Os Benefícios da Chicória são de suma importância para saúde humana. No entanto, o Benefício da Chicória que é muito almejado é o conforto que ela proporciona contra problemas digestórios. Você consumiu a Chicória antes? Essa raiz é comumente conhecida como um substituto do café ou como um aditivo para o café.

Mas o que a maioria de nós não sabe é o incrível benefício que isso traz.

chicoria

É uma planta perene com flores azuis. Esta é uma erva com muitos benefícios para a saúde. Existem muitas variedades de plantas de Chicória cultivadas – algumas para folhas e outras para raízes.

É comumente usada como substituto do café, mas também pode ser usada para tratar doenças como perda de apetite, dores de estômago, constipação, batimentos cardíacos acelerados e muito mais.

O que é a Chicória:

A Chicória é uma planta predominante na Ásia e na Europa, mas que pode ser cultivada em todo o mundo. É conhecida também como erva amarga, como almeirão, escarola, coentro-brasileiro, entre outros nomes.

É uma planta de uso medicinal e culinário utilizada desde a antiguidade por povos como os egípcios, os gregos e os romanos. Habita em terrenos baldios ou à margem do caminho, por isso, é vista como uma planta invasora.

Desenvolve-se facilmente em climas temperado ou frio. No Brasil, ela pode ser cultivada o ano todo, porém, se desenvolve melhor no inverno.

Valor Nutricional da Chicória:

A Chicória é uma erva oriunda da Europa e da Ásia que é utilizada como planta medicinal e apresenta somente 23 calorias a cada porção equivalente a 100 g.

Ela também é nutritiva e serve como fonte das vitamina A, vitamina B6 e vitamina C, além de oferecer fibras, proteínas, carboidratos, potássio, cálcio, ferro e magnésio ao organismo de quem consome o vegetal em suas refeições. Então, confira agora os Benefícios da Chicória Para Saúde:

Benefícios da Chicória Para Saúde:

1. Benefícios da Chicória Contra Bactérias Nocivas:

Extratos de raiz de Chicória são muito utilizados por conterem propriedades anti-microbianas e anti-fúngicas também, devido a que tem o poder de lutar contra as bactérias nocivas.

2. Benefícios da Chicória Contra a Artrite:

A Chicória pode ser um remédio eficaz para problemas comuns, como artrite e reumatismo. Vários estudos demonstraram que ele contém propriedades anti-inflamatórias, devido às quais pode reduzir a dor causada pela osteoartrite.

Também pode ser usado como um agente anti-inflamatório geral para dores, dores musculares e dores articulares.

3. Promove a Saúde do Fígado:

Os rins e o fígado agem como os principais canais desintoxicantes do nosso corpo. Os benefícios da Chicória incluem maior desintoxicação, estimulando a diurese e a secreção biliar. Sabe-se que os antigos egípcios usavam a Chicória para purificar o fígado e o sangue.

A Chicória tem sido usada como um remédio durante séculos, especialmente para desintoxicar o fígado. Os estudos realizados pelo departamento de zoologia no Egito concluíram que a Chicória tem um papel promissor para deter o estresse oxidativo e a lesão hepática em determinadas situações.

Raízes de Chicória secas podem ser usadas para prevenir danos ao fígado, tratando icterícia. Também pode ser usado no tratamento de pedras na galha e no fígado. Isso é feito aumentando a secreção de bile do fígado e da vesícula biliar, promovendo assim a micção e a excreção de substâncias nocivas.

4. Benefícios da Chicória Contra a Obstipação:

A Chicória é uma rica fonte de vitamina C, vitamina K, colina e beta-caroteno. Ela contém fibra dietética solúvel, chamada inulina, que é útil para prevenir distúrbios intestinais e é considerada um ótimo remédio para a constipação e outros distúrbios digestivos.

A inulina promove o crescimento de bactérias benéficas no intestino, promovendo assim a digestão e prevenindo a obstipação.

5. Benefício da Chicória Contra a Ansiedade:

A Chicória é usada como um sedativo natural para o sistema nervoso e pode reduzir a ansiedade e aliviar a mente. Isso alivia o estresse e os efeitos perigosos que pode ter no corpo.

