Os 22 Benefícios da Nêspera Para Saúde
5 (100%) 8 votes

Benefícios da Nêspera que muitos ainda não conhecem. Além disso, o Benefício da Nêspera vem repletos de vitaminas e minerais essenciais para mantermos nossa saúde em dia. Entre tanto, cientificamente conhecida como Eriobotrya japonica, a Nêspera, também chamada de ameixa do Pará e ameixa japonesa, é popularmente cultivada por seus frutos, devido ao seu delicioso sabor picante e doce. Este tipo particular da Nêsperas é nativa da China, mas já se espalhou para dezenas de outros países da Ásia, Oriente Médio, América do Norte, América do Sul e da região do Mediterrâneo.

Alguns têm uma pequena decepção ao abrir uma nêspera e comprovar que quase a metade de seu volume é ocupada por sementes. No entanto, mudam rapidamente de ideia ao saborearem a suculenta polpa do fruto, embora essa ocupe só uma parte do volume total. Os açúcares frutose e levulose representam 10,4% da parte comestível. O conteúdo de gorduras e proteínas é mínimo .

Valor Nutricional da Nêspera:

A vitamina A é a mais abundante das vitaminas presentes nos Benefícios da Nêspera, as vitaminas do complexo B, a vitamina C e a vitamina E estão presentes também nos Benefícios da Nêspera, ainda que em pequenas quantidades.

Quanto aos minerais, a nêspera aporta quantidades significativas de ferro, cálcio e magnésio, embora o mineral mais abundante seja o potássio. Em conjunto, a nêspera aporta poucas calorias, mas água abundante e sais minerais,que reforçam sua ação diurética.

É rica em taninos de ação adstringente, assim como em numerosas substâncias aromáticas de tipo tri terpênico, das quais dependem suas propriedades antidiabéticas. Confira, Detalhadamente Os Beneficio da Nêspera Para Saúde:

1. Benefício da Nêspera no Tratamento da Diabetes:

Pesquisas realizadas na universidade Frederico II, de Nápoles, Itália, comprovaram que os extratos de nêspera conseguem reduzir os níveis de glicosúria (açúcar na urina) em ratos diabéticos. O efeito antidiabético da nêspera também foi comprovado em humanos, segundo pesquisas realizadas na universidade Autônomo do México.

Cabe, pois, recomendar o consumo abundante de nêspera em caso de diabetes. Como ocorre com outras frutas, o fato de conter açúcar não a faz inapropriada para os diabéticos, como se poderia pensar.

||→ Leia Agora!  Os 11 Benefícios da Granadilha Para Saúde

benefícios da nespera

2. Benefício da Nêspera no Tratamento de Afecções Hepáticas:

A dieta de Nêsperas na primavera tem sido usada com bons resultados em caso de afecções hepáticas crônicas: hepatite, degeneração gordurosa do figado e cirrose. Pode ser repetida a cada duas ou três semanas. Com a dieta de Nêsperas consegue-se descongestionar o figado e reduzir seu volume quando está aumentado. Igualmente, diminui a ascite , que costuma acompanhar as degenerações hepáticas.

3. Benefício da Nêspera no Tratamento de Diarreia:

Os Benefícios da Nêspera (gastroenterite,enterocolite e colite). Tem uma suave ação adstringente e normalizadora do transito intestinal, uma vez que hidrata e restitui os minerais perdidos. É muito recomendável como primeiro alimento sólido depois de jejum ou de dieta líquida que deve ser feita em toda a diarreia infecciosa. Pode-se consumir até um quilo diário de Nêsperas bem maduras, desde de que na estação em que ela é disponível.

4. Benefício da Nêspera no Tratamento de Afecções Renais:

O Benefício da Nêspera é um bom diurético que aumenta a produção de urina e facilita a eliminação de pedrinhas e sedimentos úricos dos rins. Recomenda-se em caso de gota, excesso de ácido úrico, cálculos ou pedrinhas, assim como na insuficiência renal por sua escassez em proteínas e seu teor de minerais.

Nespera

5. Benefício da Nêspera Para Tratar Resfriado: 

Está comprovado que um dos tipos de substâncias que a nêspera contém, os esteres tri terpênicos possuem uma notável ação antiviral, especificamente contra os rinovírus causadores do resfriado comum. Convém, pois, consumir Nêsperas abundantemente na primavera, por sua ação preventiva e curativa dos resfriados. Infelizmente, essas substância antivirais das Nêsperas não atuam contra o vírus da Aids.

6. Melhora o Sistema Respiratório:

As substâncias expectorantes são importantes no tratamento de gripes e outras infecções respiratórias. A Nêspera é usada como um expectorante, pois pode acalmar a tosse e expulsar o muco e catarro.

7. Impulsiona o Sistema Imunológico:

A Nêsperas é uma maravilhosa fonte de vitamina C, que é um componente chave do sistema imunológico. A Vitamina C ajuda a estimular a produção de células brancas do sangue, a primeira linha de defesa do corpo contra patógenos, e também funciona como um antioxidante para prevenir doenças crônicas. Além disso, é necessária para a produção de colágeno, que auxilia no crescimento e reparação de tecidos por todo o corpo.

||→ Leia Agora!  Os 11 Benefícios da Melancia Para Saúde e Beleza!

