Os Benefícios da Carambola são muitos e essências para saúde humana. No entanto, Emagrecer é um rico Benefício da Carambola. Além de saborosa, a Carambola é considerada uma fruta belíssima por lembrar o formato de uma estrela. Na verdade, é por esse mesmo motivo que na língua inglesa ela é conhecida como stair fruit, que significa fruta da estrela ou fruta estrela.

carambola

O alimento é bem apreciado no Sudeste Asiático, no Pacífico Sul e na Ásia Oriental, porém, é encontrando ainda em países como Colômbia, Guiana, Estados Unidos e República Dominicana.

A fruta é cultivada principalmente durante os meses de junho, julho e agosto, mas algumas vezes durante o ano todo. As formas de consumo de Carambola são variadas e típicas de cada região. Geralmente as frutas maduras são utilizadas em saladas, sucos, no preparo de geléias, gelatinas e caldas, e o suco da fruta é utilizado como tempero.

Valores Nutricionais da Carambola:

A Carambola é uma fruta exótica com sabor acentuadamente cítrico dependendo da maturação da fruta, mas que pode trazer diversos benefícios para a saúde. Por ser rica em diversas vitaminas, como a vitamina A, vitamina C e algumas do complexo B, a Carambola é muito útil na prevenção de gripes e resfriados, fortalecendo o sistema imunológico.

Além disso, age como antioxidante, fazendo com que o corpo seja capaz de combater os radicais lives. Veja Mais Benefícios da Carambola:

Benefícios da Carambola Para Saúde:

1. Benefícios da Carambola no Emagrecimento:

Por conter baixa quantidade de gorduras e alta quantidade de água, além de pouco índice de calorias e composição nutritiva, a fruta ajuda a emagrecer. Para se ter uma ideia, uma Carambola de 100 gramas pode oferecer ao corpo apenas 31 calorias, o que a torna um alimento ideal para compor uma dieta.

Ainda, por ser rica em fibras, a Carambola também pode promover uma maior sensação de saciedade no estômago, fator importante para manter o controle do apetite e, sendo assim, acelerar a perda de peso.

2. Benefício da Carambola Contra o AVC:

A ingestão da vitamina C ajuda na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. Por isso, esse é considerado outro grande Benefício da Carambola. A dieta com base em frutas e legumes que contenham a vitamina faz com o nível de pressão arterial esteja sempre adequado.

Além disso, como a vitamina C protege o organismo contra os radicais livres, as chances de um AVC se tornam ainda menores.

3. Facilita a Absorção de Ferro:

Por ser rica em vitamina C, este é outro dos muitos Benefícios da Carambola. A deficiência de ferro não somente causa a chamada anemia ferropriva, como prejudica o transporte de oxigênio pelo corpo, já que é o mineral que forma a hemoglobina, proteína encontrada nos glóbulos vermelhos e responsável por essa função.

Para fornecer boas doses de ferro ao organismo, não basta simplesmente comer alimentos que sejam ricos no nutriente, mas também seguir uma dieta com vitamina C, como é o caso da fruta, pois o corpo necessita da vitamina para absorver o mineral.

beneficio da carambola

4. Benefícios da Carambola Para Saúde Cardiovascular:

O potássio contido Carambola ajuda em relação à regulação da pressão arterial. Por sua vez, o magnésio age na contração e expansão dos músculos do coração, garantindo a regularidade do ritmo cardíaco, o que facilita o fluxo de sangue.

Há ainda as suas fibras que diminuem os níveis do colesterol ruim – o LDL -, impedindo a formação de placas nas artérias.

5. Benefício da Carambola Para Saúde Masculina:

Há sinais de que bons níveis de vitamina A incentivem a produção de testosterona, de modo que essa ela contribui para o estabelecimento de bons níveis desse hormônio central para a saúde do homem.

Além disso, a fertilidade masculina pode ser comprometida por níveis baixos demais de vitamina A, uma vez que a produção do esperma é, também, regulada por essa vitamina. Como relatado anteriormente, esta fruta possui grandes quantidades de vitamina A.

6. Ajuda a Aumentar a Imunidade:

Este é outro rico Benefício da Carambola. A fruta também é considerada ótima para melhorar a nossa imunidade, já que contém uma excelente fonte de vitamina C em sua composição, nutriente com poderosa ação antioxidante no corpo.

Por isso, além de melhorar a defesa do organismo, ela também auxilia no combate aos radicais livres, responsáveis por causar o envelhecimento precoce da pele, além de causar doenças, piorar o quadro de inflamações e retardar o processo de reparação dos nossos tecidos.

