A Bromélia não é tão conhecida no mundo, entretanto os Benefícios da Bromélia pode ser muito úteis para vários problemas. Então confira a seguir tudo sobre a Bromélia.

A Bromélia é uma planta ornamental cujo nome origina-se do grego “Bromos” que significa “manjar”ou “comida saborosa”. Grande é o número de espécies, são mais ou menos 400. O fruto é mais aromático do que as flores. Uma das espécies mais conhecidas nacionalmente é o abacaxi.

Benefícios da Bromélia

São quase exclusivamente originárias das Américas, principalmente das florestas tropicais, com apenas um género originário da costa da África Ocidental, no Golfo da Guiné. São aproximadamente 1.400 espécies em 57 géneros. O género Ananas é muito cultivado na América do Sul para se produzir a fruta abacaxi. O género Bromélia é cultivado em todo mundo para o paisagismo de jardins.

O que torna a Bromélia tão resistente e de fácil adaptação a ambientes desfavoráveis é o seu sistema de absorção de água e nutrientes, que ocorre através das folhas recobertas por escamas e, em algumas espécies, nas rosetas (formação definida pelo arranjo das folhas) que armazenam água.

Esse sistema é de suma importância para sua sobrevivência e a de diversos outros microrganismos que ali procriam. Todavia, apesar de as Bromélias serem tolerantes à falta d’água, a irrigação é fundamental para o desenvolvimento dessas plantas.

Tipos de Bromélias:

A maioria de Bromeliacea sobrevive apoiada em outras plantas, com o intuito de obter mais luz e mais ventilação. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esses vegetais não são parasitas, e, sim, plantas epífitas, encontradas em árvores, galhos secos e até em fios elétricos. As epífitas não necessitam de substrato e podem ser fixadas diretamente em troncos ou em placas de fibra de coco etc.

Desprovidas de “tanques”, as Bromélias terrestres são cultivadas diretamente na terra, de preferência de fácil drenagem, seja em vasos ou no solo. Uso normalmente brita número zero misturada a húmus de minhoca e um pouco de areia lavada.

Outro tipo são as rupícolas, que vivem em frestas de rochas ou ficam fixas nas pedras, mas também podem ser plantadas em vasos. Para essa variedade, é recomendado o uso de brita e húmus para o substrato.

Para ter uma planta vistosa e saudável, a orientação é a de conhecer o habitat natural da Bromélia. Ao idealizar um jardim com essas variedades, lembre-se de pesquisar sobre o ambiente a que elas melhor se adaptam e copiá-lo em certo grau. Outra dica é sempre agrupar as Bromélias com plantas que exigem os mesmos cuidados que elas.

A composição do jardim com essas epífitas tende a variar conforme o local, o meio, a insolação e o estilo paisagístico. Uma sugestão é associá-las a Cycas (cica), Asplenium (asplênio; ninho-de-passarinho), Philodendros (filodendro), Agaves e até mesmo a seixos de vários tamanhos nos canteiros.

Nutrientes da Bromélia:

Além de ser uma ótima fonte de cálcio e vitamina A, vitamina B e vitamina C, a Bromélia possui uma substância de grande valor medicinal, – a enzima bromelina – que atua como substituta do suco gástrico, acelerando a passagem dos alimentos pelo estômago, melhorando a digestão. Então confira agora alguns motivos para consumir mais a Bromélia:

Benefícios da Bromélia Para Saúde:

Benefícios da Bromélia Para Ganhar Massa Muscular:

A relação mais direta entre a vitamina A e o ganho de massa muscular se dá através das funções dessa vitamina no metabolismo ósseo. Uma vez que a vitamina A tem entre as suas funções a manutenção da densidade óssea, o consumo diário de vitamina A fornece vantagens claras para quem procura ganhar massa muscular através de treinos de resistência, ao diminuir consideravelmente o risco de fraturas.

Bromélia Benefícios

E como a Bromélia é rica nessa vitamina, ela pode ser muito importantes. E para jovens que procuram ganhar massa muscular, trata-se de um ponto extremamente importante, uma vez que para eles os benefícios da vitamina A resultam em crescimento adequado.

Como antioxidante, não é possível deixar de mencionar para que serve vitamina A na proteção dos músculos após o treino. A liberação de radicais livres é grande após a realização de esforços intensos, de modo que a neutralização dessas substâncias protege o músculo de uma degradação considerável.

