Benefícios da Betônica Para Saúde que são bem diversos e de grande importância para nosso corpo. Além do mais, Combate a Dores no Corpo é um rico Benefício da Betônica. No entanto, a Betônica é uma planta da família das Lamiaceae que pode ser usada no combate de vários problemas de saúde.

beneficios da betonica

Para que Serve a Betônica:

Azia, câimbras no estômago, catarro brônquico, chagas, cólica, convulsões, debilidade nervosa associada com ansiedade e tensão, delírio, distúrbio digestivo e dispepsia.

A planta também pode ser usada para acabar com as dores de cabeça, enxaquecas e neuralgia, esta com origem nervosa ou de hipertensão. Mas, não é só isso, a betônica também é indicada para problemas de escrófula, gases, gota, gripe, hidropsia, histeria, icterícia, impurezas do sangue, indigestão e náusea.

Neuralgia, paralisia, picada de serpente venenosa e insetos; problemas biliares e nervosos; resfriado, reumatismo, tuberculose, úlcera, varizes e vermes também podem ser curados a partir da utilização da planta. Em relacionados a debilidade do sistema nervoso, o consumo da planta também ajuda a fortalecê-lo.

Vitaminas Presente na Betônica:

As Vitaminas que são encontradas nos Benefícios da Betônica são muito variados entre os que se destacam: lipídios, ferro, água, zinco, sódio, vitamina C, vitamina A, vitamina B12, gorduras saturadas, fibras, cálcio e outros nutrientes que ajudam as pessoas a serem curadas de várias doenças. Então, confira agora Os 22 Benefícios da Betônica Para Saúde:

1. Melhora a Digestão:

Este é um dos principais Benefícios da Betônica. Ela se destaca também com relação ao apetite e digestão. A planta é capaz de ajudar a abrir o apetite, proporcionando maior sensação de fome, além de contribuir para uma melhor absorção dos nutrientes dos alimentos.

A melhora da digestão ocorre durante todo o trajeto realizado pelos alimentos dentro do organismo humano, desde estômago até o intestino o grosso, beneficiando todo o sistema digestivo. Na medicina popular, já foi usada como um rapé e fumo para tratar dores de cabeça.

Aplicada a feridas, pode entancar o sangramento e melhorar a cicatrização. Gargarejos são feitos para feridas de boca e dores de garganta. A Betônica possui alcaloides, colina e taninos em sua composição.

2. Benefícios da Betônica Contra Queda de Cabelo:

Um estudo da European Journal of Dermatology comprovou que mulheres sem o devido nível de ferro no sangue são mais propensas para a perda de cabelo (as mulheres do estudo não estavam no período da menopausa). Além de evitar esse problema, o ferro também melhora a textura dos fios, deixando mais nutridos e sedosos. A Betônica é rica em ferro.

3. Benefícios da Betônica Contra o Envelhecimento:

Este é um dos principais Benefícios da Betônica por ser rica em zinco. Manter os níveis de zinco adequados ao organismo vai melhorar a aparência da pele e dos cabelos, evitará a acne e retardará os sinais de envelhecimento. Também auxilia no retardo do envelhecimento dos olhos fazendo com que a degradação da visão aconteça.

4. Benefício da Betônica Para o Cérebro:

Ela ajuda na função neurotransmissora e a manter a estrutura e saúde cerebral. A Betônica possui propriedades que são responsáveis pelas enzimas que processam os ácidos graxos na membrana cerebral mantendo-o saudável e ativo, é responsável também pela qualidade do nosso sono e a vigília, e promove a síntese da Dopamina e da Serotonina eliminando o risco da depressão.

5. Benefício da Betônica Por Ajudar a Aumentar a Imunidade:

Quando você consome o Chá de Betônica diariamente está ajudando seu organismo a combater todo os tipos de infecção e virose, pois este chá contem propriedades que aumentam o sistema imunológico.

6. Benefício da Betônica no Combate a Dores no Corpo:

Este é outro dos Ricos Benefícios da Betônica. Ela ajuda a combater a dor, interagindo com os nervos na região afetada e melhora o fluxo sanguíneo para essa parte. Também age como um analgésico, bem como anódino, o que significa que pode ser aplicada topicamente na área afetada na forma de um cataplasma ou pomada.

7. Previne a Ansiedade:

Outro dos Benefícios da Betônica é que ela é agente tranquilizante naturalmente suave, ela pode ser usada para ajudá-lo a relaxar completamente. Uma vez que o corpo e a mente se acalma, o sono lentamente vai entrar em cena. Ele também é usado como um agente para melhorar o humor e aliviar o pessimismo e a ansiedade associados.

