Os Benefícios da Cambará Para Saúde
5 (100%) 12 votes

Cambará é rica em inúmeros nutrientes, e a forma mais comum de consumo é através do seu chá, pois ele é uma ótima forma de absorver os Benefícios do Cambará de maneira mais gostosa. Além do que, a Cambará é uma planta da família das Verbenaceae, arbustiva com ramos quadriculares e pequenos acúleos que formam moitas. De origem da América tropical, mendrando abundantemente por todo o Brasil.

beneficio do cambara

Suas folhas são opostas, serradas, ásperas, muito aromáticas e possuem odor de melissa e sabor amargo. Com numerosas flores que aparecem dispostas em cachos com coloração amarelada, alaranjada ou avermelhada, a planta também pode ser chamada de cambará de cheiro, cambará de espinho, cambará verdadeiro, camará, camará-de-chumbo, camara-vermelha, camara-miúda, erva chumbinho, milho-de-grilo, camarajuba, camará-juba, camará-de-espinho, entre outros nomes.

Seus frutos aparecem agregados em forma de esputa e possuem coloração vinho-escuro, mas somente são comestíveis quando maduros. A planta pode reproduzir-se por sementes, mudas ou ainda estacas, tendo preferência em solos mais ou menos úmidos para desenvolver-se.

Princípios Ativos:

Os principais princípios ativos dessa planta são Óleo essencial, taninos , mucilagens e alcaloides.

Benefícios do Cambará:

Os fruto dessa Cambará mostram-se juntos em forma de esputa e tem a cor vinho-escuro. E não são apenas comestíveis quando estão maduros. Especialistas utilizaram em um laboratório, um porquinho da índia, animal que é normalmente usado por pesquisadores desde o século 19 como modelo de sugestão gastrointestinal e respiratório dos humanos.

Partes do intestino da cobaia foram retirados e neles foram simulados cólicas intestinais com mediadores químicos produzidos pelo organismo humano.

||→ Leia Agora!  Os 25 Benefícios da Baunilha Para Saúde

Como um dos Benefícios do Cambará é a capacidade de aliviar dores, a algumas épocas as folhas do Cambará eram utilizadas pelas pessoas para o tratamento de dores abdominais, respiratórias e de obstrução nasal.

Depois foram aplicado neles o extrato da folha da planta, e foi notado nesse experimento uma atividade antiespasmódica maior no intestino, ou seja, o remédio fez efeito.

A Cambará também pode se reproduzir por sementes, mudas ou ainda estacas. Eles preferem os solos mais ou menos úmidos para se desenvolver. A planta tem propriedade expectorante.

Da planta são utilizados apenas para propriedades medicinais, as folhas e os talos. Originária do Brasil, essa planta vem sendo usada há séculos para o tratamento de diversas doenças.

Com essa experiência os pesquisadores obtiveram resultados significantes e assim, recentemente, conseguiram comprovar cientificamente a eficiência da folha do Cambará no combate a doenças abdominais e respiratórias.

Veja no Vídeo Abaixo Outros Benefícios do Cambará que Você Precisa Conhecer:

Outras indicações populares

Além dos benefícios reconhecidos cientificamente, sua folha também é popularmente usada no tratamento de outros problemas como:

  • Febre
  • Dor de ouvido
  • Coqueluche
  • Reumatismo
  • Espasmos

Modo de Conservar:

As folhas e flores podem ser utilizadas frescas ou secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em sacos de papel ou de pano.

Chá de Cambará

Utilizar como expectorante nas afecções das vias respiratórias. Em casos de : tosses, bronquites, resfriados, catarro, rouquidão, asmas e coqueluches e estados febris também pode ser feito um xarope da planta.

Ingredientes

  • Será necessário um 1 colher (sopa) da Cambará;
  • Um litro de água;

Modo de fazer

Leve ao fogo e quando levantar fervura desligue, cubra, e mantenha em infusão por cerca de dez minutos. O chá pode ser tomado morno ou frio no máximo três vezes por dia.cambara

||→ Leia Agora!  Os 13 Benefícios da Vassourinha Doce Para Saúde

Contraindicações e Precauções

O uso em excesso pode levar a alguns efeitos colaterais. Entre seus efeitos colaterais estão a náusea, vômitos, diarreia, fraqueza, respiração difícil, entre outros, que podem aparecer algumas horas após o consumo. Caso sinta alguns desses sintomas, procure um atendimento médico urgentemente.