7. Benefícios da Carambola Contra a Hipertensão:

Os hipertensos possuem um alto risco de desenvolver as tão temidas doenças cardiovasculares, mas com o auxílio da vitamina C presente nesta fruta, a pressão arterial do corpo tende a reduzir.

8. Benefício da Carambola Para Visão:

Os Benefícios da Carambola não param por ai, por ser rica em vitamina A favorece a saúde dos olhos. os protegendo dos constantes ataques dos radicais livres, de modo que degeneração dos olhos ao longo do envelhecimento se dá de modo mais lento.

9. Contribui com a Saúde Capilar

Devido à vitamina C presente em sua composição nutricional, além de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a fruta pode ser a alternativa que você, vaidosa, estava esperando para tratar melhor os seus cabelos. Por isso, este é outro Benefício da Carambola.

Por causa dos seus nutrientes, a fruta pode proteger o couro cabeludo dos danos provocados pelos radicais livres, o que significa que, automaticamente, ela também está associada ao melhor crescimento das madeixas, que também podem se desenvolver mais fortes e saudáveis.

Sendo assim, ao incluir a Carambola no seu cardápio diário, os seus cabelos podem ficar livres da queda e do aspecto ressecado, problemas geralmente causados pela deficiência de vitamina C.

beneficios da carambola

10. Benefícios da Carambola Para Melhorar a Digestão:

As fibras presentes na Carambola facilitam a passagem das fezes por meio do trato gastrointestinal. Elas também promovem o crescimento das bactérias boas, que compõe a flora intestinal, que auxilia na digestão dos alimentos.

Uma boa digestão e uma movimentação intestinal eficientes protegem a região gastrointestinal contra estresse e infecções, e levam a uma higiene regular, o que é importante no combate à doenças.

Outros Benefícios da Carambola Para Saúde:

  • A Carambola também auxilia no combate à febre e atua contra escorbuto.
  • As sementes desta fruta trituradas são usadas como um sedativo em casos de asma e cólicas.
  • Esta fruta fornece quase 57% da necessidade diária de vitamina C e, por isso, atua no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra gripes e resfriados.
  • Rica fonte de fibra solúvel, a fruta ajuda a melhorar o processo de digestão.
  • Por ser rica em substâncias antioxidantes, o consumo regular da Carambola pode retardar o processo de envelhecimento, combatendo os radicais livres que causam danos às células.
  • Atua nos movimentos intestinais e na prevenção da constipação.
  • Por ser uma fruta de baixo teor de açúcar, a Carambola é uma boa escolha para pessoas que sofrem de diabetes.
  • A fruta é rica em flavonoides que possuem efeitos anti-inflamatórios.
  • Esta fruta tem sido utilizada no tratamento de doenças de pele, como a psoríase e a dermatite atópica.
  • Além das substâncias antioxidantes, a fruta também possui elevado teor de água, que ajuda a hidratar a pele, e propriedades anti-microbianas que atuam na prevenção da acne, espinhas e outras infecções de pele.

Receita de Chá de Carambola

chá de carambola

INGREDIENTES:

  • 1 colher de sopa das folhas de Carambola picadas
  • 1 copo de água mineral
  • Mel a gosto

MODO DE FAZER:

  • O primeiro passo é colocar uma colher de sopa de folhas de Carambola picadas em uma xícara de chá com água mineral.
  • Posteriormente, ponha a mistura no fogo e permite que ferva ao longo de 5 minutos. Logo depois, você deve deixar esfriar por um tempo e coar.
  • O ideal é tomar em uma temperatura morna e, caso deseje adicionar um pouco de mel. Além disso, você pode consumir até 4 xícaras de chá no decorrer do dia, especialmente, depois de cada refeição.

Receita de Suco de Carambola:

suco de carambola

INGREDIENTES:

  • 2 Carambolas médias bem maduras com casca;
  • 1 l de água;
  • Gelo a gosto;
  • Adoçante a gosto.

MODO DE FAZER:

  • Higienizar bem as Carambolas;
  • Colocá-las juntamente com a água no liquidificador e bater;
  • Passar o conteúdo para uma jarra e adicionar o adoçante a gosto. Servir com gelo.

Contraindicações da Carambola:

Por possuir uma grande quantidade de ácido oxálico, essa fruta não é recomendada para pessoas que sofrem de doenças renais.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.