Por fim, o estímulo aos níveis de testosterona vindo da vitamina A afeta diretamente o ganho de massa muscular. Manter bons níveis dela no corpo é mais um dos passos para estimular a produção de testosterona, algo que certamente interessa a todos os fisiculturistas.

Benefícios da Bromélia Para o Sistema Imunológico:

O efeito mais conhecido da vitamina C, presente na Bromélia, também não pode deixar de ser mencionado. Mesmo que a vitamina C não seja uma substância mágica que previne totalmente doenças como a gripe, suas funções na manutenção de um sistema imunológico forte são importantíssimas.

É importante notar, porém, que apesar do consumo de vitamina C durante um quadro de gripe ou resfriado ajudar a aliviar a doença, o benefício para o sistema imunológico ocorre mais significativamente a longo prazo, com o consumo regular de níveis ideais da vitamina.

Benefícios da Bromélia Por ter Efeito Antioxidante:

O seu efeito antioxidante é, por sua vez, extremamente significativo entre os benefícios da Bromélia. Ao proteger o corpo dos efeitos nocivos dos radicais livres, a sua alta quantidade de vitamina A, reduz as chances de desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas, de modo que é um excelente meio de manter a saúde ao longo do envelhecimento.

Benefícios da Bromélia Para Melhorar a Pele:

As suas funções antioxidantes também trabalham em favor da beleza, combatendo os efeitos indesejáveis do envelhecimento sobretudo na pele. A degradação da pele é retardada pelo consumo regular de Bromélia, de modo que as rugas demoram mais a aparecer.

Como a Bromélia é capaz de aumentar a produção de colágeno, uma pele tonificada é um efeito direto de níveis saudáveis de vitamina C. E no âmbito estético, a vitamina C da Bromélia ainda é responsável pela produção de proteínas importantes para o cabelo e para as unhas.

Benefícios da Bromélia Para Ajudar a Emagrecer:

A Bromélia é rica em tiamina, e para quem está de olho na balança, a tiamina pode ter um papel importante na perda de peso através da sua atuação na liberação da energia armazenada. Isso significa que a vitamina B1 acelera a movimentação dos estoques de energia, permitindo que o corpo os utilize e queime como fonte de combustível.

Benefícios da Bromélia Para a Saúde Nervosa:

Crianças com bons níveis de vitamina A possuem um desenvolvimento cognitivo mais rápido e sólido, enquanto os idosos recebem da vitamina A uma proteção contra doenças degenerativas do sistema nervoso, tais como o mal de Alzheimer ou o mal de Parkinson. Então para garantir o suprimento dessa vitamina uma boa opção é a Bromélia.

Benefícios da Bromélia Para Regular o Metabolismo:

A vitamina C, presente na Bromélia, regula ainda vários aspectos do metabolismo, dos quais os mais significativos são a absorção do ferro e o controle dos níveis de açúcar no sangue. Desse modo, a vitamina C colabora para níveis saudáveis desses nutrientes no sangue, beneficiando pacientes com anemia e pessoas diabéticas.

Níveis baixos de açúcar no sangue colaboram por si só para a perda de peso, uma vez que o corpo passa a queimar gorduras para obter energia. Mais que isso, porém: os níveis baixos de açúcar evitam o estímulo excessivo à produção de insulina, um hormônio que provoca a acumulação de gordura.

Benefícios da Bromélia Para Prevenir Doenças do Coração:

A Bromélia também pode evitar as doenças cardiovasculares, sobretudo em virtude da redução nos níveis de colesterol LDL (o colesterol “mau”). O colesterol LDL está amplamente relacionado à hipertensão arterial e ao surgimento da arteriosclerose.

Bromélia

Receita do Chá de Bromélia:

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) das folhas picadas
  • 1 xícara de água fervente

Como Fazer:

  • Com o líquido ainda no fogo, adicione as folhas.
  • Depois de três minutos no fogo, retire a mistura, coe e acrescente 3 gotas de própolis.
  • Para o tratamento eficaz, faça bochechos três vezes ao dia.

Efeitos Colaterais da Bromélia:

A princípio, o consumo de Bromélia é seguro para a maioria das pessoas, principalmente se as quantidades forem adequadas de forma correta. O consumo pode ocasionar efeitos colaterais como diarreia, desconfortos estomacais e intestinais.

A Bromélia pode aumentar o risco de ocorrência de hemorragia durante e após a cirurgia. É recomendado que o consumo da enzima seja interrompido pelo menos duas semanas antes da data de acontecimento do procedimento cirúrgico.

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Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.