Estudos mostraram que o extrato de Chicória atua como um agente sedativo e anti-inflamatório para o sistema nervoso. Para pessoas que sofrem de distúrbios do sistema nervoso, isso pode reduzir a inflamação, aliviando a dor.

Extrato de raiz de Chicória também pode ser usado como um auxílio de sono devido a sua qualidade sedativa e é uma alternativa natural muito melhor para pílulas para dormir. Aliviar o estresse e a ansiedade pode ser útil para reduzir as chances de doenças cardíacas, desequilíbrio hormonal, insônia e envelhecimento prematuro.

6. Reduz o Colesterol Ruim:

Este também não poderia ficar de fora dos Benefícios da Chicória. A Chicória contém inulina, que, juntamente com seus benefícios digestivos, também ajuda a reduzir a quantidade de colesterol ruim no corpo. O colesterol LDL é o colesterol ruim que causa o bloqueio da aterosclerose. O aumento nos níveis de LDL aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames.

A inulina presente na Chicória também ajuda a baixar a pressão sanguínea que ocorre devido a um aumento no colesterol LDL.

7. Benefícios da Chicória Para Aumentar o Sistema Imunológico:

A Chicória tem propriedades anti-bacterianas e uma série de outros benefícios que tornam um poderoso reforço imunológico. Atua contra várias bactérias nocivas, e os compostos de polifenóis presentes na Chicória atuam como antioxidantes. Acredita-se também que esses compostos fenólicos tenham o poder de prevenir o câncer, especialmente os cânceres de mama e colorretal.

8. Benefício da Chicória Para Perda de Preso:

Contém inulina e oligo-frutose, que podem ser adicionados à dieta para perder peso. A Chicória contém a maior concentração de inulina em todo o reino vegetal. A inulina, uma fibra solúvel, age como um inibidor de apetite.

A inulina pode dar-lhe uma sensação de saciedade, sem elevar os níveis de açúcar no sangue ou aumentar as calorias. Essas propriedades criaram interesse no possível uso da inulina para perda de peso.

A presença de fruto-oligossacarídeos na planta estimula o desenvolvimento de bactérias benéficas no intestino que ajudam a restaurar o equilíbrio de microrganismos no intestino, levando ao bom funcionamento do sistema digestivo. O bom funcionamento do sistema digestivo é o fator chave em todas as dietas de perda de peso.

9. Possui Efeito Antioxidante:

Este é outro rico Benefício da Chicória. Todas as plantas e ervas contêm compostos chamados de fenóis, e a maioria dos fenóis encontrados em plantas tem propriedades antioxidantes.

É rica em polifenóis que o tornam um bom anti-oxidante. Sendo um anti-oxidante, ajuda a eliminar toxinas do corpo, mantendo o corpo limpo e livre de substâncias nocivas.

10. Benefícios da Chicória Para Melhorar a digestão:

O benefício mais comum da Chicória é a digestão. Existem bactérias amigáveis ​​ou bactérias simbióticas, como lactobacilos e fitobactérias no nosso intestino, que ajudam na digestão saudável. Essas bactérias inibem patógenos como candida e apoiam nossa função imunológica.

beneficio da chicoria

A Chicória também contém inulina, uma poderosa fibra probiótica e solúvel. A inulina está presente em todas as plantas, mas a Chicória contém a maior quantidade de inulina. A inulina tem o poder de reduzir a acidez do corpo e pode ser útil para prevenir problemas digestivos como refluxo ácido e indigestão.

Estudos têm mostrado que a raiz aumenta o fluxo de bile, e isso ajuda a quebrar a gordura, ajudando na digestão. Extratos de raiz de Chicória ajudam a reduzir o desconforto digestivo causado devido a problemas gástricos intestinais.

11. Promove a Saúde dos Músculos:

Para quem sofre com dores nos músculos e articulações ou possui o costume de praticar exercícios físicos com frequência e deseja evitar esse tipo de problema para não atrapalhar o seu treino, também há Benefícios da Chicória. Isso porque ela pode ser utilizada como um anti-inflamatório para tratar dores musculares e nas articulações.

12. Promove a Saúde do Coração:

Ainda por conta da presença de inulina em sua composição, a planta reduz os níveis do colesterol ruim no corpo, o LDL, que é responsável por doenças como arteriosclerose (doença degenerativa das artérias), hipertensão alta e pode aumentar as chances de ataques no coração e acidente vascular cerebral (AVC).

