Scroll Top

chá da vinagreira chás dicas Dicas de Saúde vinagreira

Benefícios da folha da vinagreira para Obesidade

A Vinagreira, Hibiscos sabdariffa L, possui na sua constituição oxalato de potássio, carboidratos e ácido oxálico, ascórbico, ácido cítrico, ácido hibisco, ácido málico, ácido oxálico, ácido tartárico, oxalatos, taninos, delfinidinas, flavonoides, oxalato de potássio, mucilagem e vitamina C. A Vinagreira é uma planta medicinal da família das Malvaceira, e é, também conhecida por azeda, azedinha, erva vinagreira. agrião-de-guiné, caruru-da-guiné, groselha-flor-roxa, groselheira, graxa-de-estudante, hibisco, hibiscus, pampola, Pampulha, papoula, quiabo-roxo, quiabo-azedo, quiabo-de-angola, quiabo-róseo, rosela, Rosa da Jamaica e roselle.

Indicações – Para que serve, Propriedades e Benefícios: O seu uso está indicado como estimulante do apetite e como elemento depurativo para o sangue, podendo também ser utilizada para o combate a problemas nas vias urinárias, espasmos e cólicas uterinas, febres, ativar a excreção da urina, infecções da pele, hemorroidas, varizes, má digestão e hipertensão. As suas propriedades medicinais passam por ser uma vasodilatadora periférica, antiescorbútica, anestésica, aromatizante, antiescorbútica, laxante suave, digestiva, diurética, antiespasmódica e emoliente. Origem da planta, não é, no entanto, clara a origem da planta, uns dizem ser proveniente de África outros que é proveniente da Ásia, sendo que a África é, ao momento, o maior produtor da planta o que se explica por possuir um clima quente e tropical ideal à sua reprodução. A Vinagreira é um arbusto que pode chegar aos três metros de altura, é perene ou bianual e semilenhosa. O seu caule apresenta tonalidades encarnadas e é pouco ramificado. É arroxeada a coloração das folhas que têm características simples, alternas sendo as folhas superiores densas e de pecíolo longo e as inferiores ovadas e internas. As folhas são ácidas e A cor das flores da Vinagreira variam entre a tonalidade rosa e púrpura, com o pedúnculo encarnado, as flores são axilares e solitárias.
O fruto da Vinagreira tem a forma de uma cápsula oval , revestida de pelos picantes e finos e contem, no seu interior, uma enorme quantidade de sementes. O fruto é formado através da colora e do cálice.
São as flores, as folhas e as raízes da Vinagreira que depois de secas, preferencialmente ao sol, são utilizadas para fins medicinais. Podem ser usadas em geleias, sumos, saladas e poderão ser preparadas tisanas.vinagreira

Principais características do chá de Hibisco: Rica em substância antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos, essa bebida proporciona diversos efeitos favoráveis ao organismo como ação diurética, que evita a retenção de líquidos e a capacidade de evitar o acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.
Existem ainda outros estudos sobre os flavonoides que apontam um efeito cardio protetor e vasodilatador, o que contribuem para a aumento do colesterol bom e a redução da pressão arterial. Confira a porcentagem do valor diário de alguns nutrientes que uma porção de 200 ml desse chá possui:

  • 5% de vitamina A
  • 82% de vitamina C
  • 123% de ferro
  • 231% de vitamina B1

Valores baseados em uma dieta de um adulto de 2000 kcal. Esses valores podem variar de acordo com a idade, peso e condição física de cada indivíduo, servindo apenas como referencia para exemplo.

Benefícios do chá de Hibisco: Um dos benefícios mais estudados em relação ao chá de hibisco é seu poder de emagrecimento. Sua história milenar já tratava disso mesmo sem provas científicas, entretanto recentemente foram descobertas algumas características que comprovam sua eficácia no combate a obesidade, eliminação da gordura do abdômen e principalmente na redução da doença conhecida como fígado gorduroso, uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no fígado. Todo esse efeito benéfico tem sido atribuído ao Polifenóis, moléculas antioxidantes presentes na planta. Outro fator benéfico do chá de hibisco é a capacidade de redução do efeito chamado de diplogênese. A diplogênese é um efeito que se dá através do amadurecimento das células que acumulam gordura, o hibisco reduz esse processo, evitando o amadurecimento dessas células e consequentemente o acúmulo de gordura indesejada, principalmente nas regiões dos quadris e abdômen. Outros benefícios, assim como citamos acima, é a quantidade de vitaminas presentes nessa bebida, como a B1 e B2 e o ferro. A vitamina B2 é muito importante para a saúde dos ossos, desenvolvimento de unhas, cabelo e pele, além disso, todas as vitaminas presentes no complexo B tem um importante papel no metabolismo do oxigênio e da glicose, o que ajuda o corpo a captar melhor a energia para as células. Outras características positivas desse chá são a presença de enzimas e mucilagens que contribuem para o bom desempenho do organismo agindo em diversas outras partes do corpo como no estômago, auxiliando na digestão, no intestino diminuindo a absorção de gorduras dos alimentos pelo organismo e auxiliam o organismo a evitar o acúmulo de toxinas que dificultam o emagrecimento.

