Os 20 Benefícios da Cebolinha Para Saúde

Os 20 Benefícios da Cebolinha Para Saúde que muitos desconhecem. No entanto, a Cebolinha possui ricos nutrientes que favorecem a saúde humana combatendo varias doenças. A Cebolinha é um dos menores membros da família das cebolas, alho poró e alho. Esta planta tem folhas finas e longas, que são muito usadas na culinária devido a seu sabor e aroma. Mas, o Benefício da Cebolinha vai além da culinária.

beneficios da cebolinha

O forte odor das Cebolinhas pode ser atribuído a uma série de compostos de enxofre, no entanto, o seu teor de enxofre é menor que a cebola e alho. A Cebolinha (Allium schoenoprasum, também chamado de cebolinho em Portugal) consiste numa das hortaliças mais utilizadas na cozinha brasileira, sendo muito consumida juntamente com alimentos refogados, assados e também em saladas.

A Cebolinha apresenta algumas variedades, incluindo as de coloração avermelhada, outras com bulbos maiores ou folhas mais ou menos grossas, e pode ser confundida com uma planta de origem asiática muito usada na cozinha do extremo Oriente, o Allium fistulosum.

Valores Nutricionais da Cebolinha:

Ela é um alimento bastante nutritivo com diversos benefícios a saúde e quase não possui calorias. Então, venha conferir seus valores nutricionais:

Vitaminas: Possui vitamina A, vitamina C e vitamina K.

Minerais: É muito rica em cálcio, fósforo, potássio e magnésio.

Antioxidante: é uma boa fonte de antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças do coração e o envelhecimento.

Agora que já conhece os seus Valores Nutricionais, conheça também Os 20 Benefícios da Cebolinha Para Saúde:

Os 20 Benefícios da Cebolinha Para Saúde:

1. Benefícios da Cebolinha Para Aumentar a Imunidade:

Muitas pessoas desconhecem este Benefício da Cebolinha, mas esta planta é um alimento muito rico em vitamina C. Isso faz com que ela atue no fortalecimento do sistema imunológico, diminuindo a ocorrência de inflamações/infecções e demais doenças relacionadas à perigosa ação de bactérias e vírus.

2. Benefício da Cebolinha Para Reduzir o Colesterol Ruim:

Esta hortaliça também exerce um papel indispensável para a saúde do coração. O motivo disso é que ela possui excelente quantidade de alicina e quercetina, elementos cruciais para a estabilização da pressão arterial e redução dos níveis do mau colesterol (LDL).

3. Facilita o Desenvolvimento do Feto:

Esse Benefício da Cebolinha é importante durante a gestação. Para as gestantes a ingestão diária dela pode ajudar no desenvolvimento do bebê. Uma das principais causas é a presença de vitamina B ou folato que auxilia na formação das células e no crescimento. Para bebês prematuros, a vitamina K evita hemorragias espontâneas.

4. Benefícios da Cebolinha Para Melhorar a Memória:

Para quem sofre com perda de memória, a colina encontrada nessa hortaliça pode ajudar o cérebro a guardar informações. Isso só é possível porque essa vitamina ajuda na formação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que retarda a perda de memória.

5. Benefício da Cebolinha Para Prevenir o Câncer:

Poucas pessoas sabem disso, mas o simples consumo regular de Cebolinha é capaz de atuar consideravelmente na prevenção do câncer. Diversos estudos, entre eles o publicado pelo Jornal do Instituto Nacional de Câncer, reforçam a conclusão de que o consumo esse Benefício da Cebolinha está associado à prevenção e combate à doença que tem matado milhões de pessoas em todo mundo.

Dessa forma, a hortaliça contribui tanto para evitar o aparecimento desta doença quanto também para inibir o crescimento de tumores na próstata, no cólon, na mama, nos ovários, no endométrio e nos pulmões.

6. Melhora a Digestão:

Este é um dos melhores Benefícios da Cebolinha. Por ser rica em fibra, ela facilita a digestão adequada, evitando assim a prisão de ventre, distúrbios diverticulares e hemorroidas. Também ajuda a combater bactérias, leveduras e fungos no trato intestinal, permitindo o bom funcionamento do sistema digestivo.

