Os 45 Benefícios da Camomila Para Saúde

Benefícios da Camomila que muitas pessoas conhecem. Além disso, um Benefício da Camomila bem procurado e para combater o estresse. No entanto, a Camomila, cujo nome científico é Matricaria recutita, também conhecida como Margaça, Camomila -vulgar, Camomila -comum, Macela-galega e Macela-nobre, é uma planta cujo uso tem finalidades tanto medicinais, como também cosméticas e até alimentares. Suas flores são brancas e bastante bonitas, lembrando margaridas, só que com um tamanho menor.

camomila quais os beneficiosDevido aos Benefícios da Camomila, a utilização desse relaxante remédio natural para beneficiar a saúde é amplamente popular nos dias atuais.

Entretanto, há indícios de que os antigos egípcios já utilizavam a planta para o tratamento de diversas enfermidades e problemas de saúde, como malária, cólica uterina, cólica, má digestão e até mesmo queimaduras de sol e conjuntivite.

O consumo do chá de Camomila por parte das crianças ajuda no combate aos vermes. Quando consumido diariamente, esse chá também ajuda a diminuir as dores musculares, o estresse, a tensão menstrual, a insônia, as inflamações das vias urinárias e até mesmo diarreia. Além disso, adicionar hortelã e mel ao chá de camomila intensifica o seu poder de manutenção da saúde, pois essa mistura ajuda a combater gripes e resfriados.

Valor Nutricional da Camomila:

A Camomila é considerada uma das mais antigas e versáteis ervas medicinais conhecidas pela humanidade, as flores secas de Camomila têm numerosas e amplas implicações para a saúde, graças ao seu alto nível de antioxidantes como terpenóides e flavonoides.

Os antioxidantes vitais da Camomila são encontrados nos potentes óleos da planta e são os principais contribuintes para suas propriedades de tratamentos naturais.

A Camomila tem sido usada por quase 5.000 anos em chá padronizado, extrato de ervas e cosméticos para promover tranquilidade, vitalidade, uma aparência jovem e longevidade. Então, confira Os 45 Benefícios da Camomila Para Saúde e Beleza:

Trata cortes e feridas – O chá de Camomila foi usado pelos gregos, romanos e egípcios como uma pomada para feridas para acelerar a cura. Em um estudo recente, ratos que receberam água com sabor de Camomila se curaram mais rápido do que aqueles que não receberam o elixir.

cha de camomilaFuncionou especialmente bem para queimaduras. Isso ocorre porque a Matricaria chamomilla possui efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos e antioxidantes.

1. Ajuda com Diabetes:

Algumas pesquisas mostraram que a Camomila pode ajudar aqueles que sofrem de diabetes. Também ajuda na hiperglicemia.

2. Poderoso Antibacteriano:

Os efeitos antibacterianos da Camomila podem ajudar a prevenir e tratar resfriados, ao mesmo tempo os Benefícios da Camomila protegem contra doenças e infecções relacionadas a bactérias.

3. Acalma Espasmos Musculares:

Um estudo da Inglaterra descobriu que beber chá de Camomila elevou os níveis de glicina na urina, um composto que acalma espasmos musculares.

Os pesquisadores acreditam que é por isso que o chá de Camomila pode ser um remédio caseiro eficaz para cólicas menstruais também.

4. Acalma a Dor de Estômago:

Adicionando ainda mais em benefícios de Camomila, a erva é um maravilhoso para acalmar uma dor de estômago. Ajudando a acalmar e relaxar os músculos e revestimento dos intestinos, Camomila pode ajudar com má digestão e até mesmo aqueles que sofrem de síndrome do intestino irritável (IBS).

5. Promove o Sono:

Beber chá de Camomila acalma o sistema nervoso para que você possa dormir melhor. Ele tem sido usado como uma solução para a insônia por séculos.

6. Combate ao Câncer:

É muito provável que o Benefício da Camomila possa ajudar a reduzir as células cancerígenas, embora ainda esteja em andamento a pesquisa para ver exatamente como a Camomila reverte o crescimento celular anormal.

7. Promove uma Pele Saudável:

Com suas propriedades anti-inflamatórias e anti-séptico, Camomila ajuda a esclarecer irritações da pele, como eczema, acne e alergias.

8. Impulsiona o Sistema Imunológico:

Se você quiser fortalecer seu sistema imunológico para evitar infecções, o chá de Camomila é a resposta. Há uma certa quantidade de compostos fenólicos no chá de Camomila que estão especificamente ligados ao combate de infecções bacterianas no corpo.

Estudos mostraram que 5-6 copos deste chá ao longo de duas semanas podem melhorar significativamente a capacidade do organismo de combater infecções.

9. Alivia o Desconforto Menstrual:

A natureza anti-inflamatória do chá de Camomila faz deste relaxante uma escolha popular para as mulheres que lidam com os sintomas da menstruação, como inchaço, cólicas, ansiedade , sudorese, incapacidade de dormir e alterações de humor.