8. Contem Efeitos Positivos Sobre a Pele:

Especialmente para quem tem vários tipos de alergia, seja eczema, dermatite atópica, erupções pelo calor, espinha no rosto, manchas na pele, deixa a pele bonita novamente, etc. Para quem tem espinhas, recomenda-se, além de tomar o chá, passar um algodão molhado com o chá sobre as espinhas.

 

9. Bom Para os Ossos e Também Fortalece os Dentes:

por conter Vitamina A, as Nêsperas garantem a proteção óssea e também mantém os dentes mais fortes e bonitos.

10. Excelente Para a Saúde dos Olhos:

Vitamina A é uma das vitaminas presentes nos Benefícios da Nêspera. O nutriente é útil para a saúde ocular, pois ajuda na proteção, além disso, a ampla gama de antioxidantes do alimento protege os olhos contra catarata e a degeneração macular. Em outras palavras: consumir a nêspera melhora a qualidade da visão.

11. Melhora a Saúde Digestiva:

Por conter fibras, as Nêsperas são alimentos que melhoram a saúde digestiva, ou seja, ele ajuda normalizar o intestino, prevenindo contra a constipação, e na melhora do trânsito de nutrientes pelo organismo.

12. Diminui os Níveis de Colesterol:

Embora o mecanismo exato não seja totalmente compreendido, pesquisas têm ligado diretamente as Nêsperas com menores níveis de colesterol nos indivíduos que consumiram regularmente o fruto e seu chá.

13. Benefícios da Nêspera por Conter Vitamina C:

A riqueza de vitamina C na Nêspera a torna ideal no combate do escorbuto, sangramento dos dentes e gengivas. A fruta verde de Nêspera tem um papel como adstringente, que acompanha a membrana mucosa, e é utilizado no tratamento de bolhas externas.

beneficio da nespera

14. Benefícios da Nêspera Para Tratar Prisão de Ventre:

Se você sofre de prisão de ventre, coma Nêspera, porque é rica em fibras vegetais, que regulam a digestão e movimento do intestino. Coma uma frutas frescas como Nêspera e você vai resolver o problema de estômago inchado. No entanto, não exagere, porque se você comer demais, ela pode levar a diarreia.

15. Benefício da Nêspera por ser Rica em Fibra:

Fibra vegetal nas Nêsperas afeta o metabolismo de gorduras e lipídios e regula os níveis de colesterol bom e ruim no sangue. Além disso, efetivamente limpa os rins e fígado e melhora sangue.

||→ Leia Agora!  Os 30 Benefícios do Bilimbi Para Saúde

Veja Também Outros Benefícios da Nêspera Para Mantermos a Saúde em Dia:

Os Benefícios das Nêspera, também conhecida por ameixa-do-Pará e ameixa japonesa, são fortalecer o sistema imunológico porque essa fruta tem muitos antioxidantes e melhorar o sistema circulatório. Outros Benefícios das Nêsperas podem ser:

  • Combater a retenção de líquidos, pois são diuréticas e ricas em água;
  • Ajudar a emagrecer por ter poucas calorias e ser rica em fibras que ajudam a controlar o apetite;
  • Combater o colesterol;
  • Diminuir a prisão de ventre devido ao alto teor de fibras;
  • Proteger as mucosas do estômago e do intestino;
  • Ajudar a combater doenças respiratórias porque possui antioxidantes que ajudam na resposta anti-inflamatória do organismo.

A fruta podem ser consumidas em forma de fruto fresco, suco de fruta ou na confecção de alimentos, como tortas, bolos e gelatina de agar-agar. A época das Nêsperas é de março a setembro, sendo o estado de São Paulo um dos maiores produtores nacionais.

beneficios da nespera

Remédio Caseiro com Chá de Nêspera:

  • Tome uma colher de sopa de frutos verdes esmagado (imaturos) e despeje em um copo de água fervente;
  • Tampe e deixe descansar por meia hora.
  • Coe o chá e beba duas a três xícaras por dia, se você tiver diarreia;
  • E em caso de sangramento da gengiva, lave a boca várias vezes com este chá de Nêsperas.

Receita de Vitamina de Nêspera Com Granola:

As receitas com Nêsperas são variadas. A seguir há um exemplo de receita de vitamina de Nêsperas com aveia e granola, que é uma excelente opção para o café da manhã.

Ingredientes:

  • 4 Nêsperas médias sem caroço e cortadas ao meio;
  • 1 xícaras de chá de leite bem gelado;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 4 colheres de sopa de aveia em flocos;
  • Meia xícara de granola.

Como Fazer:

Colocar a polpa das Nêsperas no copo do liquidificador e acrescentar o leite, o açúcar e a farinha de aveia. Bater por 1 minuto ou até obter uma mistura homogênea. Despejar nos copos e tomar a seguir. Veja esta outra Receita Completa: 12 Benefícios da Granola Para Musculação

Efeitos Colaterais da Nêspera:

Nas sementes e em menor proporção nas folhas da nespereira ou ameixeira existe uma substância chamada glicosídeo cianogênico, que em excesso pode dar reações gastrointestinais, respiratórias e neurológicas.