Os 20 Benefícios da Rúcula Para Saúde

Benefícios da Rúcula que você precisa saber. Além disso, Os Benefícios da Rúcula são fundamental para mantemos nossa saúde em dia. No entanto, Com um sabor peculiar que agrada alguns, e desagrada a outros, a Rúcula possui muitos Benefícios para a saúde de nosso corpo. Com coloração verde suave, a planta se desenvolve formando pequenas touceiras.

rucula beneficios As Folhas da Rúcula possuem aroma e sabor fortes, e suas flores, esbranquiçadas ou amarelas, são grandes. Em seu fruto, uma pequena cápsula, estão as sementes. Seu cultivo é fácil, e o plantio é feito por meio de sementes, preferencialmente na primavera.

Após quarenta dias, já é possível colher as folhas, que devem ser cortadas na base. Originária da Europa, a planta é sensível aos climas mais quentes, e pode ser colhida de duas a três vezes ao ano. Apesar de seu uso mais comum ser em saladas, a planta pode ser consumida na forma de chá.

Valor Nutricional da Rúcula:

Os princípios ativos no Vegetal são óleo essencial, vitamina C, sais minerais e pigmanetos. A planta contém vitaminas A, Vitamina B, Vitamina C, Vitamina K, além de ferro, potássio, fosforo, magnésio, zinco, cobre e manganês.

É eficaz no combate à anemia e, devido à uma substância chamada colite, facilita o processo digestivo e previne o corpo contra as inflamações do intestino. Então, confira Os 15 Benefícios da Rúcula Para Saúde:

1. A Rúcula Contem Boa Absorção de Minerais:

A Rúcula também é considerada superior a algumas outras folhas verdes porque, ao contrário destas, ela tem baixa concentração de ácido oxalático, um composto químico natural que inibe a absorção de alguns minerais pelo organismo e pode causar a formação de pedras nos rins quando consumido em grandes quantidades.

2. Ajuda na Melhora da Visão e a Saúde da Pele:

Os Benefícios da Rúcula é fonte de vitamina A, vitamina C e vitamina K. Um copo das folhas contém 474 miligramas de vitamina A, fundamental na manutenção da saúde do olho e na reprodução celular. A Rúcula também três miligramas de vitamina C, um antioxidante que fortalece o sistema imunológico e atua na renovação das células dos tecidos do nosso corpo.

3. Fortalece o Sistema Imunológico:

A vitamina C presente nos Benefícios da Rúcula proporciona um impulso ao funcionamento do sistema imunológico, responsável pela defesa do nosso corpo. Ele é responsável por buscar as ameaças trazidas pelos radicais livres e processos inflamatórios e eliminá-los antes que possam nos causar doenças.

4. Melhora as Funções Cerebrais:

Estudos apontam que o consumo adequado de vitamina K fortalece o sistema neural evitando a degeneração das conexões neurais em indivíduos jovens, como ocorre no caso do mal de Alzheimer.

A ingestão deste vegetal é uma boa saída para evitar a deficiência de vitamina K na dieta e assim inibir doenças degenerativas do cérebro e manter a sua mente ativa e focada.

5. Previne a Osteoporose:

A Rúcula é fonte de vitamina K, cuja deficiência está associada a um risco mais alto de desgastes e fratura nos ossos. O consumo adequado de vitamina K melhora a saúde dos ossos porque age diretamente na sua composição aumentando a absorção de cálcio e evitando a sua perda através da urina. Cada porção de dois copos de Rúcula também possui 64 miligramas de cálcio, essencial na manutenção da saúde dos ossos.

6. Ajuda a Regular o Diabetes:

Os vegetais de folhas verdes como a Rúcula contêm antioxidantes que já provaram diminuir os níveis de glicose no sangue e aumentar a absorção da insulina em pacientes com diabetes.

rucula e seus beneficios O controle do peso é fundamental para evitar o diabetes tipo dois e o consumo de Rúcula como uma fonte rica em fibras e com pouquíssimas calorias, pode ser fundamental em uma dieta para perder peso.

7. Melhora a Oxigenação Muscular:

A Rúcula está entre os vegetais com alta concentração de nitrato, substância que melhora a oxigenação muscular durante exercícios físicos. A ingestão de nitrato pode aumentar a tolerância do organismo durante exercícios físicos de resistência e de longa duração.

O consumo de Rúcula pode eventualmente melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias, ou metabólicas porque estimula a oxigenação ideal dos músculos dos sistemas envolvidos.

8. Melhora a Digestão:

O gosto amargo das folhas da Rúcula é proveniente dos compostos de enxofre, ou sulforafano, que ela contém. Estes compostos ajudam a melhorar a digestão em pessoas que sofrem de indigestão crônica por excesso de acidez no estômago.

