ela é rica também em cálcio, potássio e ferro, outros nutrientes também essenciais na dieta para um bom funcionamento do organismo.

Esses nutrientes são responsáveis ainda pelo fortalecimento dos ossos, previnem a anemia, combatem problemas de ansiedade e estresse e beneficiam a saúde cardiovascular e podem ajudar a melhorar o fluxo do sangue através dos vasos. Conheça agora de forma detalhada Os Benefícios da Alfafa Para Saúde:

1. Reduz o Risco de Câncer de Mama:

Os brotos de Alfafa são uma ótima fonte de isoflavonas e outros fitoestrógenos, que são compostos de plantas que imitam o estrogênio humano.

Estudos de consumo de alimentos de soja, que também possuem altas concentrações de isoflavonas, apresentaram resultados positivos na redução do risco de morte e recorrência em pacientes com câncer de mama.

O Nutrition Journal também detalhou algumas das maneiras pelas quais a nutrição pode conter câncer de mama, incluindo Alfafa.

2. Benefício da Alfafa Para Prevenir a Osteoporose:

A vitamina K constrói ossos, e é por isso que é essencial na prevenção e até mesmo no tratamento da osteoporose. O corpo precisa de vitamina K para utilizar adequadamente o cálcio, que constrói os ossos.

Graças à crescente compreensão dos benefícios da vitamina K na saúde óssea e estudos em curso que mostram a conexão entre a saúde óssea e o aumento dos níveis de vitamina K, os valores diários recomendados da vitamina aumentaram aproximadamente 50%.

3. Benefícios da Alfafa por ser Rico em Antioxidantes:

Os brotos de alfalfa são um alimento altamente antioxidante comprovado, que ajuda a proteger nossas células dos danos causados ​​pelos radicais livres. Os antioxidantes promovem uma melhor saúde e podem prevenir uma série de doenças e doenças, como câncer e doenças cardíacas.

beneficios da alfafa

4. Benefícios da Alfafa no Combate ao Colesterol:

Os brotos de Alfafa são uma antidislipidêmica bem sucedida, o que significa que os Benefícios da Alfafa eles ajudam a reduzir os níveis de lipídios no sangue. A redução da contagem de lípidos pode ter um efeito na redução dos sintomas de doença cardíaca coronária provocada por altos níveis de colesterol.

Veja Também: Os 10 Melhores Alimentos Para Reduzir o Colesterol Ruim ou LDL

Um estudo de 1978 realizado em macacos mostrou que a adição de Alfafa às suas dietas reduziu os efeitos negativos do colesterol, provando que a Alfafa é um dos melhores alimentos que reduzem o colesterol.

5. Benefício da alfafa Para Prevenir Doenças Cardíacas:

Os Benefícios da Alfafa contém boas quantidades de antioxidantes, o que ajuda na prevenção de arteriosclerose, que é a início de qualquer doença cardíaca. É também conhecido como um anticoagulante natural e reforça a rutina que estão presentes nos vasos sanguíneos.

6. Benefício da alfafa Para Prevenir o Sangramento:

Esta planta milagrosa tem alta clorofila, ferro e A vitamina K conteúdo. Estes nutrientes auxiliar na produção extra de sangue no corpo. O Benefício da Alfalfa é usado para tratar sangramento nas gengivas, nariz sangra, anemia e má coagulação do sangue.

7. Benefício da Alfafa Para Aumentar a Imunidade:

Os fitonutrientes, tais como L-canavanina e clorofila no Benefício da Alfafa ajuda a aumentar a resistência do organismo a doenças. Ele ajuda na redução de açúcar no sangue, a prevenção da diabetes do Tipo II, diabetes de início adulto, etc. Sabe-se também para evitar o desenvolvimento de tumores em diferentes partes do corpo.

8. Combate a Anorexia:

Devido ao seu alto teor de nutrientes de alta qualidade e fáceis de absorver, a Alfafa também pode ajudar no tratamento e combate de males relacionados ao sistema digestivo, como falta de apetite, convalescença, dificuldades para ganhar peso e até na anorexia nervosa.

alfafa

9. Alivia a Menopausa:

Por conter grandes quantidades de isoflavonas estrogênicas em sua composição, a Alfafa pode ajudar no alívio dos sintomas da menopausa, principalmente aqueles relacionados ao calor excessivo e suores noturnos.

