Os Benefícios da Bacaba são de suma importância para saúde e bem estar do ser humano. Inclusive, muitos anseiam pelo Benefício da Bacaba Para Ganho de Peso saudável. A Bacaba também conhecida por bacaba-Açu ou bacaba-verdadeira, é uma planta, uma palmeira, nativa da Amazônia mas pode ser encontrada também na floresta do Pacífico, no oeste da Colômbia.

É uma fruta muito parecida com o açaí, seu fruto é um caroço pequeno e arredondado, com uma massa branco-amarelada recoberta por uma casca roxa-escura, que dá em cachos nos galhos da bacabeira, uma palmeira nativa da região que atinge até 20 metros de altura.

bacaba

A propagação da Bacaba é feita por sementes. Para formação das mudas, as sementes ou os frutos são colocados para germinar, após a colheita, em sementeiras contendo adubo orgânico e solo areno-argiloso, como substrato. Entre 60 e 120 dias ocorre a emergência da raiz.

A polpa do fruto é utilizada no preparo do “vinho de Bacaba”. As amêndoas e os restos de macerado da polpa são utilizados na alimentação de suínos e aves.

As folhas são usadas pela população do interior como cobertura de moradias, enquanto o tronco serve como esteio,viga e cabo de ferramenta.

Valores Nutricionais da Bacaba:

Esta fruta possui ricos benefícios devido aos seus muitos valores nutricionais tais como: Cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio de adição, potássio, cobre, zinco, selênio, retinol, tiamina, riboflavina, niacina, niacina, piridoxina, cobalamina, folato, vitamina D, vitamina E e vitamina C. Agora que conhece os seus valores nutricionais, conheça também e com detalhes os Benefícios da Bacaba Para Saúde:

Benefícios da Bacaba Para Saúde:

1. Benefícios da Bacaba Para Digestão:

Já que o magnésio presenta na fruta atua como mediador em muitos processos digestivos, esse mineral evita problemas como indigestão, dores abdominais, vômitos, gases e constipação. Esse é um dos mais conhecidos benefícios do magnésio, que é amplamente utilizado em virtude de suas propriedades laxantes.

2. Benefício da Bacaba na Gestação:

Para uma gravidez saudável, muitos médicos costumam recomendar o ferro para auxiliar na suplementação da alimentação. Esta fruta é rica em ferro.

Com a ajuda desse mineral, o risco do bebê nascer anêmico ou com um peso menor, diminui. Segundo um estudo da Cochrane Database of Systematic, as mulheres grávidas devem ingerir cerca de 27 miligramas de ferro por dia para os benefícios surtirem efeito.

3. Combate o Envelhecimento Precoce:

Este sem sombra de dúvidas é um dos Benefícios da Bacaba mais buscado pelas mulheres. Seu óleo tem propriedades hidratantes, emolientes, é rico em ácidos graxos insaturados (ácido graxos linoleico e oleico), faz muito bem à pele. É nutritivo, revitalizante, antirrugas, antienvelhecimento precoce.

4. Benefícios da Bacaba na Cicatrização de Feridas:

Ela ajuda na formação de glóbulos vermelhos, que é entre outras coisas, responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo, que faz com que as feridas se cicatrizem. Ou seja, quanto mais ferro, mais rápida será a cicatrização.

5. Benefício da Bacaba Contra Doenças no Coração:

O Benefício da Bacaba por ser rica em potássio são extremamente abrangentes, mas certamente o mais conhecido entre eles é o papel desse mineral encontrado na fruta na prevenção de doenças cardiovasculares.

Em virtude de sua função vasodilatadora, níveis adequados de potássio evitam ou aliviam a hipertensão arterial, de modo que reduzem significativamente o risco de doenças cardiovasculares e aliviam os sintomas de distúrbios já existentes.

beneficios da bacaba

6. Favorece a Saúde da Pele:

Este é outro rico Benefício da Banaca. O óleo extraído dessa fruta, revitaliza e nutre a pele, assim como o seu elevado teor de ácido linoleico (16%) ajuda a reduzir a perda de água trans-epidérmica e a desidratação cuticular.

7. Benefícios da Bacaba Contra a Diabetes:

O alto teor de substâncias fenólicas presentes na Bacaba, a torna um coadjuvante do tratamento da diabetes e outras doenças relacionadas ao envelhecimento celular.

8. Benefício da Bacaba Para Saúde Capilar:

O óleo extraído dessa fruta natural da Amazônia tem excelentes propriedades emolientes, revitalizadoras e nutritivas para todos os tipos de cabelos e ainda tratando o couro cabeludo.

9. Ajuda a Prevenir Doenças Crônicas:

Talvez o mais importante dos Benefícios da Bacaba por ser rica em zinco. O zinco possui uma grande colaboração para a reprodução saudável das células, que beneficia o funcionamento de todos os sistemas do corpo e, de modo extremamente significativo, ajuda a prevenir todos os tipos de câncer.

O câncer, juntamente a outras doenças crônicas e degenerativas, é também evitado pelas funções antioxidantes do zinco. O zinco possui a capacidade de neutralizar os efeitos dos radicais livres, substâncias responsáveis por danificar inúmeros tecidos do corpo humano e, assim, provocar uma série de doenças.

10. Benefícios da Bacaba Para o Ganho de Peso:

Como alimento, o vinho da Bacaba é recomendado para pessoas que desempenham atividades que consomem muitas calorias, como, por exemplo, os atletas. Mas também é recomendado para quem precise de uma alimentação rica em vitaminas e proteínas ou necessitem ganhar peso.

Veja Também Outros Benefícios da Bacaba:

  • O seu alto teor de ácido linoleico (16%) e o ácido graxo essencial (EGA), ajuda reduzir a perda de água trans-epidérmica e a desidratação cuticular.
  • Da Bacaba também se faz um xarope usado para curar a tosse seca.
  • Suas fibras solúveis ajudam a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, combatendo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL).
  • A ingestão da fruta ajuda a aumentar a massa muscular devido ao seu alto teor de proteínas.
  • A ingestão desta fruta também aumenta a defesa imunitária.
  • Também é ótimo para regular o trânsito intestinal sempre por conta de suas fibras.

beneficios da bacaba

Como Consumir a Bacaba:

O modo de consumo da Bacaba é igual ao do açaí. Após colhidos, os caroços são lavados e deixados de molho, em água quente, para amolecer a casca e facilitar a retirada da polpa em uma despolpadeira industrial, parecida com um liquidificador, movida por um motor elétrico. Na Região Norte do Brasil, essa máquina é conhecida como “Batedeira”.

Após retirado o vinho, é servida gelada ou natural, misturada com açúcar e farinha de mandioca ou de tapioca. Fica tão deliciosa quanto o seu parente famoso.

Na Amazônia, a fruta é vendida nos mesmos estabelecimentos onde é comercializado o açaí. Porém, sem a popularidade deste, a Bacaba ocupa um lugar secundário nas “batedeiras” e na mesa das famílias da região. Até no preço ela fica atrás do seu primo ilustre: um litro de vinho da fruta vale a metade do que é cobrado pela mesma quantidade de açaí.

Os 16 Benefícios da Bacaba Para Saúde
4.8 (95.21%) 146 votes

Recomendados Para Você:

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.