O chá de Camomila pode afetar diretamente muitos desses sintomas, acalmando a mente e o corpo e reduzindo a inflamação que pode estar causando desconforto.

10. Benefícios da Camomila por Aliviar o Estresse:

Um dos usos mais populares de uma xícara de chá de Camomila é no tratamento do estresse e ansiedade. Após um longo dia de trabalho, a natureza quente e suave desta bebida pode ajudar a aumentar os níveis de serotonina e melatonina em seu corpo.

Esses hormônios podem eliminar com sucesso o estresse e a preocupação, ao mesmo tempo em que diminuem a velocidade da mente e eliminam os sintomas clássicos da ansiedade.

1-2 xícaras de chá de Camomila por dia podem fazer uma ajuda significativa contra o estresse crônico. Mais uma vez, enquanto a gravidez pode ser um momento estressante e seu consumo pode causar um aumento do risco de aborto espontâneo.

11. Benefício da Camomila por Induzir o Sono:

De um modo semelhante, o chá de Camomila pode aliviar o estresse e a preocupação, mas também pode ser uma ajuda geral para o sono, especialmente para as pessoas que lutam com o sono agitado, sem descanso ou rejuvenescedor.

beneficios da camomilaMesmo aqueles que sofrem de apnéia do sono e outros distúrbios podem se beneficiar dos efeitos do chá. Beber uma xícara quente de chá não cafeinado pode ajudá-lo a adormecer mais rápido e acordar sentindo-se mais revigorado.

12. Cuidado Capilar:

Além de todos os atributos impressionantes do chá de Camomila, muitos usuários afirmam que melhora a aparência e a força do cabelo.

Enquanto os componentes anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar a irritação no couro cabeludo, os produtos químicos mais fortes podem fortalecer os fios do seu cabelo, eliminar a caspa e geralmente dar ao seu cabelo uma aparência melhor e mais sedosa.

camomila para caspa

13. Trata Reações Alérgicas:

Embora a Camomila seja um alergeno para algumas pessoas, como aquelas que são alérgicas a ervas, margaridas ou crisântemo, ela pode ajudar a modular a resposta imune a alérgenos no corpo.

Trabalhando como um anti-histamínico, uma xícara de chá de Camomila pode aliviar essas reações alérgicas por todo o corpo, prevenindo assim os sintomas antes que se tornem sérios.

14. Acelera o Processo de Cura:

Infundido com grandes propriedades curativas, o chá de Camomila acelera o processo de cicatrização de pequenas feridas e também as desinfeta. Foi inicialmente usado pelos gregos, egípcios e romanos como uma pomada de cura para o tratamento de feridas.

15. Suaviza a Irritação da Pele:

Por causa de suas propriedades atenuantes e antioxidantes, o chá de Camomila é encontrado para ser muito eficaz em calmante irritação da pele e eczema

16. Protege a Pele dos Danos Radicais:

Danos causados ​​pelos radicais livres é um fator que é considerado como o principal contribuinte para o envelhecimento prematuro. O chá protege a pele desta e, portanto, ajuda a reter o seu charme juvenil por muito tempo.

17. Ajuda a Reduzir o Inchaço sob os Olhos:

A colocação de sacos de chá arrefecida sob os olhos ajuda a reduzir o inchaço dos olhos. Também acalma os olhos cansados.

18. Esfoliante Facial Natural:

Quando misturado com leite em pó, o chá de Camomila acaba por ser um ótimo corpo e esfoliante facial. Ela se desprende das células mortas e secas da pele, revelando as novas células subjacentes.

19. Enriquece a Cor e o Brilho do Cabelo:

Uma lavagem de chá ilumina o cabelo loiro instantaneamente. Se combinado com henna, o Benefício da Camomila cria destaques naturais para cabelos escuros.

Usando o chá como um enxague final do cabelo adiciona um brilho dourado deslumbrante ao cabelo castanho. Você também pode usar o chá regularmente para clarear o cabelo durante um período de tempo.

20. Acalma Espasmos Musculares:

A Planta tem fortes propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, que são eficazes no tratamento de cãibras estomacais e cãibras intestinais. O chá também reduz problemas intestinais e proporciona alívio do gás e do inchaço.

21. Mantém os Níveis de Glicose no Corpo:

O chá de Camomila ajuda a manter os níveis de glicose no sangue e, portanto, ajuda no controle do diabetes mellitus. Você pode consultar seu médico para a dose necessária desta planta.

22. Benefícios da Camomila no Combate a Congestão Nasal:

Sofrendo de um terrível frio? Considere beber uma xícara quente de chá de Camomila e deixe-a trabalhar sua mágica. Você também pode inalar vapor de chá(como mostrado abaixo) para aliviar a congestão nasal , corrimento nasal e dor de garganta.

camomila para sinusite

23. Acalma a Dor de Estômago:

De acordo com o Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia, “o chá tem sido valorizado como um relaxante digestivo e tem sido usado para tratar vários distúrbios gastrintestinais incluindo flatulência, indigestão, diarréia , anorexia, náuseas e vômitos”.

