Os 20 Benefícios da Capuchinha Para Saúde
5 (100%) 16 votes

Os Benefícios da Capuchinha são de suma importância para saúde humana. No entanto, promover a saúde do sistema urinário é um Benefício da Capuchinha muito procurado por todos que a conhecem. Com o nome científico Tropaeolum majus L., a Capuchinha é uma planta da família das Tropeoláceas. É popularmente conhecida também como mastruço, chagas, agrião grande do Peru, capuchinho, nastúrcio, sapatinho do diabo, nastúrio, cinco chagas, Capuchinha grande, entre muitos outros nomes.

planta herbácea rasteira, de caule suculento, mole e retorcido, possui folhas num tom verde claro, com formato arredondado, enquanto suas flores podem ter diversas tonalidades, variando do branco ao vermelho, salmão, amarelo e laranja. Possui ainda um fruto esverdeado formado por três aquênios pequenos.

capuchinha

Ao aproximar-se dela já é possível sentir o perfume agradável que toda a planta exala. Comestível, seu sabor assemelha-se ao do agrião, fresco e picante. Para ser cultivada não é exigente, podendo ser plantada até mesmo em jardins, canteiros e vasos, desde que possa receber sol diretamente durante ao menos quatro horas diárias.

É importante saber reconhecer a Capuchinha, visto que ela não é apenas uma planta comum, e sim uma planta com poderosas propriedades medicinais altamente benéficas para o organismo que a consumir.

Nativa do Peru e do México, a planta Capuchinha que pertence à família das Tropeoláceas, foi apresentada ao restante do mundo pelos europeus que descobriram estas regiões de sua origem. Por ter sido encontrada, primeiramente, nestes dois países, a planta também recebe o nome de agrião-doméxico e agrião-grande-do-peru.

De todas as partes que a Capuchinha possui, apenas três são ricas em propriedades medicinais, são elas: folhas, flores e sementes. Para plantar esta espécie é preciso reservar um ambiente com temperatura amenas, pois ela não tem resistência à climas muito quentes. Deve ser regada todos os dias e adubada frequentemente, para crescer de forma apropriada, podendo alcançar até 3m de altura.

Propriedades da Capuchinha:

Dentre as principais propriedades da Capuchinha estão: expectorante, antibiótica, purgativa, digestiva, antisséptica, desinfetante, diurética, depurativa, sedativa e estimulante.

Seus princípios ativos são: glucotropaeolina, vitamina C, ácidos graxos, flavonóides, glicosídeos, oxalatos, glucosinolatos, óleos essenciais, resinas, pigmentos, substâncias bactericidas, iodo, ferro, enxofre, cálcio, potássio, frutose e glicose. Veja Também os Benefícios da Capuchinha Para Saúde:

Benefícios da Capuchinha Para Saúde:

1. Benefícios da Capuchinha Para Fortalecer o Corpo:

Por ser muito rica em vitamina C, a flor da Capuchinha pode ser inseridas na alimentação no intento de fortalecer o corpo e aumentar a resistência.

2. Benefício da Capuchinha Para Expulsão do Muco:

Essa dica é indicada para tratar afecções pulmonares, como expectorante muito eficaz na expulsão do muco. Prepare uma mistura de duas colheres (sopa) de folhas frescas e amassadas de Capuchinha em um pilão com uma xícara (chá) de leite quente. Coe antes de beber. Este remédio pode ser adoçado com mel a gosto e ingerido várias vezes ao dia.

3. Promove a Saúde da Pele:

Este rico Benefício da Capuchinha não podeira ficar de fora. Esta planta é um potente adstringente natural para pele oleosa e cansada, ideal para tratar as infecções da acne e purificar os poros, evitando cravos e espinhas.

Misture o suco de uma xícara de folhas de Capuchinha trituradas a duas colheres de vaselina líquida para facilitar a aplicação no rosto. Faça uma máscara uma vez por semana.

||→ Leia Agora!  Os 10 Truques Para Aumentar os Seios Sem Sair de Casa!

4. Benefícios da Capuchinha Contra a Tosse:

Pesquisas revelara que esta planta possui ação Expectorante, que é uma substância usada em remédios contra a tosse. Isso é verdade, a principal função do expectorante é aliviar a tosse.

Então, em vez de tomar medicamentos contra a tosse, por que você não consome Folha de Capuchinha para se livrar desse problema? Na verdade, é uma maneira mais deliciosa de combater a tosse, especialmente nos dias frios ou chuvosos.

5. Benefício da Capuchinha na Cicatrização de Feridas:

Estudos recentes revelaram que as Folha de Capuchinha possuem capacidade antissépticas que funciona como antibacteriano e antimicrobiano, altamente recomendados para cicatrização de feridas pequenas e grandes:

6. Promove a Saúde Capilar:

Esse é mais um Benefício da Capuchinha que não poderia ficar de fora. Misturado em extrato alcoólico, as folhas frescas de Capuchinha são indicadas para fortalecer o couro cabeludo, estimulando o crescimento dos cabelos e prevenindo a sua queda.

