Benefícios da Berinjela são bastante variados. Pois, a Berinjela possui vários nutrientes que são essenciais para manter nossa Saúde em Dia. Além do que, Para que você aproveite todos Os Benefícios da Berinjela e preciso esta atento a sua forma de consumo. Além do mais, embora a Berinjela seja um Vegetal muito popular, poucas pessoas conhecem seus poderosos Benefícios da Berinjela para a saúde.→ 11 Benefícios da Berinjela Para Saúde e Beleza!Berinjela ou Beringela para os nossos irmãos portugueses, é um Vegetal muito comum na culinária mundial. Originária da China, este Vegetal foi introduzida pelos árabes na Europa durante a Idade Média e provavelmente pelos espanhóis no Novo Mundo.

A Berinjela é encontrada em diversos tamanhos e cores e faz parte do cotidiano de muitas culturas. Mundialmente a Berinjela é usada como ingrediente principal em diversos pratos.

Como, doce de Berinjela, o Imam Baildi grego, pasta de Berinjela, o Babaganuche árabe e o famoso Ratatouille francês, que é um ensopado a base de Berinjela. Porém a lista é grande: Berinjela ao Forno, Frita, à Italiana, Empanada, Assada, Cozida e até Lasanha de Berinjela.

Valor Nutricional da Berinjela:

Os Benefícios da Berinjela vem principalmente de suas vitaminas que são, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B6 que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, para produção de energia, equilíbrio hormonal e função hepática.

Confira Alguns Benefícios da Berinjela Para Saúde e Beleza:

  • Prevenir doenças cardíacas, por ser rica em antocianina, um antioxidante potente que está presente na sua casca;
  • Reduzir o colesterol ruim, por conter o antioxidante nasunina;
  • Evitar a formação de aterosclerose, por controlar os níveis de colesterol no sangue;
  • Melhorar a circulação sanguínea, por promover a saúde dos vasos;
  • Ajudar a emagrecer, por ser pobre em calorias;
  • Prevenir anemia, por ser fonte de ácido fólico, vitamina que estimula a produção de células do sangue.

Quando muito grande, este Vegetal costuma ter um sabor amargo, que pode ser removido colocando sal nas rodelas e deixando agir por 20 ou 30 minutos. Após esse tempo, deve-se lavar e secar as rodelas, levando-as para cozinhar ou fritar logo após esse processo.

Confira Detalhadamente Os Benefícios da Berinjela:

Fortalece os ossos:

Os Benefícios da Berinjela também estar nos seus nutrientes como, ferro, cálcio, zinco e potássio que ajudam o organismo garantindo a saúde e bem estar dos músculos, ossos e dentes. O potássio e o cálcio ainda previnem as cãibras musculares, melhorando o desenvolvimento das atividades físicas regulares.

Para Saúde do Intestino:

Segundo alguns nutricionista, este Vegetal também é rica em fibras alimentares, que garantem a saciedade e fazem com que o intestino exerça a função de maneira correta.

Reduz os Níveis de Colesterol:

Por ser rica em fibras alimentares, este Vegetal também se torna uma aliada para diminuir os níveis de colesterol no sangue e deixando o coração mais saudável. Vale ressaltar que o Vegetal também é livre de gorduras saturadas que são prejudiciais ao músculo cardíaco. Veja Também: Os 10 Melhores Alimentos Para Reduzir o Colesterol Ruim ou LDL

Este Vegetal Ajuda a Controlar a Glicemia:

Com pouca quantidade de carboidratos e fonte de fibras alimentares, este Vegetal se torna um poderoso aliado para controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo e ajudando no tratamento de pessoas que tem diabetes.→ 11 Benefícios da Berinjela Para Saúde e Beleza!

Beneficio da Berinjela Para Prevenir o Câncer:

Na composição deste Vegetal podemos encontrar a enzima tripsina, substância capaz de combater as células cancerígenas. Além disso, o Vegetal contém agentes antioxidantes que diminui os riscos dos radicais livres e o desenvolvimento dessas células. Veja Também: Os 9 Benefícios do Buriti para Combate câncer

Melhora o Funcionamento do Cérebro:

Este Vegetal é rico em vitaminas do complexo B que, por serem antioxidantes, também previnem as ações dos radicais livres. Além do que, essas vitaminas também ajudam a melhorar as capacidades de concentração e de memória do cérebro.

Beneficio da Berinjela Para o Sistema Imunológico:

O Vegetal também é rico em vitamina C, nutriente responsável por deixar o nosso corpo livre de gripes, resfriados e alergias causadas pela mudança de tempo.

Este Vegetal Proporciona um Bom Humor:

A vitamina B6, componente do complexo B, também está presente no Vegetal é a responsável por melhorar o humor, prevenir a depressão e ainda pode combater os sintomas da ansiedade.

Ajuda a Combate a Celulite:

Os Benefícios da Berinjela também ajudam no combate as celulites que é uma inflamação nas células, muitos podem ser as suas causas. Porém, o consumo de alguns alimentos gordurosos podem agravar e aumentar as celulites. A água presente neste Vegetal possui substâncias anti-inflamatórias que, consequentemente, irá resultar na redução de celulites. Veja Também: Tratamento Caseiro Que Reduz a Celulite em Poucos Dias

Previne Doenças do Coração:

A antocianina, um fitoquímico presente na casca do Vegetal atua na redução do colesterol ruim (LDL) no sangue. A presença das fibras também contribui para a prevenção, já que auxiliam na diminuição da absorção de colesterol pelo intestino.

→ 11 Benefícios da Berinjela Para Saúde e Beleza!

Fonte de Cálcio, Magnésio e Potássio:

Esses minerais presentes neste Vegetal são essenciais para o bom funcionamento do organismo atuando na construção, manutenção dos ossos e melhora da contração muscular.

Mantem a Pele Saudável:

A presença de vitamina C é um dos nutrientes que ajudam a manter a pele saudável, macia e hidratada, tendo também função antioxidante. Há outros antioxidantes no Vegetal, como a antocianina. Todos esses ajudam a combater o excesso dos radicais livres no organismo, que podem causar envelhecimento precoce e rugas.

Confira Algumas Receitas de Berinjela Para Manter a Saúde em Dia!

Água de Berinjela Para Emagrecer:

Para emagrecer, deve-se tomar diariamente 1 litro de água de limão com Berinjela, confira a Receita Abaixo:

Ingredientes:

  • 1 Berinjela pequena com casca
  • Suco de 1 limão
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

  • Cortar Este Vegetal em rodelas e adicionar à jarra com 1 litro de água, juntamente com o suco de limão.
  • A mistura deve ficar na geladeira durante toda a noite para ser consumida ao longo do dia seguinte.

Contraindicações da Berinjela:

Com tantas opções saborosas para consumir, alguns nutricionista destaca que a versão frita, deve ser evitada: “Indivíduos que tem gastrite deve sempre evitar frituras e preparações muito temperadas, pois nessas condições o estômago sofre muitas irritações, agravando assim os sintomas e dificultando o tratamento da doença. A dica é prepará-la assada ou ensopada.

 

Os 11 Benefícios da Berinjela Para Saúde e Beleza!
4.7 (93.33%) 6 votes

Recomendados Para Você: