Os 15 Benefícios da Grumixama Para Saúde
5 (100%) 8 votes

Grumixama é uma fruta pouco conhecida pela grande maioria da população, entretanto os Benefícios da Grumixama são muito importantes, além do mais, essa fruta é muito saborosa e nutritiva. Além disso, a Grumixama (Eugenia brasiliensis Lam., da família Myrtaceae) conhecida como grumixaba, grumixameira, gurumixameira, cumbixaba e ibaporoiti, é uma árvore brasileira da floresta pluvial da Mata Atlântica.

Árvore de até 15 metros de altura, nativa das matas primárias desde a Bahia até Santa Catarina, em mata aluviais e encostas suaves, é, hoje, rara. Seus frutos – pequenas bagas esféricas roxas-escuras, com polpa aquosa levemente ácida e de uma ou duas sementes -, além do consumo humano, atraem a avifauna.beneficios da grumixama

No Natal brasileiro comumente tão cheio de alimentos importados, a natureza nos mostra como valorizamos pouco a nossa biodiversidade. Em qualquer supermercado nesta semana, não vão faltar na prateleira inúmeros pacotinhos de cerejas importadas do Chile a preços muitas vezes salgados.

Enquanto isso, em alguns raros lugares da cidade de São Paulo, a Grumixama ou cereja brasileira está carregada de frutos praticamente idênticos em cor, formato e sabor à espécie importada. No Jardim Botânico, onde foram fotografadas essas, as árvores estão repletas, sendo um convite a experimentar in natura ou levar um pouco para casa e fazer geléia – tão boa quanto as conhecidas “frutas vermelhas”.

Além disso, também é aplicada no reflorestamento de áreas degradadas, pois seus frutos (amarelos e pretos) são bastante procurados por pássaros. O único inconveniente, no caso do uso urbano, é a sujeira que causa nas calçadas.

Como Cultivar a Grumixama

Se reproduz por sementes, em solos ricos em matéria orgânica, que tenham capacidade para reter a umidade. É uma árvore pioneira, que quer dizer, das primeiras que surgem nos campos abertos, podendo ser cultivada tanto a pleno sol como em meia sombra.

Mas, o mais gostoso, fora a saborosa fruta, é que a Grumixama flora e frutifica pertinho do Natal – a árvore se enche de frutos maduros, lindos e brilhantes, que substituem com creces as cerejas importadas. Por isso, vale a pena a gente conhecer as nossas frutas nativas. Confira Agora com mais detalhes Os Benefícios da Grumixama Para Nossa Saúde:

1. Combate a Retenção líquida:

Por ajudar na remoção das substâncias químicas tóxicas do organismo, comer a Grumixama pode auxiliar no combate à retenção líquida, podendo evitar os terríveis inchaços na barriga que dão a sensação de aumento de peso. Sendo assim, você pode eliminar aqueles terríveis quilinhos extras da balança!

||→ Leia Agora!  Os 11 Benefícios da Melancia Para Saúde e Beleza!

2. Benefícios da Grumixama Como Diurético:

A Grumixama funciona como diurético que atua no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário. Também promovem a eliminação de eletrólitos como o Sódio e o Potássio, sendo usados no tratamento da Hipertensão, insuficiência renal, insuficiência cardíaca ou cirrose hepática, pois perda de Sódio provoca redução de líquido extracelular.

​Por conta disso, ao consumir a fruta diariamente, você pode conseguir a eliminação dos eletrólitos, como potássio e sódio, ajudando no combate a problemas como hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou cirrose hepática. Para quem não sabe, perda de sódio pode provocar a redução do líquido extracelular.

3. Ajuda a Melhorar a Digestão:

Consumir Grumixama pode também participar no processo de digestão e atuar na absorção de carboidratos, proteínas e gorduras, além da produção de energia a partir destes. Sendo assim, você pode melhorar o funcionamento do sistema digestivo de forma eficaz apenas comendo a fruta diariamente.

4. A Grumixama é um Expectorante Natural:

Foi descoberto que a Grumixama pode ser usada como expectorante para cessar a Tosse, quando adicionada a um xarope com a sua casca e um pouco de mel é capaz de provocar ou promover a remoção de impurezas do ar inspirado. Para uma melhor compreensão, a Grumixama ajuda na expectoração ou seja, na eliminação das secreções.

5. Benefício da Grumixama Para Melhora os Rins:

A Grumixama possui propriedades diuréticas, o que quer dizer que ela pode ser consumida para atuar no melhor funcionamento dos rins, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário.

Por conta disso, ao consumir a fruta diariamente, você pode consumir a eliminação dos eletrólitos, como potássio e sódio, ajudando no combate a problemas como hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou cirrose hepática. Para quem não sabe, perda de sódio pode provocar a redução do líquido extracelular.

6. É uma Ótima Fonte de Vitamina C:

A Grumixama possui alto teor de Vitamina C que sua principal função é produzir e nutrir o Colágeno, um nutriente encontrado nos vasos da pele, ligamentos e no sangue.

A Vitamina C é fundamental para a cicatrização da pele, para a manutenção dos vasos sanguíneos, ajuda a cuidar do Coração, a proteger de certas doenças degenerativas, além de participar na metabolização de outros nutrientes e vitaminas.

7. Benefícios da Grumixama Para Tratar a Tosse:

Por conter propriedades expectorantes, a Grumixama pode ajudar, como o próprio nome já diz, na expectoração, ou seja, eliminação das secreções do sistema respiratório.

||→ Leia Agora!  Os 18 Benefícios do Suco de Marmelo Para Saúde!

Na prática, isso quer dizer que a fruta pode ser inserida na alimentação quando a ideia é prevenir e tratar doenças respiratórias, como a Tosse, uma vez que remove do organismo as impurezas do ar inspirado.

grumixama

8. Ela é Rica em Antioxidantes:

A Grumixama é rica em antioxidantes que possuem como papel principal proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Uma dieta rica com o consumo de Grumixama colabora para a redução da situação de Estresse oxidativo (desequilíbrio entre os níveis de radicais livres e antioxidantes).

9. Combate Doenças Cardiovasculares:

Ainda por conta dos antioxidantes presentes em sua composição, a Grumixama também pode ajudar a combater vários tipos de doenças cardiovasculares, como arteriosclerose, hipertensão, AVCs e ataques cardíacos. Isso porque as suas propriedades são capazes de eliminar os radicais livres presentes no organismo, principais causadores de problemas no coração.

10. Benefício da Grumixama Para Melhorar o Apetite:

Graças às suas propriedades aperientes, a Grumixama pode ajudar a devolver o apetite, sendo ideal para ser consumida até mesmo por crianças que têm problemas com alimentação.

11. Faz bem Para a Saúde da Pele:

Graças às excelentes quantidades de Vitamina C encontrada na Grumixama, a fruta também é capaz de oferecer ação adstringente ao organismo quando consumida regularmente.

Isso significa que ela pode ser usada como grande aliada da saúde e beleza da pele, sendo ideal para auxiliar na cicatrização de feridas, limpar e tonificar a pele, fechar a temporariamente os poros e ajudar no controle da oleosidade, evitando problemas como a acne.

12. Previne o Envelhecimento Precoce:

Por ser rica em antioxidantes, a Grumixama pode ser usada como uma fruta aliada na proteção das células contra a ação oxidantes dos chamados radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e causadores de vários tipos de doenças no organismo.

Sendo assim, ao consumi-la, é possível evitar danos na estrutura das células, prevenindo rugas, linhas de expressão e manchas mais comuns em fase de idade avançada e que podem aparecer de forma precoce na pele. O resultado é de uma pele mais saudável, bonita e jovem.

13. Combate Doenças Cardiovasculares:

Ainda por conta dos antioxidantes presentes em sua composição, a Grumixama também pode ajudar a combater vários tipos de doenças cardiovasculares, como arteriosclerose, hipertensão, AVCs e ataques cardíacos. Isso porque as suas propriedades são capazes de eliminar os radicais livres presentes no organismo, principais causadores de problemas no coração.

||→ Leia Agora!  Os 11 Benefícios do Caju Para Saúde

14. Benefícios da Grumixama Para Combater o Estresse:

Por atuar diretamente na produção dos hormônios ligados ao sistema nervoso, consumir a Grumixama pode ajudar a aliviar os sintomas do estresse excessivo, podendo ser capaz de trazer mais tranquilidade e sensação de alívio depois de dias mais cansativos de trabalho.

15. Benefício da Grumixama Para Prevenir o Câncer:

Muitas frutas são consideradas como alimentos anti-cancerígenos, isso graças às suas propriedades antioxidantes. Portanto, a Grumixama também pode ser uma grande aliada na prevenção do câncer, inclusive o de mama, que mais acomete mulheres no mundo todo.

Os antioxidantes possuem o papel fundamental de atuar na proteção das células do organismo, evitando danos na sua estrutura causados pelos radicais livres.

Onde Encontrar a Grumixama

Ela é encontrada em pomares das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de planta.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Como Usar a Grumixama

Ela frutifica nos meses de outubro a dezembro. Os frutos são deliciosos para serem consumidos in-natura ou aproveitados para fazer sucos, geleia, doces, rechear bolos e sorvetes. A arvore é ornamental e ótima para arborização urbana e as flores são melíferas. Sendo assim, confira a seguir como fazer geleia de Grumixama.

Para fazer a geleia de Grumixama você precisará de meio quilo da polpa da fruta (é preciso tirar as sementes antes de começar a cozinhar) e 100 gramas de açúcar, para dar o ponto. Quando estiver quase pronta, acrescente o suco de 1 limão.

A melhor geleia é feita com a Grumixama preta, que é muito mais doce do que as variedades de fruta amarela ou vermelha. Caso as frutas estejam bem maduras, você poderá dispensar o uso de açúcar, desde que cozinhe sempre em fogo bem baixo, e mexendo constantemente. A geleia feita sem açúcar tem menor tempo de duração do que a outra.

Contra indicações

Apesar da Grumixama de se tratar de um produto da natureza, é necessário que o paciente busque auxílio médico antes de se automedicar. Isso porque, ingerir remédios, naturais ou não, sem saber qual o real problema e sem o acompanhamento de um profissional de saúde, pode ser tão prejudicial quanto a não realização de um tratamento.