Este remédio caseiro deve ser preparado com duas colheres (sopa) de folhas frescas de Capuchinha, bastante amassadas e trituradas manualmente, adicionadas a uma xícara (chá) de álcool de cereais a 80%. Após a infusão, deixe macerando durante cinco dias em recipiente limpo, de preferência de vidro, para depois ser utilizado diariamente, direto no couro cabeludo, com a ajuda de um borrifador.

7. Benefícios da Capuchinha Para Aliviar a Febre:

A Capuchinha é conhecida por ser um antibiótico natural. Estes efeitos eram aproveitados desde os primeiros povos andinos para prevenir infecções e aliviar febres. O efeito antibiótico é moderado, o que o torna ideal para condições de saúde leves, especialmente aquelas e beneficiem-se da presença de vitamina C.

beneficio da capuchinha

8. Benefício da Capuchinha Para Saúde Renal:

Os povos andinos costumavam utilizar a planta para tratar infecções urinárias e problemas nos rins. Os efeitos da planta realmente são benéficos nestas condições, mas é importante dar atenção à moderação, neste caso.

Embora seja bastante útil, o chá de Capuchinha não deve ser tomado diariamente por mais de uma semana, uma vez que é bastante carregado em nutrientes. Por isso, dê uma semana de descanso para o organismo, no mínimo, a cada uma semana de consumo recorrente. Isso potencializa seus efeitos e evita danos ao organismo.

9. Promove a Saúde do Sistema Urinário:

Este também é mais um dos ricos Benefícios da Capuchinha. Ela é muito indicada para casos de infecções urinárias e retenção de líquidos, já que sua propriedade diurética aumenta a eliminação de líquido do organismo, promovendo uma “limpeza” no corpo e principalmente no trato urinário, eliminando pela urina toxinas e bactérias, fazendo também o corpo perder o inchaço que a retenção de líquidos proporciona.

10. Benefícios da Capuchinha Contra Gripes e Resfriados:

A Capuchinha é rica em presença de vitamina C, além de ser um antibiótico natural. Comer algumas folhas da planta no início de um resfriado, por exemplo, pode auxiliar a combater o desenvolvimento do problema.

Sua ação antibiótica auxilia no combate de problemas leves, e comer algumas folhas da Capuchinha pode ser uma forte estratégia em momentos propícios para o desenvolvimento de gripes e resfriados.

11. Benefício da Capuchinha Contra a Catarata:

A Capuchinha faz muito bem a saúde. Um estudo realizado pela Unicamp mostra que a capuchinha (Tropaeolum majus) é rica em luteína, uma substância associada à prevenção da catarata e degeneração macular.

||→ Leia Agora!  Os 7 Benefícios do Aipo (Salsão) Para Saúde

12. Combate o Envelhecimento Precoce:

Ricas em fibras, vitaminas e antocianinas – poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e diversas doenças – as flores comestíveis ainda são uma ótima opção para quem está de dieta, pois são pouco calóricas.

Veja Mais Benefícios da Capuchinha:

  • Cicatrização de feridas, alívio de alergias na pele e acnes também são benefícios que a planta propicia por suas propriedades antissépticas.
  • Tosses e resfriados também podem ser curados pela Capuchinha, graças à sua propriedade expectorante.
  • Além de aliviar diversos problemas do sistema digestivo. Caso seja aplicada diretamente nos cabelos, auxilia na eliminação da caspa e fortalecimento dos fios capilares.
  • Uma combinação de Capuchinha e raiz forte foi efetivo no tratamento de sinusite, bronquite aguda e infecções do trato urinário como comparável ao tratamento com antibióticos padrão.
  • A eficácia e segurança de um medicamento à base de plantas contendo a erva Capuchinha e raiz forte em sinusite, bronquite aguda e infecção urinária em comparação com outros tratamentos foi mostrado em um estudo.
  • Os isotiocianatos exercem uma atividade antimicrobiana. Estes compostos são encontrados em uma preparação da Capuchinha (Tropaeolum majus) e raiz forte, que é usada para o tratamento de vias respiratórias superiores e infecções do trato urinário.
  • Os pesquisadores, da prestigiada Carl Gustav Carus Academia Médica da Alemanha, realizaram um ensaio clínico demonstrando que a combinação dessas ervas trata e evita infecções respiratórias graves.
  • A Capuchinha tem sido um remédio popular na Alemanha desde quando os marinheiros espanhóis trouxeram da América do Sul a sementes da planta . As flores coloridas, os pequenos frutos e folhas da planta são utilizadas para fins medicinais.