8. Benefícios da Betônica Contra a Diabetes:

Embora muitas pessoas não associem sódio com um rolo na prevenção do diabetes, este mineral presente na planta pode realmente ajudar a melhorar a forma como seu corpo manipula a glicose.

Por um lado, a planta ajuda a garantir que a sensibilidade à insulina seja mantida, garantindo que o excesso de glicose não permaneça no sangue por mais tempo do que precisa ser. Isso, é claro, pode ajudá-lo a reduzir a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2, pois existe um grande grau de disfunção de insulina associada à doença.

9. Benefício da Betônica Para Coagulação Sanguínea:

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso organismo, aliado a outras proteínas o cálcio presente no Benefício da Betônica tem um papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.

10. Combate Piolhos:

Este é outro rico Benefício da Betônica. Considerada um parasiticida, ela pode ser aplicada topicamente em seu couro cabeludo para se livrar de piolhos. As infecções causadas pelos piolhos também curam, graças à natureza antisséptica da planta.

11. Benefício da Betônica Contra Espasmos Musculares:

Os Benefícios da Betônica são graças à sua abundancia em propriedades antiespasmódicas, a planta é uma boa maneira de manter os músculos relaxados. É por isso que é utilizada em casos de neuralgia facial e paralisia cerebral.

betonica

12. Benefícios da Betônica Para Saúde Masculina:

Há sinais de que bons níveis de vitamina A contidos nessa planta incentivem a produção de testosterona, de modo que essa ela contribui para o estabelecimento de bons níveis desse hormônio central para a saúde do homem.

Além disso, a fertilidade masculina pode ser comprometida por níveis baixos demais de vitamina A, uma vez que a produção do esperma é, também, regulada por essa vitamina.

13. Benefícios do Chá de Betônica Para Saúde Ocular:

Os Benefícios da Betônica não param por ai. Por ser rica em vitamina A combate problemas relacionados à saúde dos olhos. De fato, a vitamina A se relaciona amplamente à boa visão, sendo necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz.

Além disso, a vitamina A protege os olhos dos constantes ataques dos radicais livres, de modo que degeneração dos olhos ao longo do envelhecimento se dá de modo mais lento.

14. Combate os Radicais Livres:

Este também está entre os principais Benefícios da Betônica. A planta é uma potente fonte de antioxidantes, o que significa que ela pode ser usada para limpar os radicais livres do corpo. Quanto menor for o dano dos radicais livres, mais jovem você vai ser.

15. Combate Inflamações:

Este é outro rico Benefício da Betônica. A ação anti-inflamatória da planta é uma boa opção para vários problemas inflamatórias que afetam a pele, incluindo eczema. Junto com a capacidade de aliviar a inflamação, esta erva também reduz a vermelhidão e os surtos. Se você está sofrendo de coceira, a erva pode ser a resposta às suas orações.

16. Benefício da Betônica Para Saúde da Pele:

Este é outro rico Benefício da Betônica por ser rica em ferro. A falta desse mineral pode causar anemia, que faz com que os níveis de hemoglobina diminuam, resultando na redução dos glóbulos vermelhos. Desse modo o fluxo de oxigênio cai, tornando a pele pálida e rígida com o passar do tempo. Com a ingestão diária, a pele tende a ficar mais brilhante e até mesmo, mais rosada.

Outros Benefícios da Betônica Para Saúde:

  • Também é usada para aliviar doenças dos rins.
  • Fortalece o fígado e o baço, melhorando os sintomas da hidropisia.
  • Você pode aplicar compressas desta planta nos golpes nos olhos para ajudar a sua cura rápida.
  • Atualmente, seus agentes ativos são usados ​​para prevenir tosse em fumantes crônicos.
  • Ajuda a descongestionar os pulmões e a aliviar as doenças brônquicas.
  • Também se aplica em casos de dor nas orelhas, porque as acalma rapidamente.

Receita do Chá de Betônica Para Saúde:

Para preparar o Chá de Betônica, basta separar meio litro de água e oito gramas de folhas secas da erva.

É importante ressaltar que a folha não pode ser fresca, pois ela contém ativos tóxicos que podem fazer mal a saúde.

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Assim que ela atingir o ponto de ebulição, acrescente as folhas de Betônica e desligue o fogo em seguida. Deixe descansar por cerca de 10 minutos na mesma panela, tampando-a.

Passado esse tempo, use uma peneira para separar o líquido das folhas. Se preferir, pode adoçar com mel. O chá deve ser ingerido até três vezes por dia.

Contraindicações e Efeitos Colaterais da Betônica:

O uso é contraindicado durante a gravidez. O uso em excesso, em função dos taninos, pode causar vômitos e náuseas.

Os 22 Benefícios da Betônica Para Saúde
Avalie Este Post!

Recomendados Para Você: