Os 20 Benefícios da Fruta do Dragão Para Saúde
5 (100%) 12 votes

Os Benefícios da Fruta do Dragão que todos devem conhecer. No entanto perder peso, continua sendo o Benefício da Fruta do Dragão que a maioria das pessoas procuram. A Fruta do Dragão é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China.

beneficio da fruta do dragao

O termo Fruta do Dragão significa “fruta escamosa”. É também chamada como Pitaya em algumas línguas, como o inglês e em línguas asiáticas. Existem três espécies, todas muito comercializadas pelos seus frutos, que lhes dão os nomes: a Fruta do Dragão-branca (rosa por fora e branca por dentro), a Fruta do Dragão-amarela (amarela por fora e branca por dentro) e a Fruta do Dragão-vermelha (avermelhada por dentro e por fora).

Como a árvore da Fruta do Dragão só floresce pela noite (com grandes flores brancas), suas flores são algumas das várias plantas chamadas de “flor da noite”.

Quem vê pela primeira vez esse fruto, se encanta com a sua beleza, a pele externa do fruto é semelhante a um cacto, semelhante à das escamas de um dragão mítico.

Considerada uma planta de cactos, seus vibrantes tons de verde e rosa avermelhado indicam que a fruta está cheia de nutrientes, enquanto a carne branca cremosa com as sementes pretas dá lugar a muitas propriedades ricas e naturais.

A produção da Fruta do Dragão no Brasil ainda é incipiente, com maior produção da fruta vermelha concentrada no interior de São Paulo. Disponível em regiões restritas e apenas em grandes centros comerciais e capitais, a fruta é pouco difundida no País.

A fruta tem potencial para uso como fonte de ingredientes funcionais para proporcionar nutrientes que podem prevenir doenças relacionadas à nutrição e melhorar a saúde física/mental e o bem-estar dos consumidores.

beneficios da fruta do dragao

Valor Nutricional da Fruta do Dragão:

A Fruta do Dragão também conhecido como pitaya, esse fruto contém cerca de 60 calorias e é rica em vitamina C, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, e minerais como ferro, cálcio e fósforo. E isso não é tudo. Este é definitivamente uma das melhores “super frutas” em geral. Veja também os Benefícios da Fruta do Dragão:

||→ Leia Agora!  Os 10 Benefícios do Babaçu Para Saúde

1. Benefícios da Fruta do Contra o Envelhecimento Precoce:

Comer uma Fruta do Dragão com seus ricos antioxidantes pode manter a pele saudável e jovem. Você pode até mesmo fazer uma máscara facial usando a fruta combinado com mel como uma alternativa natural para máscaras anti-envelhecimento.

2. Benefício da Fruta do Dragão Contra Inflamações:

A Artrite afeta diretamente as articulações e provoca irritação grave e imobilidade. Adicionar a Fruta do Dragão à sua dieta pode ajudá-lo a combater essas doenças. Os Benefícios da Fruta do Dragão para pessoas que sofrem de artrite são tão grandes que é comumente referido como o “fruto anti-inflamatório“.

3. Ajuda a Reduzir o Colesterol Ruim:

Este é outro rico Benefício da Fruta do Dragão, estudos comprovaram que ela tem uma quantidade extremamente baixa de colesterol, o que ajuda o corpo a controlar o colesterol, mantendo-o feliz e saudável. A fruta perfeita para manter seu peso.

4. Benefícios da Fruta do Dragão Contra Queimaduras:

Ao combinar a Fruta do Dragão com suco de pepino e mel, você pode criar um composto muito bom para acalmar a pele queimada. Rica em vitamina B3, a Fruta do Dragão pode hidratar a pele queimada e liberar o calor da área afetada.

fruta do dragao

5. Benefício da Fruta do Dragão Para Saúde da Pele:

Por ser rica em vitamina C, este também está entre os principais Benefícios da Fruta do Dragão. Estudos revelaram que ela pode ajudar a manter a rigidez da pele. Ele ajuda a combater os radicais livres que acelerarão o processo de envelhecimento.

Além disso, o fósforo na fruta pode ajudar a regular as membranas celulares, o que impedirá os sintomas de envelhecimento prematuro, como linhas finas, rugas e manchas da idade.

Você deve comer uma fruta de dragão por dia diariamente para desfrutar de uma pele mais nova e hidratada.

6. Ajuda a Melhorar a Saúde Intestinal:

Por ser rica em fibra, esse é outro importante Benefício da Fruta do Dragão. Para quem sofre com episódios regulares de prisão de ventre, a fruta pode servir como um bom remédio natural: a polpa da fruta é composta por um alto teor de fibras, que induzem os movimentos intestinais e estimulam a liberação de sucos digestivos.

||→ Leia Agora!  Os 15 Benefícios da Goiaba Para Saúde!

Combinada à composição fibrosa, as sementes desta fruta ainda possuem uma poderosa ação laxante. Sendo assim, o seu consumo regular não apenas minimiza os episódios de constipação, como também serve de prevenção contra doenças como síndrome do intestino irritável e até câncer colorretal.

7. Benefícios da Fruta do Dragão Contra a Constipação:

Para limpar o seu sistema digestivo, coma Fruta do Dragão. Ela tem um elevado teor de fibras, o que pode ajudar com a má digestão e constipação. Comer a carne e sementes, que contêm uma boa proteína, manterá seu corpo fortificado e satisfeito.

8. Benefício da Fruta do Dragão Para Reduzir o Apetite:

Ainda no auxílio para emagrecimento, existem duas substâncias importantes nesta fruta: a tiramina – que atua na inibição do apetite -, e o glucagon – que provoca sensação de saciedade e inibe o desejo por doces.

Para além da perda de peso, tais propriedades da fruta também são altamente benéficas para pessoas que buscam uma reeducação alimentar, a fim de reduzir o consumo compulsivo de comida ou para readaptar o paladar a sabores desvinculados ao açúcar refinado.

9. Aumenta a Imunidade:

Para passar longe das doenças virais e bacterianas, coloque a Fruta do Dragão na sua dieta diária! A fruta dá um verdadeiro impulso no sistema imunológico – é rica em vitamina C, uma das substâncias mais ativas no fortalecimento da defesa natural do organismo.

Consumindo a Fruta do Dragão regularmente, você se mantém protegido contra o ataque de microorganismos nocivos ao corpo, e garante saúde e disposição prolongadas. Este é um dos principais Benefícios da Fruta do Dragão.

10. Benefícios da Fruta do Dragão Para Saúde do Coração:

Os brasileiros têm problemas crescentes para manter a saúde cardiovascular. Felizmente, esta fruta tem uma incrível superpotência que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim e reabastecer bons níveis. A Fruta do Dragão é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, ajudando o coração a permanecer em ótimo estado.

Veja nó Vídeo Abaixo, outros Benefícios da Fruta do Dragão que você precisa conhecer:

Mais Benefícios da Fruta do Dragão Para Saúde:

  • Proteger as células do organismo, pois a casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes;
  • Ajudar na digestão devido à presença de sementes na polpa;
  • As sementes são pobres em gordura poliinsaturada, e as vermelhas em particular não possuem gordura saturada. Sementes tem efeito laxante.
  • Também possuem quantidades significativas de antioxidantes, que previnem os radicais livres, auxiliando na imunização do organismo, formação da pele entre outros. Auxilia nos processos digestivos e previne o câncer de cólon e diabetes.
  • Em Taiwan, diabéticos usam a fruta como substituto para o arroz como fonte de fibras.
  • Supostamente aumenta a excreção de metais pesados e diminui o colesterol e pressão sanguínea. Comer regularmente alivia doenças crônicas do sistema respiratório.
  • O talo e as flores são usados para problemas renais.
  • Ótima aliada do emagrecimento pois é fonte de tiramina, um aminoácido que ativa o hormônio glucagon, capaz de estimular o organismo a utilizar os estoques de glicose e de gordura e transformá-los em energia. A tiramina também inibe o apetite e aquela vontade súbita por doces.
  • Ação termogênica, apresenta uma maior dificuldade em ser digerida pelo organismo e, com isso, aumenta o gasto energético, auxiliando na queima de gordura.
  • De acordo com pesquisadores da Universidade de Chubu, no Japão, a pitaya ajuda a inibir a obesidade graças à antocianina – antioxidante que ainda afasta problemas cardíacos. O resultado do estudo constatou que a substância mantém as células de gordura murchinhas e ativa o metabolismo.
  • Ajuda a Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
    Regular o intestino pois tem oligossacarídeos.
||→ Leia Agora!  Lantana - Os 20 Benefícios da Lantana Para Saúde

Receita de Suco da Fruta do Dragão

suco da fruta do dragao

INGREDIENTES:

  • 3 xícaras (chá) de Fruta do Dragão sem casca picada
  • 1/4 de xícara (chá) de folhas de hortelã
  • 1 xícara (chá) de abacaxi picado
  • 1 rodela de gengibre
  • 2 xícaras (chá) de água de coco
  • 1 colher de sopa de linhaça dourada

COMO FAZER:

  • No liquidificador, junte todos os ingredientes e bata até obter a consistência desejada. Se necessário, acrescente mais água ou gelo.

Receita de Mousse da Fruta do Dragão

INGREDIENTES:

  • 1 porção de Fruta do Dragão
  • 300 ml de leite desnatado zero lactose
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 3 gotas de adoçante culinário
  • 1 sachê de gelatina incolor
  • Raspas de limão para decorar

COMO FAZER:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque na geladeira. Acrescente as raspas de limão somente na hora de servir o mousse.