Segundo uma pesquisa, a hortaliça também tem propriedades anti-bacterianas que são capazes de combater a Salmonella, que pode causar sérios problemas digestivos.

7. Benefícios da Cebolinha Para Evitar Danos Neurológicos:

A vitamina K presente nas Cebolinhas também exerce um papel fundamental para as funções neurais, atuando na melhora dos processos relacionados à memória e à cognição.

cebolinha

8. Benefício da Cebolinha Para Regular a Pressão Arterial:

Este é mais um Benefício da Cebolinha, ela contém quantidades significativas de alisina, um fitonutriente capaz de reduzir a pressão sanguínea agindo como um vasodilatador. Sabemos que o colesterol é uma das causas da elevação de pressão e a alisina age na produção de uma enzima capaz de equilibrar a gordura no organismo e impedir a formação de coágulos. Assim podemos concluir que esse fitoquímico serve para prevenir doenças do coração.

9. Favorece a Saúde Capilar:

Há ótimos Benefícios da Cebolinha para a saúde capilar – ela estimula o crescimento do cabelo pelo aumento do fluxo de sangue no couro cabeludo e nas raízes. É boa também para a redução ou eliminação de coceira no couro cabeludo e seu suco pode evitar a queda de cabelo.

10. Benefícios da Cebolinha Para Saúde Óssea:

Quem sofre com problemas ósseos deve incluir Cebolinhas na alimentação. Estudos mostram que a vitamina K é fundamental para a saúde dos ossos, pois ajuda na fixação do cálcio. Tornando-os mais fortes e com menos chances de ter osteoporose.

Outros Benefícios da Cebolinha Para Saúde:

  • É uma opção saudável e natural. A planta fornece apenas quatro calorias por xícara, não possui quantidades significativas de sódio e cada porção possui um décimo de grama de gordura.
  • As substâncias contidas na Cebolinha atuam na redução do estresse oxidativo do sistema ocular, diminuindo o risco de cataratas e combatendo problemas degenerativos na visão.
  • As substâncias contidas na hortaliça atuam na estimulação do apetite, sendo muito indicada principalmente para crianças.
  • É considerada um alimento afrodisíaco.
  • Sendo um alimento com baixo índice calórico, pouco sal e com praticamente 0% de gordura, esta hortaliça é tida como uma excelente aliada no processo de emagrecimento.
  • A vitamina C e vitamina E, presente nessa planta, têm propriedades antioxidantes que podem combater os radicais livres que causam danos nas células e que são responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele.
  • Poucas pessoas sabem disso, mas a Cebolinha faz parte da lista dos alimentos afrodisíacos, favorecendo a estimulação do desejo sexual.
  • Esta planta possui um efeito anti-inflamatório leve que pode reduzir o risco de artrite reumatoide, uma doença comum que se desenvolve com a idade.
  • Esse alimento é uma das melhores fontes naturais de vitamina K. Um estudo, verificou que esta vitamina controla os danos neurais causados pelo avanço da idade e pode ajudar a prevenir o Alzheimer.
  • Além dos Benefícios da Cebolinha já mencionados, ela também é tida como uma poderosa agente para a desintoxicação do organismo.

Como Usar a Cebolinha:

A Cebolinha pode ser usada na preparação de diversos pratos, como carnes, caldos, saladas de verduras e de batatas, patês, massas, pastas de queijo fresco, molhos, omeletes, dentre muitos outros, além de utilizá-la ao preparar temperos caseiros.

Com um sabor agradável parecido com o da cebola (Allium cepa), porém mais suave, esta hortaliça é também muito apreciada no molho tártaro. A planta ainda pode ser servida crua na decoração de pratos.

beneficio da cebolinha

Contra-indicações do Consumo da Cebolinha:

É muito raro aparecer efeitos colaterais com o consumo desta planta, mas por precaução, as pessoas que sofrem de úlcera gástrica e úlcera duodenal, pancreatite e gastrite não devem consumir de forma exagerada.

Os 20 Benefícios da Cebolinha Para Saúde
4.8 (95.39%) 573 votes

Recomendados Para Você:

Leia Mais
Receita Secreta Para Perder Barriga Rapidamente (Passo a Passo)
DMCA.com Protection Status