Benefícios da Batata Doce Para Saúde que devemos conhecer e incluir em nosso dia a dia. Além do mais, Ganhar Massa Muscular é um excelente Benefício da Batata Doce. Além disso, a Batata Doce é um dos vegetais mais nutritivos e versáteis que existe e pode ser encontrada facilmente durante todo o ano. Independente da variedade – existem cerca de 400. Ela é rica em inúmeros nutrientes e antioxidantes e tem muitos benefícios a oferecer à nossa saúde.

beneficios da batata doceÍndios Sul-americanos já cultivavam Batata Doce há pelo menos 10 mil anos atrás. Ela pertence a uma família de alimentos totalmente diferente do inhame ou batata comum e serve para preparar uma variedade infinita de pratos doces e salgados.

Apaixonados pelo sabor adocicado e pela textura suave, os conquistadores europeus levaram a Batata Doce para o velho continente na época da conquista das Américas e, de lá, exploradores espanhóis e portugueses a levaram para a Ásia, África, Índia e Indonésia.

Atualmente a Batata Doce é cultivada e consumida em larga escala nos cinco continentes e estudos mostram cada vez mais Benefícios da batata Doce para boa forma e saúde.

Valor Nutricional da Batata Doce:

A Batata Doce contêm Ômega 3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, vitamina B, vitamina C, vitamina K e vitamina E. Ela é considerada uma excelente fonte de compostos naturais que trazem muitos benefícios à saúde conhecidos como betacaroteno e antocianina.

O betacaroteno é conhecido por reduzir o risco de várias doenças crônicas, incluindo câncer, doenças cardiovasculares, degeneração da retina relacionada à idade, e catarata.

A antocianina é um pigmento natural que fornece benefícios anti-inflamatórios para a pele. As vitaminas A, B e C têm propriedades antioxidantes que ajudam no combate contra os danos causados ​​por radicais livres. Veja Agora Os 25 Benefícios da Bata Doce Para Saúde:

1. Benefícios da Batata Doce Como Antioxidante:

Pela sua riqueza em vitamina C e E, betacaroteno e antocianinas, a batata-doce é um poderoso antioxidante, sendo essencial no combate aos radicais livres e ao stress oxidativo, provocado pelo stress do dia-a-dia, poluição, tabaco, exposição solar e radiação UV.

A intensidade da cor batata-doce é diretamente proporcional ao nível de betacaroteno que esta possui. O maior conteúdo de antioxidantes encontra-se na casca da batata-doce. Todavia, uma vez que a casca é também rica em glicoalcalóides, compostos que afetam o sistema nervoso central e podem provocar danos hemorrágicos, modere o seu consumo.

2. Ajuda a Regula a Glicemia:

Devido ao seu menor índice glicémico quando comparado com a batata branca, é uma excelente opção para diabéticos. No entanto, importa salientar que o método de confeção também influência o índice glicémico.

Como tal, prefira métodos culinários como a cozer, preferencialmente, a vapor, ou assar com pouca gordura, recorrendo sempre que possível ao azeite extra virgem, uma gordura saudável que ajudará a aumentar a absorção das vitaminas lipossolúveis pelo organismo.

3. Benefícios da Batata Doce Para Perda de Peso:

Devido ao seu elevado teor de fibra e em hidratos de carbono complexos, a batata-doce é um aliado para quem deseja emagrecer, visto que diminui o apetite, promove uma saciedade mais duradoura (diminuindo a ingestão alimentar) e estimula o funcionamento do trânsito intestinal.

4. Ajuda a Fortalecer o Sistema Imune:

Um Rico Benefício da Batata Doce é aumentar o sistema imune. Por ser rica em vitaminas A e C, eleva as nossas defesas, garantindo um sistema imunológico forte.

beneficio da batata doce

5. Benefício da Batata Doce no Ganho de Massa Muscular:

Ao fornecer energia de forma lenta para o treino, potencia a queima de gordura e promove o aumento de massa muscular. Além disso, promove energia do início ao final do treino. Deve ser sempre acompanhada de proteínas magras.

6. Age Como Anti-flamatório Natural:

Por ser rica em beta-criptoxantina, é um alimento altamente anti-inflamatório. Este tipo de alimentos é fundamental na alimentação de doentes com artrite reumatóide, por exemplo.

7. Ajuda na Desintoxicação do Organismo:

A Batata Doce ajuda a desintoxicar o organismo dos perigos de metais pesados como cádmio, arsénico e mercúrio.

8. Benefício da batata Doce por Atua no Estomago:

Pela riqueza das vitaminas A e B, potássio e betacaroteno, a batata-doce funciona como um calmante, prevenindo e atuando sobre úlceras gástricas.

9. Benefício da Batata Doce por Ser Rico em Betacaroteno:

Ricas em betacaroteno, são as melhores amigas de uma pele bonita. Mesmo no que diz respeito a processos de cicatrização. Mantenha-as por perto!

10. Melhora a Visão:

São também uma excelente fonte de vitamina A, responsável pela proteção córnea e bom funcionamento da retina e, por isso, fundamental para a boa saúde dos olhos.

11. Regula a Pressão Arterial:

Um Rico Benefício da Batata Doce e Regular Pressão. Além disso um excelente aliado para a regularização da tensão arterial, especialmente se cozida.

12. Benefício da Batata Doce Para Saúde da Pele:

Devido ao elevado teor em vitamina A, promove a manutenção de uma pele jovem e saudável, prevenindo o aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento.