Como Utilizar a Capuchinha:

Podem-se incluir as flores e folhas da Capuchinha nas receitas de saladas, sucos e temperos. Caso prefira tomar o chá da planta, leve ao fogo entre duas e quatro colheres de sopa de folhas de Capuchinha picadas, juntamente com um litro de água e deixe ferver. Então abafe e consuma 3 vezes ao dia, quando a temperatura estiver ideal para beber. Para utilizá-la nos cabelos pode-se seguir a mesma receita do chá, e lavar os cabelos com o líquido.

beneficios da capuchinha

Capuchinha na Salada de Batata:

Na cozinha, as flores são deliciosas em saladas mistas; as flores decoram lindamente qualquer prato, e as suas sementes e botões florais conservam-se no vinagre como as alcaparras. Os botões florais e as sementes são usados para fazer picles e têm gosto semelhante à alcaparra.

Contraindicações e Efeitos Colaterais da Capuchinha:

  • A Capuchinha pode ter como efeito colateral irritação gástrica e, se consumida em altas doses baixar a pressão sanguínea.
  • Seu consumo é contra indicado em casos de gastrite, hipotireoidismo, insuficiência renal ou cardíaca, gestação e lactação.

Aprenda a Plantar Capuchinha:

Existem duas maneiras muito simples de se plantar para obter os Benefícios da Capuchinha, estes métodos são através de sementes (a mais comum) e através de outras mudas. Vamos ensinar a plantar através de sementes, uma vez que é a maneira mais comum e mais procurada, mas caso queira plantar através de uma muda, basta seguir o tutorial abaixo até chegar a essa parte.

Primeiro Passo: Compre as sementes e arranje os materiais. O primeiro passo para começar a plantar a Capuchinha é arranjar as suas sementes ou a sua muda.

Caso viva em apartamento recomendamos que compre mesmo uma muda, isto porque o desenvolvimento das sementes pode ser muito lento em ambientes fechados e com pouco sol.

||→ Leia Agora!  Os 10 Benefícios do Caroço da Manga Para Saúde

Você pode começar por comprar todos os materiais necessários numa loja de plantas, mas caso tenha alguns deles em casa melhor ainda!

Materiais que Serão Necessários:

  • Sementes ou mudas
  • Substrato orgânico
  • Um vaso / Terreno apropriado

É importante referir que você pode utilizar terra simples, apenas tenha a atenção de escolher uma terra bem limpa e filtrada, sem grandes raízes ou algo que possa comprometer o desenvolvimento da planta.

Segundo Passo: Plantar as mudas / sementes. Comece por colocar o vaso praticamente cheio de substrato orgânico e espalhe as sementes uniformemente por cima da terra até cobrir quase todo o vaso.

  • Se quiser plantar num pequeno terreno faça igual, arranje o terreno, coloque a terra bem fofa e após isso deite as sementes e cubra também com 1 a 2 cm de terra.
  • Cubra com uma camada pequena de terra, cerque de 1 a 2 cm de terra é o suficiente, por cima das sementes.
  • Caso esteja lidando com uma muda é importante escolher um vaso grande.
  • Caso esteja lidando com sementes pode utilizar um vaso pequeno e depois fazer a muda para um vaso maior.

Terceiro Passo: Espere o seu crescimento. Agora você tem de esperar que a planta se desenvolva e ir cuidado dela com muito cuidado. Tenha atenção a vários fatores como a rega, o clima e também à colheita. Vamos enumerar todos os cuidados a ter com a planta de modo a que ela se desenvolva corretamente.

Cuidados a Ter com a Capuchinha:

capuchinha beneficios

Você deve saber que não basta plantar/semear uma planta e esperar ela crescer, uma planta envolve cuidados, caso contrário pode acabar por secar. Vamos enumerar os diferentes aspetos a que você deve ter em atenção após o plantio, tais como:

  • Clima: a Capuchinha gosta de um clima ameno. Esta planta suporta diferentes temperaturas sem grandes dificuldades, mas não gosta de temperaturas muito baixas.
  • A sua facilidade em suportar as diferentes temperaturas permite que seja cultivada durante todo o ano em diferentes pontos do Brasil.

Lembre-se: temperaturas amenas e nunca muito baixas, caso contrário a planta não vai se desenvolver corretamente.

  • Temperatura: a temperatura está diretamente relacionada com o clima, mas mesmo assim vamos falar dela pois existem pessoas que querem cultivar a planta dentro do seu apartamento. Tente manter a planta pelo menos acima dos 10ºC, nunca abaixo disso.
  • Rega: o solo deve ser mantido sempre úmido, mas nunca encharcado. É importante escolher um solo bem drenado e um vaso com um buraco no fundo, assim a água nunca vai se acumular. Tente não regar todos os dias, desde que o solo esteja úmido, a Capuchinha vai se desenvolver corretamente.
  • Colheita: agora que tivemos todo este trabalho de plantar a Capuchinha, é hora de falar da sua colheita! Normalmente a colheita é feita 45 dias após o seu plantio, mas esse período pode se estender até aos 100 dias.

Esse período de espera pela colheita vai variar de acordo com o desenvolvimento da planta e das condições a que ela for plantada. Você facilmente se apercebe que ela está pronta a colher, basta ter em atenção se as suas folhas estão totalmente desenvolvidas e se a flor já está com uma cor forte/firme e bem aberta.