24. Benefícios da Camomila Para Combater a Acne:

chá dajuda a desbotar manchas, eliminar cicatrizes de acne e combater as fugas, se usado topicamente, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas.

Confira Agora Outros Benefícios da Camomila Para Saúde:

  • Seu benefício mais utilizado é o de calmante, já que alivia o estresse. Ele relaxa os nervos e em alguns casos, age como um sedativo.
  • Alivia o estresse, indisposições como gripes e cólicas menstruais.
  • O chá impulsiona o sistema imunológico a combate infecções.
  • Aumenta os níveis urinários de glicina, um aminoácido responsável por aliviar espasmos musculares
  • É fonte de apigenina, uma substância que pode bloquear o crescimento de células cancerosas, impedindo a sua propagação. Essa substância também ajuda as proteínas a corrigir anomalias no RNA (moléculas que transportam informação genética).
  • Possui tanino, uma substância que funciona como um cicatrizante natural.
  • Tem ácido antêmico, uma substância oleosa e tonalidade escura, utilizada para tratar má circulação, inflamações gengivais e as incômodas dores de dente.
  • É um protetor térmico da pele.
  • Em compressas sobre os olhos, ajuda a tratar a conjuntivite.
  • Ajuda a tratar casos de diarreia.
  • Diminui a hiperatividade;
  • Ajuda a acalma e a relaxar;
  • Alivia o estresse;
  • Auxilia no tratamento da ansiedade;
  • Ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago;
  • Ajuda a aliviar o enjoo;
  • Alivia cólicas menstruais;
  • Ajuda no tratamento de feridas e inflamações;
  • Acalma e remove as impurezas da pele.
  • O chá é a forma mais comum de utilizar esta planta, podendo esta também ser associada ao mel, à Erva-doce ou à hortelã-pimenta, combinando assim diferentes benefícios.

Chá de Camomila Para Acalmar e Relaxar:

O chá seca apresenta propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas que ajudam a tratar a insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo. Além disso, este chá também pode ajudar a reduzir as cólicas e espasmos durante a menstruação.

Ingredientes:

2 colheres de chá de flores secas de Camomila.
1 xícara de água.

Modo de preparo:

  • Em 250 ml de água fervente adicionar as 2 colheres de chá.
  • Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber.
  • Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.

Além disso, para aumentar o efeito relaxante e sedativo deste chá pode ser adicionada uma colher de chá de erva-dos-gatos seca e de acordo com indicação do pediatra este chá pode ser usado por bebês e crianças para reduzir a febre, a ansiedade e o nervosismo.

2. Chá de Camomila Para Tratar a Má Digestão e Combater os Gases:

Este chá com Erva-doce e raiz de alteia possui uma ação que reduz a inflamação e acalma o estômago, ajudando também a reduzir os gases, a acidez no estômago e a regularizar o intestino.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de Camomila seca;
  • 1 colher de chá de sementes de Erva-doce;
  • 1 colher de chá de mil-folhas;
  • 1 colher de chá de raiz de alteia picada;
  • 1 colher de chá de filipêndula;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo:

A 500 ml de água fervente adicionar a mistura e tapar. Deixar repousar durante cerca de 5 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia ou sempre que for necessário.

Chá para acalmar o Enjoo:

O chá de Camomila seca com framboesa ou hortelã-pimenta ajuda a aliviar a náusea e o enjoo.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de Camomila seca;
  • 1 colher de chá de folhas secas de Hortelã-pimenta ou Framboesa;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

  • Adicionar a mistura a uma xícara de chá com água fervente.
  • Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber.
  • Este chá pode ser bebido 3 vezes por dia ou de acordo com a necessidade, porém não deve ser tomado por grávidas sem orientação do médico.

Chá de Camomila Para Aliviar os Sintomas de Gripe e Resfriado:

O chá de Camomila seca ajuda a aliviar os sintomas da sinusite, inflamações no nariz e de gripes e resfriados, devido as suas propriedades que reduzem a inflamação.

Ingredientes:

6 colheres de chá de flores de Camomila;
2 litros de água fervente.

Modo de preparo:

  • Adicionar as flores secas a 1 a 2 litros de água fervente, tapar e deixar repousar durante cerca de 5 minutos.
  • O vapor do chá deve ser inalado profundamente durante cerca de 10 minutos e para um melhor resultado deve colocar o rosto sobre a taça e cobrir a cabeça com uma toalha grande.

Além disso a Camomila pode ser utilizada em outras formas além do chá, como na forma de creme ou pomada, óleo essencial, loção ou tintura.

camomila e seus beneficiosQuando usada na forma de creme ou pomada a Camomila é uma ótima opção para tratar alguns problemas na pele, como a psoríase, ajudando a limpar a pele e a reduzir a inflamação.

Os 45 Benefícios da Camomila Para Saúde
4.8 (95.15%) 165 votes

Recomendados Para Você:

Leia Mais
eliminar gordura da barriga
15 Truques Caseiros Para Eliminar Gordura da Barriga!
DMCA.com Protection Status

Pin It on Pinterest