Os Benefícios da Dedaleira não são poucos e estão ao alcance de todos. No entanto, Prevenir Doenças no coração é o Principal Benefício da Dedaleira segundo diversos estudos. A Dedaleira é um exemplo típico de como uma mesma planta pode curar ou matar. No século XVII, na Inglaterra, deu-se pela primeira vez uma infusão de folhas de Dedaleira a um doente que sofria de hidropisia de origem cardíaca (inchaço de todo o corpo por falha do coração).

Poucos anos mais tarde, a Dedaleira foi incluída na Farmacopeia de Edimburgo. Desde então, fizeram-se muitas investigações bioquímicas e biológicas com esta planta, cujos princípios ativos ainda não puderam ser substituídos por nenhum produto químico.

beneficios da dedaleira

Atualmente, os glicósidos da Dedaleira são amplamente utilizados em medicina, e têm salvo a vida a milhares de doentes do coração. Ao mesmo tempo, porém, a Dedaleira é uma planta muito tóxica, e a infusão de apenas uma pequena parte de uma única folha (cerca de 10g) pode caus

Deste modo, é mais fácil doseá-los e aplicá-los corretamente. Emar a morte de um adulto.

É um problema de dosificação: a margem terapêutica é muito estreita, e a dose tóxica está muito próxima da curativa. Devido a existirem grandes variações na concentração dos princípios ativos, segundo o lugar onde a planta se desenvolveu, a época da recolha, a rapidez da secagem das folhas, etc., a indústria farmacêutica recorreu ao isolamento desses princípios ativos quimicamente puros.

contrapartida, a eficácia destes extratos é menor, pois prescinde-se de outras substâncias presentes na planta, e que completam a sua ação.

Propriedades da Dedaleira:

A planta Dedaleira é muito usada na medicina alternativa por ter muitas propriedades benéficas à saúde. Ela é antidiarreica, anti-inflamatória, antirreumática, cicatrizante, estimulante, febrífuga e diurética. A erva age em problemas como ácido úrico, afta, artrite, gastrite, inchaço, celulite, pressão alta e má circulação. Conheça também os Benefícios da Dedaleira Para Saúde:

Benefícios da Dedaleira Para Saúde:

1. Benefícios da Dedaleira Para Saúde do Coração:

A aplicação mais comum da Dedaleira é como um impulsionador cardiovascular. A planta é capaz de estimular o coração e evitar arritmias e outras desordens. A planta fortalece, principalmente, o tecido muscular e aumenta a eficiência do coração sobre a forma como bombeia o sangue por todo o corpo. Ela é capaz de aumentar a pressão arterial por enrijecer as artérias e vasos sanguíneos.

2. Benefício da Dedaleira Contra o Estresse:

Conhecida por relaxar os nervos e acalmar os músculos, esta planta aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.

3. Ajuda a Reduzir o Colesterol:

Estudos científicos mostram que a Dedaleira contém compostos com princípios amargos que inibem a síntese de colesterol além de também aumentar a sua excreção na bílis e, assim, ajudam na redução do total dos níveis de colesterol no sangue.

4. Benefícios da Dedaleira Para Cicatrização:

Este é um importante Benefício da Dedaleira ser rica em óleos essenciais que estimulam a regeneração dos tecidos da pele, esta planta é de grande valia para higienizar e cicatrizar feridas, fazendo também com que a pele apresente melhor e mais rápida recuperação quanto aos hematomas causados por pancadas, quedas, cortes etc.

5. Benefício da Dedaleira Para Saúde da Pele:

O responsável por essa característica da planta também é a sua ação anti-inflamatória. Está ação da planta ajuda a combater diversos tipos de inflamações e infecções na pele.

6. Aumenta a Imunidade:

Este também está entre os principais Benefício da Dedaleira. Outro modo diferente de usar essa planta é misturando seu chá com leite. É uma combinação poderosíssima para deixar seu corpo imune a parasitas e bactérias, embora não seja muito gostosa é recomendada para evitar problemas de saúde futuros.

dedaleira

7. Benefícios da Dedaleira Contra a Aterosclerose:

O Chá desta planta ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

8. Benefício da Dedaleira na Gestação:

Esta planta é rica em ácido fólico. O ácido fólico atua como coadjuvante na síntese do DNA. Estudos científicos já demonstraram que níveis adequados de ácido fólico na dieta durante o período de preconcepção e durante a gravidez pode ajudar a prevenir defeitos do tubo neural no bebê.