10. Desintoxica o Organismo:

Devido às suas funções desintoxicantes, a alfafa pode ajudar a eliminar impurezas e substâncias tóxicas do organismo, o que é ideal para ajudar no fortalecimento do sistema imunológico e no emagrecimento.

11. Melhora a Digestão:

Rica em propriedades diuréticas e digestivas, a Alfafa também pode ser uma grande aliada para cuidar da digestão, evitando o acúmulo de gases e o desenvolvimento de doenças no estômago, como a gastrite e as úlceras.

12. Combate a Retenção Líquida:

Por conter funções desintoxicantes e diuréticas, o poderoso alimento também pode ser útil para evitar a retenção de líquidos pelo corpo, amenizando os inchaços causados pelo problema e ajudando a emagrecer.

alfafa beneficios

13. Ajuda no Ganho de Massa Muscular:

Com altas quantidades de proteínas em sua composição, a Alfafa também pode ajudar na construção e fortalecimento dos músculos. Por este motivo, o alimento é bastante recomendado para praticantes de atividades físicas, que podem combater a fadiga muscular e cansaço físico após os treinos pesados na academia.

14. Favorece o Emagrecimento:

Graças às suas propriedades depurativas, diuréticas e digestivas, além de ser pouco calórica, esta Planta também é uma excelente amiga de quem quer emagrecer com saúde e de forma rápida. Ela desintoxica o corpo, nutre, aumenta a sensação de saciedade e reduz a absorção de gorduras ruins pelo organismo, fatores ideais para quem está em busca da perda de peso.

Veja Também: Bebida Que ZERA a GORDURA da BARRIGA Em Apenas 5 Dias

A leguminosa também tem ação diurética, o que contribui na saúde dos rins, ajudando na eliminação da urina e aumentando a taxa de filtração glomerular. Confira Alguns Outros Benefícios da Alfafa:

  • Combate a ansiedade e o estresse;
  • Evita o cansaço físico e mental;
  • Previne doenças no fígado;
  • Combate a pressão alta;
  • Previne e trata a anemia;
  • Combate problemas pulmonares, como a asma;
  • Combate problemas nos rins;
  • Trata feridas na pele;
  • Fortalece e protege os cabelos;
  • Combate a halitose (mau hálito);
  • Previne o surgimento de doenças degenerativas nos olhos;
  • Previne alguns tipos de cânceres;
  • Melhora o trânsito intestinal;
  • Combate hemorragias;
  • Fortalece os ossos;
  • Combate o diabetes.

Como Usar a Alfafa na Alimentação?

As partes que podem ser aproveitadas do alimento são as suas folhas, brotos e sementes. Existem diferentes maneiras de utilizá-la na alimentação e usufruir dos Benefícios da Alfafa:

A Planta é bastante versátil e pode ser consumida de diversas maneiras. O broto dela serve como complemento em recheios de diversas receitas ou ainda temperada em carnes, como frango, por exemplo.

Outra forma de consumir a Alfafa é na forma de salada, utilizando diversos temperos que possam complementar o seu sabor.

Chá de Alfafa:

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de erva
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

  • Coloque a água para ferver e depois adicione a erva.
  • Deixe por três minutos e em seguida desligue o fogo.
  • Deixe o recipiente abafado por aproximadamente 10 minutos.
  • Antes de consumir o chá de Alfafa, coe a bebida.
  • O mais indicado é consumir uma xícara de chá da bebida durante quatro dias, em dias intercalados.

Efeitos Colaterais:

Apesar de altamente benéfica à saúde, a planta, quando consumida de forma exagerada, sejam as suas sementes, folhas, broto, em forma de suplementos, sucos ou chás, pode apresentar alguns sintomas indesejados, como o desenvolvimento do lúpus eritematoso sistêmico, uma doença auto-imune causada pelo uso contínuo da planta, que pode provocar inflamações crônicas articulares, fadiga e dores.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.