No entanto, vale registrar aqui que esse efeito do probiótico acontece geralmente no organismo de pessoas que consomem altas quantidades de carboidratos, já em outros casos é raro de ocorrer.

Além disso, pesquisas científicas já indicaram que devido à presença dos antioxidantes chamados de fenóis, ela pode melhorar bastante o equilíbrio de sangue e plasma no corpo, o que diminui as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

13. Promove a Saúde da Pele:

Esse vegetal melhora a saúde da pele, além dos cabelos e das unhas, por causa das propriedades antioxidantes, especialmente os betacarotenos. Estes antioxidantes agem não só melhorando a saúde dessas estruturas, mas também previne doenças e o envelhecimento precoce da pele.

Outros Benefícios da Chicória Para Saúde:

  • A Chicória também é utilizada como anti-inflamatória, antipirética, analgésica, antigripal e tosses, antiespasmódica, vermífuga, emenagoga.
  • Ela trata problemas estomacais, diarreias, icterícias, escorbuto, doenças nas articulações e inflamações hepática e intestinal.
  • Toda a planta pode ser utilizada. As folhas são mais utilizadas com a finalidade medicinal para a fabricação de remédios e culinária em diversas preparações.
  • Também age como um depurativo do sangue, como um tônico e estimula o sistema imunológico.
  • Os antioxidantes agem combatendo os radicais livres presentes no organismo. Esses radicais são derivados de processos oxidativos que ocorrem no corpo e de fontes externas como poluição, radiação, estresse, fumo, álcool, alimentação rica em açúcar refinado, gordura e sal, entre outras fontes.
  • A planta possui ação laxante, sedativa suave, tônica hepática e digestiva.
  • Devido à sua poderosa ação na regulação do intestino, esta verdura pode auxiliar na prevenção de cânceres, pois reduz os níveis de toxinas nos órgãos.

Receita de Omelete com Chicória:

INGREDIENTES:

  • 2 ovos
  • ½ xícara de chá de Chicória picada
  • 1 colher de sopa de cebola picada
  • 1 colher de sopa de tomate picado
  • 1 colher de sopa de queijo ralado fresco
  • 1 pitada de sal
  • Azeite de oliva extravirgem ou óleo de coco para untar

MODO DE PREPARO:

Em um recipiente coloque os ovos. Acrescente os ingredientes e misture bem. Em uma frigideira untada, coloque essa mistura e espalhe por toda a frigideira. Deixe o omelete dourar, vire e deixe dourar do outro lado. Recheie a gosto.

Receita de Salada Refogada de Chicória:

INGREDIENTES:

  • 2 xícaras de chá Chicória picada
  • 1 xícara de repolho roxo picado
  • ½ cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • Azeite extravirgem para untar
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO:

Unte uma frigideira. Coloque o dente de alho e a cebola e deixe dourar. Acrescente a planta e o repolho e deixe refogar. Adicione o sal.

beneficios da chicoria

Efeitos Colaterais da Chicória:

Mesmo conhecendo tantos Benefícios da Chicória para a saúde e boa forma, ainda é necessário ter alguns cuidados com o vegetal. Por exemplo, não é recomendado que mulheres gestantes consumam o alimento porque ele pode estimular a menstruação e causar um aborto.

Embora a raiz da Chicória seja segura e bem tolerada por muitas pessoas, pode causar algumas reações alérgicas em poucos. Se você é alérgico a planta ou seus produtos, evite o uso de produtos desta raiz.

Como não existem evidências a respeito da transferência que pode ocorrer entre mãe e bebê através do leite, a ingestão de planta também não é indicada para mulheres que estejam em processo de amamentação de seus filhos pequenos.

As pessoas que possuem cálculo biliar ainda são aconselhadas a não exagerarem ao comer a erva, tendo em vista que ela pode agravar o problema. Aqueles que têm histórico de vesícula biliar também são orientados a consultar o médico antes de comer o vegetal.

Outra condição que exige cuidado é a alergia a margaridas, tasneiras e calêndulas. Quem sofre com esse problema pode ter reações alérgicas ao comer o vegetal e deve, portanto, conversar com o médico de confiança antes de integrar o alimento às suas refeições.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.