Comer folhas de Rúcula cerca de quinze minutos antes das refeições estimula a produção da bile, e melhora o processo de digestão dos alimentos.

9. Ajuda na Perda de Peso:

Por se pobre em calorias, menos de 10 calorias em 2 xícaras de Rúcula, é um excelente alimento para dar saciedade sem engordar. Você pode preparar saladas generosas, com muita Rúcula, e isso ajudará você a diminuir seu consumo calórico diário.

Se trocar alimentos ricos em carboidratos ou gorduras ruins por boas quantidades de Rúcula com gorduras boas e proteínas magras você até diminuirá o desejo por doces.

10. Trata e Previne o Câncer:

A Rúcula é capaz de prevenir a progressão de tumores que podem desenvolver câncer de cólon e pulmão, pois possui altos índices de sulforafano, substância conhecida por impedir o desenvolvimento de cancros.

Confira, Também Outros Benefícios da Rúcula Para Saúde:

  • Ajudar a controlar a diabetes, pois não tem açúcar;
  • Combater o colesterol e triglicerídeos altos porque, além de fibras, quase não tem gordura;
  • Ajudar a emagrecer, pois as fibras ajudam a diminuir o apetite;
  • Prevenir o câncer do intestino porque, além de fibras, tem também a substância indol, importante para combater este tipo de câncer;
  • Prevenir catarata, pois contém luteína e zeaxantina, substâncias importantes para a saúde dos olhos;
  • Ajuda a combater a osteoporose porque é uma verdura rica em cálcio.
  • É fonte de vitamina C, auxiliando na prevenção da anemia e no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Contém substâncias que facilitam o processo digestivo e previnem inflamações intestinais, como a colite;
  • Fonte de ômega 3, a Rúcula ajuda a controlar o “bom” colesterol e a tratar o “mau” colesterol;
  • É capaz de limpar as artérias, reduzindo os níveis de triglicerídeos;
  • A Rúcula é rica em vitaminas do complexo B, tais como tiamina, riboflavina, niacina e vitamina B6, que são essenciais para as funções metabólicas;

Como Consumir a Rúcula?

Este Vegetal é bastante conhecida como um ingrediente nas saladas, mas também pode ser consumida de outras maneiras. Existe uma grande variedade de pratos em que este vegetal poderá ser adicionado e a Rúcula pode ser um excelente acompanhamento para um bife ou peixes grelhados.

O grande segredo ao consumir Rúcula está em não cortar as folhas, pois isto faz com que a planta perca parte de seu sabor e algumas propriedades.

Os Benefícios da Rúcula não precisam ser aproveitados somente no almoço ou no jantar: recomenda-se comer a folha e o talo pela manhã, pois isto auxiliará no tratamento de problemas da gengiva.

Salada com Rúcula:

Esse é um exemplo de salada simples, rápida e nutritiva que se pode fazer para o almoço ou jantar.

Benefícios da Rúcula

Ingredientes:

  • 200 g de pontas de espargos frescos
  • 1 abacate grande maduro
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 mão cheia de folhas de Rúcula fresca
  • 225 g de fatias de salmão fumado
  • 1 cebola roxa, finamente fatiada
  • 1 colher de sopa de salsa fresca, picada
  • 1 colher de sopa de cebolinha fresco, picado

Modo de Preparo:

  • Levar uma caçarola grande com água e um pouco de sal a ferver.
  • Deitar os espargos e cozer durante 4 minutos, depois escorrer a água.
  • Refrescar com água fria corrente e escorrer novamente.
  • Reservar e esperar esfriar.
  • Cortar o abacate ao meio, retirar o caroço e a casca.
  • Cortar a polpa em pedacinhos e pincelar com suco de limão.
  • Misturar em uma taça os espargos, abacate, o vegetal e o salmão.
  • Temperar com as ervas aromáticas e adicionar azeite, vinagre e suco de limão.

Contraindicações da Rúcula:

A Rúcula tem Contraindicações? Você pode consumi-la com a mesma tranquilidade que consome alface ou qualquer outra verdura ou hortaliça. A única coisa é que se você é alérgico a plantas, o que costuma acontecer com algumas pessoas, pode haver alguma reação no seu corpo. Mas é raro que isso aconteça.

Os 20 Benefícios da Rúcula Para Saúde
4.8 (95.08%) 313 votes

Recomendados Para Você:

Leia Mais
Remédio Caseiro Para ACABAr de VEZ com A TOSSE em Apenas 1 Minuto!
DMCA.com Protection Status