Os Benefícios da Cainca que todos precisam conhecer, são muitos e variados. Mas, vale a pena destacar o Benefício da Cainca para o Emagrecimento saudável. Planta originada da região Norte do Brasil, também é facilmente encontrada nos estados da Bahia e Minas Gerais. Há muitos anos é utilizada pela população indígena contra o veneno de cobras.

Além do nome científico, a planta também é conhecida por outros nomes, como cahinca, cruzeirinha, Cipó cruzeiro dentre outros. O arbusto da planta pode ter entre dois a quatro metros de altura, elevando-se em matas virgens.

beneficios da cainca

Muitos também a conhecem como cruzeirinha, cipó cruzeiro ou cahinca. Ela propaga-se em florestas virgens e o seu arbusto pode ter dois metros, mas pode alcançar quatro metros de altura.

Já os seus ramos são frágeis e compridos, de forma cilíndrica. As flores são brancas amareladas e as folhas são pontiagudas.

Propriedades da Cainca:

A Planta possui ricas propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, diaforéticas, diuréticas, emenagogas, laxativas e pulmonares, a Cainca pode ser usada no tratamento de pessoas com problemas urinários e inflamatórios. Além de pacientes com bronquite e dores corporais. Veja Também os Benefícios da Cainca Para Saúde:

Benefícios da Cainca Para Saúde:

1. Benefícios da Cainca Para Cicatrização de Feridas:

Suas folhas possuem uma grande quantidade de óleos essenciais, fazendo com o seu chá seja um ótimo cicatrizante, que pode ser utilizado até mesmo em machucados que estejam sangrando. O desta planta é capaz de acelerar a cicatrização, fazendo com o ferimento pare de sangrar mais rapidamente, além de evitar o surgimento de hematomas.

2. Benefício da Cainca Contra Gases Intestinais:

Outro problema digestivo que atrapalha o dia a dia de milhares de pessoas são os gases intestinas. Por melhorar os problemas digestivos, o chá de Cainca também combate as flatulências excessivas. Ele ajuda a regular o seu sistema e dar fim ao desconforto que te deixa inseguro nas horas mais importantes do seu dia.

3. Ajuda a Combater a Insônia:

Este é outro rico Benefício da Cainca. Esta Planta pode garantir uma boa noite de sono, funcionando como um calmante sedativo e relaxante. Suas folhas possuem propriedades tranquilizantes que ajudam a diminuir a taquicardia e até alguns sintomas depressivos.

Para que o efeito de sono seja realmente eficaz não adicione açúcar nem adoçante na sua dose.O uso do chá desta planta é uma excelente escolha para os bebês que estão com problemas de sono ou cólica. Uma mamadeira com a erva será o suficiente.

4. Benefícios da Cainca Contra Inflamações na Garganta:

Para inflamações na garganta, faringe, laringe ou em casos de tosse, rouquidão e bronquite, é utilizada as cascas da raiz da planta. É necessário o cozimento de 10 g de raiz em um litro de água por um período de 15 minutos. Para obter melhores resultados, o aconselhável é a ingestão de duas a três xícaras por dia.

5. Benefício da Cainca Para Melhorar a Concentração:

Estudos Americanos descobriram que estudantes tiveram 70% mais atenção quando estavam em um ambiente com a planta. Muitas são as espécies que sobrevivem a espaços fechados e com pouca luz, como dentro de escritórios. Um exemplo é a Cainca,que é bastante usado na técnica chinesa de Feng Shui.

cainca

6. Ajuda a Aliviar a Tosse:

Este é outro Benefício da Cainca por possuir propriedade expectorante, ela pode ser usada como remédio caseiro para acalmar, combater a tosse e o catarro, tomar o chá quente com gotas de limão e uma colher de mel antes de dormir fará com que a tosse diminua e o catarro se solte, limpando as vias e curando gripes e resfriados.

7. Benefícios da Cainca Contra a Má Digestão:

Problemas de indigestão são bastante comuns, é tanta comida gostosa que fica difícil escolher ou até mesmo controlar a alimentação. Este é outro dos muitos Benefícios da Cainca que também ajuda na indigestão e com problemas de gastrite. Quem sofre com flatulência também pode ser beneficiado com o seu uso.

8. Benefício da Cainca Para o Emagrecimento:

A infusão de 10 gramas de pó das raízes em um litro e meio de água resolve problemas relacionados ao colesterol, diabete, dores, prisão de ventre e reumatismo. E para quem pretende emagrecer, este chá é uma ótima pedida.

9. Age Contra a Angina:

Este é um dos principais Benefícios da Cainca. Em casos mais sérios, como a angina – estreitamento dos canais que conduzem o sangue para o coração -, a planta age na redução dos sintomas. Isto é, ameniza as dores causadas no peito.

10. Benefícios da Cainca Contra Alergias:

Se você tem crises alérgicas com frequência, pode usufruir deste outro Benefício da Cainca. Coloque algumas mudas da planta em sua casa. As folhas dessa planta absorvem partículas alergênicas, como poeira, e em pouco tempo essa espécie pode eliminar boa parte das toxinas do ambiente.

Veja Também os Benefícios da Cainca Para Saúde:

  • A Cainca pode ser usada igualmente em quem tem dificuldades em evacuar, inchaços nas pernas, palpitações, retenção de urina, dores no corpo e picadas de insectos.
  • O chá de Cainca serve para melhorar inflamações no corpo, tosse, prisão de ventre e até casos mais graves como a angina.
  • Combate a problemas digestivos, por aumentar o suco gástrico. Confira outras opções de excelentes remédios caseiros para gastrite.
  • Também é indicada em casos de picadas de bichos peçonhentos, para pessoas que sofrem com prisão de ventre e é ideal para articulações e pernas inchadas, palpitação nervosas, retenção de urina etc.

Como Usar a Cainca?

Utilize as cascas da raiz da Cainca quando tiver episódios de problemas de laringe, garganta, faringe, rouquidão, tosse e bronquite.

MODO DE PREPARO:

Durante um quarto de hora, faça a infusão de 10 gramas de raiz de Cainca em um litro de água. Recomenda-se que tome duas a três xícaras diariamente.

Este chá pode também ser ingerido por quem tem diabetes, prisão de ventre, reumatismo ou colesterol. Quem quer perder peso pode igualmente tomar este chá, pois terá bons efeitos.

QUANTO CONSUMIR:

Em pessoas de idade adulta, a dose adequada é de 10 a 20 ml em três vezes diárias. É possível igualmente consumir três vezes diariamente, desde que sejam dois gramas de erva seca.

Em crianças dos dois a oito anos, três doses diárias de 2 ml às refeições é o aconselhável. As crianças dos cinco aos oito, três doses diárias de 3 ml e, dos 8 aos 12 anos, 4 ml por cada dose diária, três vezes ao dia é o indicado.

Agora que conhece as utilidades e as vantagens da Cainca, pondere inseri-la no seu regime alimentar!

beneficio da cainca

Contraindicações da Cainca:

Lembre-se de que um tratamento natural sem acompanhamento médico pode ser prejudicial e insuficiente.

As plantas medicinais têm uma função de prevenir doenças e promover o bem-estar, porém é o médico quem decidirá se é necessário um tratamento com medicamentos alopáticos ou não. Na dúvida, consulte um médico de família, que poderá encaminhá-lo(a) a um especialista.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.