Os Benefícios da Caliandra são importantes para todos. No entanto, um Benefício da Caliandra que muitos anseiam principalmente as mulheres é a hidratação e crescimento que ela proporciona aos cabelos.

A planta possui o nome cientifico de Caliandra Tweedii e é popularmente conhecida pelos nomes de: Arbusto Chama, Buchinha Vermelha, Cabelo de Anjo, Diadema, Diadema Esponjinha, Espinho Vermelho, Esponjinha, Esponjinha Sangue, Esponjinha Vermelha, Pelego de Velha, Quebra Foice, Sarandi, Topete de Cardeal, Topete de Pavão e Mandararé.

caliandra

A planta é um tipo de planta que possuem flores, podendo ser em forma de arbustos ou de pequenas arvores. Atualmente existe cerca de 200 espécies de Caliandra, planta que teve sua origem na América do Sul, mais precisamente no Brasil. No entanto, a Cplanta é facilmente encontrada e cultivada em países como Argentina e Uruguai.

É uma planta que pertence a família das Fabaceae (é conhecida como a família das leguminosas, que se caracteriza pelo fruto ocorrer do tipo legume – chamado de vagem). A Caliandra é uma espécie de planta que é bastante encontrada e cresce ao longo das margens de rios caudalosos, normalmente elas se desenvolvem em locais que possuem pedras expostas, que geram condições das raízes aderirem com força e firmeza ao solo.

Propriedades da Caliandra:

Suas propriedades naturais podem te ajudar a enfrentar vários problemas relacionados com a saúde de maneira muito eficaz, porque a Caliandra é:

  • Antifúngica;
  • Antibacteriana;
  • Antisséptica;
  • Fungicida;
  • Antiviral;
  • Cicatrizante;
  • Balsâmica;
  • Anti-inflamatória;
  • Desodorizantes;
  • Expectorantes e antiacneicas.

Agora que conhece algumas das propriedades medicinais da Caliandra, veja também os Benefícios da Caliandra Para Saúde:

Benefícios da Caliandra Para Saúde:

1. Benefícios da Caliandra Para Saúde Capilar:

Propriedades extraídas da planta ganharam fama por seus benefícios para o couro cabeludo e também porque impede problemas do cabelo como a caspa, a secura, o excesso de oleosidade, etc.

2. Benefício da Caliandra no Aumento da Imunidade:

A planta ajuda a aumentar as defesas do corpo, para que possa lutar contra as infecções que levam à perda de cabelo. Mantém o couro cabeludo livre de infecções fúngicas e bacterianas.

3. Combate Vírus e Bactérias:

Este é um Rico Benefício da Caliandra. É muito útil porque acalma o comichão e inibe a propagação do vírus, cicatriza e desinfecta. Aplique diluído em óleo ou em água. Se a lesão não desaparecer ou não diminuir em poucos dias consultar o seu médico.

4. Benefícios da Caliandra Contra a Acne:

Para este caso é muito importante a limpeza diária da pele utilizando um algodão embebido em água e uma gota do óleo de planta. Também se pode aplicar óleo puro diretamente sobre a borbulha uma ou duas vezes ao dia com a ajuda de um cotonete.

beneficio da caliandra

5. Benefício da Caliandra Contra a Afta:

Uma ou duas vezes por dia depois de realizar a sua higiene oral, coloque uma gota de óleo desta planta diretamente com a ajuda de um cotonete sobre a afta, espere uns minutos e se achar necessário realize um bochecho com um pouco de água.

6. Combate Queimaduras:

Este sem sombra de dúvidas, é outro rico Benefício da Caliandra. Aplicar diretamente várias vezes sobre as queimaduras para desinfectar e acalmar a dor até que se forme uma crosta.

Continuar o tratamento com o óleo da planta diluído quando cair a crosta.

7. Benefícios da Caliandra Contra Cicatrizes:

A propriedade cicatrizante da Caliandra faz com que cure as feridas e protege-o de infecções bacterianas. Além disso, ele pode beneficiar neutralizando ou mesmo reduzindo as marcas de cicatriz e manchas deixadas por erupções, furúnculos, da varíola, e acne.

8. Benefício da Caliandra Contra Queimaduras Solares:

A queimadura solar pode ser uma condição dolorosa, mas pode ser gerenciada pela aplicação de agentes anti-inflamatórios calmantes, como a planta. A natureza hidratante ajuda a evitar a perda excessiva de água e suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a acalmar a pele vermelha macia.

9. Combate a Depressão:

Ajuda a lidar mentalmente com situações de depressão ou esgotamento, antes dos exames ou provas, para adultos ou com cansaço excessivo.

10. Benefícios da Caliandra Contra a Tosse:

Aqueles que estão lutando com tosse e resfriado, congestão, bronquite, juntamente com outros problemas relacionados com resfriados, estão determinados a obter alívio utilizando a Caliandra.

Ela oferece descanso de tosse, resfriado, bronquite e congestão. Pode ser esfregado no peito e inalado durante o sono, ou talvez uma gota pode ser usada no travesseiro para que ele possa fazer o seu trabalho encantador à noite, e você pode acordar sentindo-se significativamente melhor no dia seguinte.

Como Cultivar a Caliandra:

Esta planta se caracteriza por ser uma planta rústica (tipos de plantas que conseguem se desenvolver sem a necessidade de muitos cuidados por parte da pessoa que a cultiva), o que facilita bastante o seu cultivo, pois ela é uma planta que não exige muito do seu cultivador.

A planta Caliandra se adapta com extrema facilidade as regiões de clima equatorial, subtropical e tropical, gostando do clima ameno.

A planta deve ser cultivada a sol pleno, e preferencialmente em solo fértil e com boa capacidade de drenagem (capacidade de absorção da água por parte do solo). Para manter a fertilidade do solo, pode ser utilizado húmus de minhoca, sendo reforçado pelo uso de farinha de osso.

O ideal é que o solo fique úmido, no entanto não precisa ficar encharcado. É importante que sejam realizadas regas periódicas, o ideal é que a Caliandra seja regada em média 02 (duas) vezes por semana. No entanto, elas devem ser realizadas somente quando a terra estiver seca, no entanto ela não precisa chegar a ficar ressecada.

É interessante que se realizem podas na Caliandra, pois estas estimulam o adensamento da planta, incentivando assim o controle do crescimento desordenado da planta (a poda é importante de ser realizada quando a planta é usada como cerca viva ou arvoreta).

Uma característica da planta é que ela é uma planta que tolera e é bastante resistente as temperaturas frias.

Não se conhece nenhum tipo de toxicidade, nem efeitos secundários, não irrita a pele pelo que não provoca nenhum risco à saúde.

beneficios da caliandra

Contraindicações da Caliandra:

O Caliandra pode ser usada em pessoas de todas as idades. Deve estar estar incluída dentro da caixa de primeiros socorros para ser aplicado em caso de golpes, picaduras de insectos, queimaduras, feridas e em muitas outras circunstâncias do dia-a-dia.

Antes de utilizar a Caliandra deve realizar uma prova de reação na parte interior do pulso e observar se há alguma reação. Em caso de sentir algum desconforto lavar abundantemente com água. E utilizar apenas diluído (com água, óleo corporal, creme…) ou descontinuar o seu uso.

Em bebés, só usar diluído em água e com muito cuidado na zona a tratar.

Este óleo é de USO EXTERNO, não se deve ingerir em hipótese alguma e deve evitar-se o contacto com os olhos.

Pelo facto de ser altamente concentrado só são necessárias algumas gotas.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.