9. Ajuda a Aliviar a Febre:

Este é outro rico Benefício da Dedaleira. Suas raízes podem ser utilizadas para tratar casos de indivíduos com febres. A ação febrífuga que ela desempenha, também chamada de antifebril, é excelente para eliminar tanto as febres baixas, como as altas.

10. Benefícios da Dedaleira Contra Gripes e Resfriados:

Por ser estimulante, a Dedaleira é indicada para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante.

Veja Também Outros Benefícios da Dedaleira Para Saúde:

  • Normaliza o ritmo cardíaco quando este é irregular ou demasiado rápido (taquicardia).
  • Aumenta a força das contrações do coração, melhorando o seu rendimento mecânico.
  • Doenças no fígado obtém melhora com o consumo desta planta;
  • Diminui o colesterol ruim (LDL);
  • É um laxante natural que não irrita a mucosa dos intestinos;
  • Atua como um tônico digestivo;
  • Tem propriedades diuréticas, depurativas e estomáquicas;
  • Ajuda a combater as gorduras do organismo, logo, é emagrecedora;
  • As folhas da Dedaleira conseguem reduzir a taxa de açúcar no sangue, dando maior controle à diabetes, à hipertensão e à anemia.

Como Usar a Dedaleira:

USO INTERNO:

Preparados Farmacêuticos: A maneira mais segura e mais bem deste Benefício da Dedaleira é utilizar o seu extrato em forma de preparado farmacêutico. No entanto, a planta completa é mais eficiente, embora requeira mais precaução para se administrar a dose exata.

Só farmacêuticos e médicos com experiência em fitoterapia podem tirar o máximo proveito desta poderosa planta que, corretamente aplicada, pode resolver grandes problemas cardíacos e, inclusivamente, salvar a vida.

Infusão: Faz-se com 1g de pó obtido por trituração das folhas secas, em 100ml de água quente, sem que chegue a ferver. Deixar repousar durante 15 minutos. Tomá-la ao longo do dia, às colheradas. Não ultrapassar esta dose. Não se deve tomar de forma continuada durante mais de 10 dias seguidos, pois os glicósidos acumulam-se no organismo; o habitual é tomá-la 5 dias seguidos e descansar dois.

USO EXTERNO:

Compressas: Prepara-se uma infusão com 1 ou 2 folhas por litro de água, que se aplica sobre a zona da pele afetada, empapando compressas de algodão.

Em uso externo, as folhas desta planta são um excelente cicatrizante de úlceras e chagas cutâneas, incluindo as varicosas (). Era esta a principal aplicação da Dedaleira antes de serem descobertos os seus efeitos sobre o coração.

beneficio da dedaleira

Efeitos Colaterais e Contraindicações da Dedaleira:

Os medicamentos à base da Dedaleira (cujo princípio ativo principal é a digoxina) devem ser sempre prescritos por um médico e em casos de doença cardíaca muito específica (por exemplo, insuficiência cardíaca.). Sob nenhuma circunstância eles devem ser consumidos em automedicação.

Em 2015, um estudo de estudos (meta-análise) mostrou que os pacientes com insuficiência cardíaca ou fibrilação atrial que usavam medicamentos provenientes da Dedaleira, tais como a digitalina ou digoxina tiveram um risco de mortalidade 21% maior do que aqueles que não usam estes medicamentos.

Em casos de sinais de nervosismo, náuseas, aumento da frequência cardíaca, sinais cardíacos anormais ou outros efeitos colaterais suspeitos, entre em contato imediatamente com seu médico ou farmacêutico, pois pode ser uma overdose. A digoxina é um medicamento com uma janela terapêutica estreita, isto é, o intervalo entre a dose terapêutica e a dose tóxica é pequeno.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.