Os Benefícios da Atemoia são muito importantes para saúde. No entanto, Emagrecer com saúde é um Benefício da Atemoia muito procurado pela maioria das pessoas. A Atemoia é resultado do cruzamento artificial de duas anonáceas, a fruta-do-conde (Annona Squamosa, L.) e a cherimóia (Annona cherimola) e, dentre todas as frutas anonáceas que podemos encontrar no Brasil, uma das mais promissoras como alimento completo.

atemoia

Além disso, a Atemoia também é considerada um alimento de alto valor energético, sendo o seu consumo ideal para atletas e pessoas que praticam atividades físicas regularmente, que podem eliminar a fadiga e a exaustão dos treinos consumindo a frutinha.

Apesar de não ser uma fruta muito conhecida pelo público em geral, ela é extremamente saborosa e cheia de qualidades nutricionais.

Valor Nutricional da Atemoia:

A fruta tem diversas propriedades nutricionais: ela é uma das mais ricas em vitaminas, já que possui altos níveis de vitamina B1, vitamina B2, vitamina C, cálcio, potássio e ferro, além de compostos antioxidantes. A ingestão de uma Atemoia de 300 gramas fornece 20% do potássio e 50% do cobre em termos de necessidades diárias. Veja Também: Os Benefícios da Atemoia Para Saúde:

Benefícios da Atemoia Para Saúde:

1. Benefícios da Atemoia Para Regular a Pressão:

Devido à presença de potássio em sua polpa, a fruta ajuda a reduzir a pressão arterial, uma vez que o potássio é vasodilatador. Além disso, o potássio também ajuda nas contrações musculares, por isso é excelente para quem pratica atividades físicas e/ou quer evitar as chatas cãibras.

2. Benefício da Atemoia Contra os Radicais Livres:

A fruta pode ajudar a neutralizar os radicais livres e fortalecer o nosso organismo, prevenindo dores de cabeças e resfriados. Também ajuda a combater o envelhecimento precoce das células e beneficia a cicatrização de ferimentos.

3. Ajuda a Fornecer Energia:

Este esta entre os muitos Benefícios da Atemoia. A fruta tem 243 calorias em uma unidade de 250 g. Devido à grande quantidade de carboidratos encontrada em sua polpa, ela proporciona energia rápida, sendo assim indicada para atletas. No entanto, ela deve ser consumida com moderação, principalmente por quem está querendo perder peso, já que ela é bastante calórica.

4. Benefícios da Atemoia Para Saúde Muscular:

O consumo regular desta fruta pode combater a fraqueza muscular, graças a presença do magnésio e do cálcio, que também é fundamental para a saúde dos ossos, além de prevenir cãibras e controlar a pressão arterial.

5. Benefício da Atemoia Para Perda de Peso:

Consumir a Atemoia proporciona uma sensação de saciedade. Isso é ideal se você quer perder peso sem deixar de comer de forma saudável e deliciosa.

Você pode adicioná-la em sua dieta como lanche, sobremesa, ou como alimento logo após uma rotina de exercícios. Também é recomendada para pessoas que sofrem de prisão de ventre por seu efeito laxante.

6. Ajuda a Combater Gripes e Resfriados:

Por ser rica em vitamina C, esse é outro Benefício da Atemoia. Seu consumo auxilia na recuperação de uma gripe já que esse nutriente fortalece as defesas do corpo. Além disso, a vitamina C ajuda na potencialização da absorção do ferro dos alimentos, participa do processo de cicatrização da pele e reduz a suscetibilidade a infecções.

7. Benefícios da Atemoia Contra Depressão:

A Atemoia é um regulador do sistema nervoso. Isso quer dizer que funciona como ansiolítico e tranquilizante, por isso é um grande remédio caseiro para pessoas compulsivas.

Ela contém um alcaloide que regula a liberação de químicos que causam a depressão.

beneficios da atemoia

8. Benefício da Atemoia Para Saúde do Coração:

Graças ao seu alto teor de potássio, a Atemoia contribui para melhorar a saúde cardíaca, além de ser um regulador natural da pressão arterial. Também é rica em antioxidantes que controlam os níveis de colesterol.

Seu baixo teor de sódio e gordura é outra das razões pelas quais comê-la, especialmente para pessoas que sofrem de hipertensão arterial e outras alterações cardíacas.

9. Promove o Funcionamento Intestinal:

Este é outro Benefício da Atemoia. Rica em fibras, a fruta ajuda a manter o funcionamento correto do intestino. Essas fibras oferecem saciedade, equilibram a absorção dos nutrientes mais importantes e ajudam a diminuir a absorção de açúcar e gorduras, ideal para quem tem diabetes ou colesterol alto.

10. Benefícios da Atemoia Para Circulação Sanguínea:

Graças à presença do magnésio em sua composição, a Atemoia também pode ser uma grande aliada na melhora da circulação do sangue pelo corpo. O resultado é de uma melhor distribuição do sangue e, ainda, prevenção de doenças cardiovasculares causadas pelo entupimento das artérias.

Mais Benefícios da Atemoia a sua Saúde:

  • As fibras presentes na Atemoia garantem o bom funcionamento do intestino;
  • Regula os níveis do mau colesterol (LDL);
  • Controle da pressão arterial;
  • A vitamina C fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Regula o ácido úrico;
  • Ao ser combinada com outros alimentos que contenham ferro, ajuda no combate à anemia;
  • A Atemoia é indicada para o tratamento da anemia, colite, diarreia, desnutrição, verminose, espasmo; além de também ser indicada para combater o estresse, depressão e outros distúrbios do sistema nervoso;
  • Quase nula em gorduras e cada 100 gramas da fruta contém 81 calorias;
  • Ela é rica em fibras, importantíssimas para o adequado funcionamento intestinal, que além de diminuir a absorção de açúcar e de gordura é ideal para quem tem diabetes ou colesterol elevado.

Como Usar a Atemoia:

As partes utilizadas desta fruta são as suas folhas, sementes, frutos, casca do tronco e raízes.

  • Folhas: as folhas podem ser usadas no preparo de chás, com a finalidade de acalmar espasmos e cãibras, além de tratar anemia, colite e desnutrição;
  • Cascas: as cascas na forma de decocção são indicadas para tratar a colite crônica, além de servir como fortificante para o estômago e intestino;
  • Sementes: as sementes servem para combater a caspa (macerado das sementes pulverizadas em álcool), além de soltar o intestino e produzir vômitos;
  • Raízes: as raízes servem como purgante enérgico.

beneficio da atemoia

Receita de Chá de Atemoia:

Uma das formas mais fáceis de usar a fruta em prol da saúde é a partir do preparo do chá.

  • Para isso você vai precisar de 200 ml de água filtrada e um punhado de folhas da árvore da fruta.
  • O primeiro passo é colocar a água para ferver. Logo em seguida, desligue o fogo e acrescente as folhas.
  • Deixe a mistura repousar por alguns minutos.
  • Não esqueça de preservar o recipiente tampado, o que vai ajudar no processo de infusão.
  • Depois, basta retirar todas as folhas e o chá está pronto para ser ingerido.
  • A recomendação é que o consumo não ultrapasse as três xícaras diárias.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.