Perigos do consumo excessivo: O chá de hibisco é uma bebida que trás muitos benefícios, mas cuidado, nem tudo são flores, literalmente. Assim como qualquer outro alimento, o consumo excessivo da planta pode causar provocar algumas situações indesejadas. Estudos recentes apontam que o hibisco possui propriedades mutagênicas ou seja, pode interferir na estrutura dos genes dos bebes, portanto o consumo dessa bebida deve ser evitado por gestantes e lactantes. Outro efeito colateral indesejado que pode aparecer no caso de consumo excessivo é a desidratação. Devido sua grande capacidade diurética, o chá pode fazer com que a pessoa elimine muitos eletrólitos, elemento essencial para o organismo, composto por cálcio, potássio, sódio e magnésio. Apesar de todos os pontos positivos já mencionados, a relação entre a bebida e os hormônios femininos não é tão harmoniosa assim. Mulheres que tomam o chá em busca do emagrecimento e estão se preparando para engravidar por exemplo, podem ter problemas de fertilidade devido ao consumo excessivo da bebida. Esse problema de fertilidade pode ser observado nos homens também, portanto se você tem intenção de ter filhos, evite a ingestão dessa bebida nessa fase.
Por interferir nos hormônios femininos, o Hibisco pode alterar os níveis de estrogênio e potencializar os efeitos negativos da TPM.

Formas de consumo do Hibisco: A forma mais comum de se consumir o hibisco é através de preparação de chá, a associação do chá com um alimento termogênico (saiba o que é alimento termogênico) pode potencializar o efeito de emagrecimento, isso porque o hibisco evita o acúmulo de gordura e o termogênico ajuda no gasto energético.
Além da forma mais conhecida de consumo que é o chá, o hibisco pode também ser consumido com sucos por exemplo, sua cor e sabor acentuado pode ser aproveitado no preparo de sucos de frutas, o hibisco pode ser batido junto a frutas no liquidificador após seu cozimento, entretanto, o processo de cozimento pode eliminar grande parte de suas propriedades vitamínicas. Há também que prefira a ingestão da flor da forma direta em saladas por exemplo, pode se consumir a flor seca ou ao natural, entretanto, nesses casos as sensações ao paladar podem não ser tão agradáveis assim, além disso seus nutrientes não são aproveitados de forma tão eficiente quanto em forma de chá.
Para se obter o máximo de nutrientes da flor é recomendado o preparo de chá com as folhas secas ao invés dos saches industrializados, neste segundo caso pode haver perda de nutrientes durante a industrialização.

Veja algumas opções de variação do consumo de bebidas com hibisco: Faça o chá com 1 litro de água, acrescente 1 col. (sopa) de hibisco e 1 col. (sopa) de cavalinha. Prepare o chá de hibisco com 1 litro de água e 1 col. (sopa) de hibisco e inclua 1 col. (sopa) de alfafa. Acrescente ao chá de hibisco, feito com 1 col. (sopa) para 1 litro de água, clorela (alga com ação anti-inflamatória, vendida em tablete ou cápsula). Adicione à 1/2 litro de chá de hibisco gelado, 1 maçã, 1 folha de couve, suco de 1 lima-da-pérsia e 1 col. (café) de gengibre ralado. Bata os ingredientes no liquidificador, coe e beba em seguida. 1/2 litro de água, 2 col. (chá) de folhas de alcachofra, 2 col. (chá) de cavalinha e 2 col. (chá) de hibisco. Espero que você tenha aproveitado todas essas dicas e informações sobre essa poderosa bebida que é o chá de hibisco, entretanto, evite o consumo dessa e de qualquer substância de forma exagerada, procure sempre a orientação de um médico ou nutricionista e nunca faça dietas radicais por conta própria, cada um de nós tem características individuais, nem sempre o que funciona pra um pode necessariamente funcionar pra outro, portanto busque sempre orientação de um profissional, afinal de contas, mais importante que ficar magra e bonita, você precisa estar saudável.vinagreira-vinagreira

Contra Indicações: A ingestão da planta deverá ser evitada por indivíduos com tendência à formação de pedra nos rins.
Chá de Vinagreira: A tisana normal de vinagreira é feita juntando a uma chávena de água a ferver o equivalente a um colher de chá de vinagreira. Deixe repousar a preparação durante pelo menos dez minutos findo os quais poderá proceder à sua ingestão. Correndo o risco de propiciar vômitos e diarreias não deve tomar mais de duas canecas de chá por dia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.