13. Contém Propriedades Calmantes:

É um ótimo calmante natural, visto que é fonte de magnésio, um mineral anti-stress. Promove o relaxamento e a melhoria do humor, essenciais para o bem-estar total do organismo.

14. Possui Propriedades Energéticas:

Para atletas, profissionais ou recreativos, é um ótimo alimento para incluir na refeição pré-treino, pois é um excelente fornecedor de energia e liberta a glicose de forma lenta e faseada, mantendo o organismo alimentado durante todo o treino.

15. Benefício da Batata Doce no Tratamento da Pele Oleosa:

Ferva uma Batata Doce, deixe esfriar e, em seguida, amasse bem. Adicione uma colher de sopa de mel e duas colheres de chá de limão e espalhe no rosto. Deixe a máscara agir de 20 a 30 minutos e lave bem o rosto.

16. Benefício da Batata Doce Para Calcanhares Rachados:

A água onde a Batata Doce cozida serve para fazer um escalda-pés para tratar pele ressecada e calcanhares rachados. Mergulhe os pés na água ainda morna e verá o resultado.

17. Benefício da Batata Doce Para Tratar Olheiras:

Coloque uma fatia de Batata Doce cozida em cada um dos olhos para tratar o inchaço e a cor escura das olheiras. A antocianina presente no vegetal ajuda na redução da pigmentação e tem propriedades anti-inflamatórias que vão livrar os olhos das olheiras, rugas e inchaço.

Outros Benefícios da Batata Doce Para Saúde:

  • Rica em vitaminas e sais minerais;
  • Melhora a pele;
  • Regula a glicose no sangue;
  • Câncer;
  • Facilita o aumento de massa muscular porque fornece a energia necessária para o treino;
  • Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico;
  • Emagrece pois diminuir o apetite;
  • Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A;
  • Melhora o funcionamento do intestino, porque é bastante rica em fibras.
  • É fonte de carboidrato complexo.
  • Possui baixo índice glicêmico, já que sua absorção é mais lenta, evitando picos de
  • insulina.
  • Possui elevado teor das vitaminas A, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B,
  • essenciais para pele e para a formação do colágeno.
  • Algumas variedades, como a batata-roxa, possuem elevadas quantidades de
  • antocianinas, que possuem ação antioxidante.

Batata Doce Engorda ou Emagrece?

Nenhum alimento por si só “Engorda” ou “Emagrece”. O ganho de peso é resultado de uma série de fatores, que incluem a dieta como um todo, além da prática de atividade física. Como todo alimento, quando consumida em excesso a batata-doce pode contribuir para o ganho de peso, já que é uma boa fonte de carboidratos. O importante é consumi-la com moderação e evitar os exageros.

batata doce emagreceUma boa opção é prepará-la com a casca, que tem muitos nutrientes e é rica em fibras, o que aumentará a sensação de saciedade. Além disso, uma alimentação variada é essencial para a saúde, portanto, varie os carboidratos em suas refeições, para a que dieta não fique monótona.

Como Consumir Batata Doce?

Se você ainda não sabe como fazer batata-doce, saiba que esse é um ingrediente muito versátil. A batata-doce pode ser preparada de diversas formas: cozida, na elaboração de pratos (como escondidinho) ou, ainda, como substituta do pão e de outros alimentos no café da manhã.

O consumo desse tubérculo pode ser combinado com canela, mel e noz-moscada. Pode ser consumida cozida, grelhada, assada (inclusive na forma de chips), como acompanhamento para peixes e carnes, na forma de purês, em receitas de bolos, pudins, tortas e doces.

A batata-doce também é muito usada no pré-treino, já que fornece carboidrato de lenta absorção, garantindo energia constante durante todo o treino, além de ajudar na hipertrofia muscular.

Batata Doce VS Batata Branca:

De fato, apesar de ser chamada batata-doce, não se deixe enganar pelo nome, porque a verdade é que este tipo de batata é realmente mais interessante do ponto de vista nutricional do que a Batata Branca.

batata doceAo contrário da batata tradicional, a batata-doce possui na sua composição hidratos de carbono complexos, ou seja, de absorção lenta.

Este tipo de hidratos de carbono promove uma libertação gradual de insulina para o sangue, evitando a criação de um pico insulínico.

Desta forma, os hidratos de carbono complexos permitem um fornecimento contínuo de energia ao organismo, o qual é importante para regular os níveis de saciedade e impedir picos de fome, promovendo uma melhor gestão energética.

Além disso, como a batata-doce não tem um impacto tão abrupto na libertação de insulina, os hidratos de carbono não se vão transformar em gordura tão facilmente.

Consequentemente, a batata-doce possui um índice glicémico muito inferior à batata branca. O índice glicémico reflete o impacto provocado por determinado alimento na glicemia (açúcar no sangue) e, por isso, quanto menor for, melhor (embora algumas ocasiões específicas como o período pós treino sejam uma exceção).

1. Batata Doce com Frango:

Ingredientes:

  • 1 filé de frango
  • 2 batatas doces
  • Vinho branco
  • Louro
  • Limão
  • Orégano

Modo de Preparo:

  • Temperar o frango com o vinho, louro, limão e orégano.
  • Assar as batatas no forno enroladas em papel de alumínio por 30 minutos.
  • Grelhar o filé de frango.
  • Acompanhar com uma salada de repolho roxo, pimentão, tomate e rúcula, temperando com azeite e vinagre.
Os 30 Benefícios da Batata Doce Para Saúde
4.7 (94.67%) 199 votes

Recomendados Para Você:

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.