Benefícios da Seriguela e Fonte em Fibras
Avalie esta postagem

A seriguela (Spondias purpure-a), também conhecida como ameixa-da-Espanha, cajá vermelho e ceroila, é uma planta da família das anacardiáceas, originária das Américas Central e do Sul, sendo comumente encontrada na região Nordeste do Brasil, e também cultivada no estado de São Paulo. A planta é também encontrada no sudeste da Ásia, onde apresenta frutos sem sementes. Ainda pouco conhecida, a seriguela é uma árvore de porte médio, podendo atingir até 7 metros de altura, possui ramos que se desenvolvem rente ao solo, as suas folhas são compostas, e as suas flores formam frutos isolados ou em cachos.

O fruto possui sabor doce, cor amarelada ou avermelhada quando maduro, com comprimento entre 2,5 e cinco centímetros. Os frutos possuem uma fina película, de cor verde, amarela ou vermelha, dependendo da fase de maturação e a camada de polpa é fina, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. O fruto da seriguela é bem parecido com o cajá, porém, ao contrário deste, o da seriguela é bastante doce.seriguela

Composição Nutricional (média em 100 g)

  • Calorias: 80 kcal
  • Proteínas: 1 g
  • Carboidratos: 20 g
  • Fibra: 0,4 g
  • Ferro: 1 mg

É fruta de sabor doce, cor amarelo-opaca e leves tons de vermelho. Ela é rica em antioxidantes, compostos que atuam contra os temidos radicais livres, que danificam as células, causando tumores, grande aliada para o organismo. Saiba também que a seriguela é cheia de fibras, que contribuem para o intestino e auxilia na redução das taxas de colesterol. Fonte de carboidratos, ela é uma alternativa energética de peso, apropriada á pessoas que praticam atividades físicas com freqüência.

||→ Leia Agora!  Os Benefícios dos Figos para Saúde

Muitos nomes, a mesma estrela: A seriguela também é muito conhecida como Cajá vermelho, Ameixa da Espanha e Ciroela. Outra curiosidade interessante é que ela faz parte da família das Anacardiáceas, ou seja, cajus e mangas.

Conhecendo mais a Seriguela: Natural das Américas central e sul, essa fruta também pode ser encontrada no sudeste da Ásia, com a peculiaridade de não possuir sementes. Existem grandes cultivos dessa arvore em São Paulo e também no Nordeste brasileiro.

calorias da seriguela: 
Considerada uma arvore de porte médio que pode chegar a até 7 metros de altura, apresenta folhas compostas e ramos rentes ao solo.

As frutas da Seriguela crescem isoladas ou em cachos em seus galhos e possuem coloração avermelhada ou amarela. Os frutos possuem sabor doce e normalmente não passam dos cinco centímetros.

A fruta também possui uma camada de polpa relativamente fina e seu caroço pode chegar ao tamanho do de uma azeitona grande. A semelhança com o Cajá é bem grande com a diferença de que o fruto da Seriguela é muito mais doce.

Benefícios dessa planta fantástica
As frutas e vegetais são itens obrigatórios no cardápio de qualquer pessoa que deseja ter uma vida saudável, longe das tentações diárias que tanto prejudicam nosso organismo e é por esta razão que diversos pesquisadores se empenham nos estudos desses alimentos.

Outras propriedades da Seriguela: Os frutos da Seriguela possuem grandes quantidades de vitaminas A, B e C, além de serem uma fonte riquíssima de diversos minerais tais como Ferro, Fósforo e Cálcio.

||→ Leia Agora!  21 Alimentos que Não tem Glúten para Dieta

Os antioxidantes presentes em sua composição combatem os temíveis radicais livres que são os grandes responsáveis pelo surgimento de diversas doenças e tumores.

Vale ressaltar que, em relação aos tumores, ainda não se sabe se a quantidade de radicais livres é suficiente para evitar o seu surgimento e estudos mais completos e detalhados ainda estão sendo feitos.

Fonte de fibras
As frutas da Seriguela também possui uma grande quantidade de fibras que como todos sabem, auxiliam e muito no melhor funcionamento do intestino e ainda ajudam na redução dos níveis de colesterol, o grande vilão dos tempos atuais.

Outra vantagem dessa planta é que seus frutos são uma fonte de carboidratos fantástica, tornando seu consumo perfeito, principalmente pelos atletas de plantão. É muito benefício em uma única fonte.

Consumindo saúde
Com tantas qualidades já é de se esperar que a Seriguela logo logo vai estar no topo dos alimentos preferidos pela grande maioria das pessoas adeptas à atividade física regular e também pelos atletas profissionais.

E não é só isso pois com o avanço da medicina e com os novos estudos sobre todas as propriedades benéficas da Seriguela novos remédios poderão ser desenvolvidos explorando assim todo o potencial dessa planta ainda desconhecida. A seriguela possui propriedades diurética e energizante, sendo indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpeza de feridas e queimaduras. Fonte de vitaminas A, B e C, e com alto teor de cálcio, fósforo e ferro, essa frutinha é muito recomendada no tratamento de anemias e no fortalecimento da imunidade. A fruta é rica em antioxidantes, os compostos que atuam contra os radicais livres, moléculas capazes de causar doenças e tumores. Com relação aos tumores, ainda não se sabe se há, na seriguela, quantidades suficientes de antioxidantes para preveni-los, mas de qualquer forma, a planta é uma ótima aliada para o bom funcionamento do organismo.Fruit Jocote (Sineguela, Siriguela, Red Mombin, Purple Mombin, H

||→ Leia Agora!  Óleo do Coco e suas Qualidade para Diabetes

A seriguela possui grande quantidade de fibras, que contribuem com o funcionamento do intestino e auxilia na redução das taxas de colesterol. Por ser rica em carboidratos, ela é bastante doce e uma ótima fonte de energia aos praticantes de exercícios físicos.

Modos de consumir
O consumo da seriguela pode ser feito de diversas formas, desde fresca em sua versão natural, até na fabricação de sucos, sorvetes e doces.